21 de abril de 2010

FESTA DO CAVALO



REPUBLICANDO POSTAGEM DE 2009.

FESTA DO CAVALO

Quando nossos antepassados aqui aportaram, vieram com a cara e a coragem, em busca de um lugar para viver e construir um futuro para os seus descendentes. Sabiam que para eles, caberia a morte (der tot). Para os seus filhos, as dificuldades (die not), mas para os netos haveria de haver pão (der brot). Abriram clareiras a facão. Construíram as primeiras moradias de toras de palmito e dormiram em camas de estrado trançado de cipó. Mais tarde usaram como veículo de tração, bois e cavalos que os auxiliaram na retirada de toras que utilizaram para construir melhores moradias. Também na aração, gradeação e capina das lavouras de milho, batata, etc. Dispensavam aos animais, tratamento especial e ao final do dia, os cavalos eram banhados nos riachos e escovados antes de levados à estrebaria onde, eram premiados com rações diferenciadas que continham, especialmente, cana de açúcar que lhes dava mais energia para a labuta diária. O cavalo também era meio de transporte como montaria ou conduzindo a carroça nas idas para a igreja aos domingos e durante a semana, com produtos a serem vendidos no comércio. Mas, o mundo evoluiu! O homem criou as máquinas e começou a utilizá-las em substituição aos bois e cavalos, como tração necessária à produção. Também para o seu transporte. E o animal voltou às suas origens. Livre e solto como nasceu nos prados, campos e pastos do mundo. O homem nunca haverá de esquecer a contribuição dos animais para o seu conforto, a sua saúde e o seu lazer. Foram seus companheiros nos momentos mais difíceis da construção de nossa sociedade. Cavalgar em passeios domingueiros pela região, reunindo grupos saudosos dos tempos antigos é manter o elo de ligação entre o cavalo e o homem, que permitiu construir a sociedade atual. Como os gaúchos que reúnem amigos, cavalos e seus cães ao redor de fogueiras de fogo de chão, com rodados de chimarrão, muita música e declamando as mais belas poesias do homem dos pampas. Nossa gente poderia realizar a sua festa do cavalo, exibindo seus exemplares com orgulho, nos nossos Clubes de Caça e Tiro, desfilando em dia dedicado aos mesmos quando os melhores, mais bonitos e mais garbosos seriam premiados e haveria um premio especial ao cavalo do ano, baseado em ato ou fato ocorrido na comunidade. A evolução trouxe as máquinas que substituíram os animais nos trabalhos pesados. A festa pode e deve ser também dos cavalos. Se quisermos homenageá-los por tudo que fizeram no passado devemos dedicar-lhes um tratamento especial, mostrando-lhes a nossa gratidão e a nossa própria evolução e compreensão de que vivemos em outros tempos.

8 comentários:

Adolf Pherdmayer disse...

Meu caro e meus caros. Os cavalos servem de tração animal desde que o homem se conhece por homem. Ja na idade Medieval eram eles que eram o transporte e o instrumento de tração e de força. Estes cavalos da "puxada" são preparados. Não chega nem perto do que os cavalos faziam de força na época de nossos imigrantes. Alias nos anos 70 e 80 ainda eram muito usados para retirada de madeira e arrar a terra, trabalhando pesadamente o dia inteiro. Então aquelas ONGs composta de burguesas e filhinhas de papai e de mamãe que nunca pegaram no pesado, e na sua maioria “mal sucedidas e infelizes no casamento”, arranjem outra coisa para fazer, pois deveriam estar num domingo organizando um café beneficente, ou café para a família, ou ainda assistir o Programa Silvio Santos, foram la se meter com a colonada(estes que já foram importunados por aquelas ONGs) que nunca lhes incomodou e não fazem mal a ninguém. Deveriam ter levado mais ovo podre dos colonos para aprender a não enfiar o bedelho na cultura dos outros, ainda mais se aquele evento estava legalizado, acompanhado de veterinário e o mais importante: Era Privado, “não aberto” a qualquer um. Que vão arranjar o que fazer, tipo trabalho comunitário por exemplo.

Anônimo disse...

Falou tudo - são colonos e rudimentares.

