24 de abril de 2010

DIA DO LIVRO



Ontem foi um dia difícil, de muito trabalho, de muitos telefonemas e e-mails.
Resultou que deixei de registrar que se comemorava o "Dia do Livro".
Mas, a fonte de muito conhecimento e de sabedoria, não deixará de ser homenageada.
Com a colaboração de meu amigo Pedro L. Lucas, pensador, ecologista, conservacionista e educador lá de Ibirama, a terra dos belos panoramas.

"Dia Mundial do Livro

Dos diversos instrumentos do homem, o mais assombroso é, indubitavelmente, o livro. Os outros são extensões do seu corpo. O microscópio e o telescópio são extensões da vista; o telefone é o prolongamento da voz; seguem-se o arado e a espada, extensões do seu braço. Mas o livro é outra coisa: o livro é uma extensão da memória e da imaginação. Em César e Cleópatra de Shaw, quando se fala da biblioteca de Alexandria, diz-se que ela é a memória da humanidade. O livro é isso e também algo mais: a imaginação. Pois o que é o nosso passado senão uma série de sonhos? Que diferença pode haver entre recordar sonhos e recordar o passado? Tal é a função que o livro realiza."
{Jorge Luís Borges}

O Dia Internacional do Livro teve origem na Catalunha, Espanha. A data começou a ser celebrada em 7 de Outubro de 1926 para comemorar o nascimento do escritor espanhol Miguel de Cervantes. Em 1930, a data passou para 23 de Abril, dia da morte de Cervantes. Em 1996, a UNESCO instituiu 23 de Abril como o Dia Mundial do Livro e dos Direito de Autor, por nesta data se assinalar a morte de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns! O livro é um grande companheiro. Antes de agirmos por impulso, protestar, instigar a violência, e nos metermos na vida dos outros, que tal pegar um livro, seja a Bíblia, um livro sobre filosofia, Yoga, Khalil Gibran, Chico Xavier, ou algumas das grandes peças de dramaturgia clássicas?
Vamos nos informar mais antes de falar o que apenas supomos. Pensar em quaisquer posíveis consequencias de nossos atos. Às vezes lendo um