Uma vergonha esse tipo de evento "privada".

Porque os colonos não vão assistir Sílvio Santos ao invés de judiar (sem trocadilhos)os animais??

Esses animais são treinados como? Posso perguntar ô falador?

hum, acho que tem caroço nesse angú aí...

Anônimo disse...

É isso ai ADOLF

Concordo em número, genero e grau.

Anônimo disse...

Esse Adolf aí é comunista e operário...fala de burguesia e etc etc, nessa conversa chata de comuna.
Papo de PERDEDOR...
Se diverte em ver cavalo fazendo força (que emoção...) e ainda acha que isso é cultura!
Se tiver muitos desses "Adolf" aí em Pomerode só Deus sabe o que será do futuro dessa cidade...

Puxada + Schnaps + ignorância = PIADA NACIONAL.

Pena que são meia dúzia de bananas da roça que com sua caipirice causaram essa imagem...

Em Blumenau, por ex., Circo com animais não entra e o animal não carrega 2 ton de peso...

Em Pomerode pode, para o deleite de uma platéia de 200 pessoas refinadas e tão cheias de cultura...

Pomerode: a ferida foi exposta, para que manter algo tão embrutecido e tosco que não agrega NADA à cidade??

De que adianta Teatro Marlene Dietrich se o populacho se diverte com atrações dignas de circo romano?

Anônimo disse...

"Pena que são meia dúzia de bananas da roça que com sua caipirice causaram essa imagem..."

foram realmente meia dúzia de bananas, mas não da roça, e sim uns babacas que nem são daqui que foram lá pra aparecer e apanhar...
se não gostam não precisam ir lá assistir, vai quem quer...

שָׁלוֹם ou Shalom pra tí

Anônimo disse...

SE A PUXADA REALMENTE FOSSE UMA TRADIÇÃO PORQUE NUNCA FOI REALIZADA ESSA COMPETIÇÃO NA FESTA POMERANA? ALGUÉ ME EXPLICA?

Essa pergunta não tem resposta, seja dos caipiras ou dos amigos deles...

Quero ver a resposta na Justiça para a pergunta:

"porque os senhores usaram Paus com pregos (armas) e pedras contra pessoas que tem o DIREITO de protestar?"

"porque os senhores ao invés de quererem bancar os justiceiros (coisa da roça) não chamaram a Polícia, já que se sentiram incomodados com a manifestação?"

Essa é a verdadeira imagem de Pomerode?

Não é.

Mas tem gente que tem certeza que é, por isso continua na defesa da violência GRATUITA contra ANIMAIS e PESSOAS.

SHALOM - é uma palavra que não significou nada naquele dia em Pomerode, assim como não significa nada naquele país violento do oriente médio.
Lá também é moda atirar pedras...

Anônimo disse...

Srs. Podem criticar, mas a verdade geralmente chama a crítica.
1º Quanto à Puxada não estar sendo considerada parte da Cultura Alemã, muitos esquecem que o município tem 51 anos (sem considerar o tempo que fazia parte de Blumenau, aí seriam 147, e existe já uma cultura Pomerodense, que é de origem alemã, mas que foi se adaptando devido às diferenças encontradas pelos imigrantes.
2º Pelo vídeo dá pra ver e ouvir alguns manifestantes jovens, inclusive "alguns" cometários, são obviamente de uma geração abaixo de 40. Quem já teve a oportunidade de participar de manifestação nas décadas de 60 e 70, sabe que levar ovo podre, tomate, e paulada (na época pela própria polícia) era normal. Quem sai na cguva sabe que pode e vai se molhar. "Ah mas agora temos liberdade, somos uma democracia com liberdade de imprensa, blá blá blá", pois então:
3º respeitem as opiniões contrárias, e dêem liberdade de cada um exercer sua manifestação cultural, estando dentro da lei.

אלקס קסוס disse...

Quanta ignorancia num lugar só!



Em genesis ta algo assim: o homem veio ao mundo e dominará os animais e afins


DOMINAR nao significa MALTRATAR e MUITO MENOS TORTURAR os animais!


e sim viver em conjunto e harmonia



tropa de ignorantes!


Hineh Lo Yanun Ve LO Yshan Shomer Israel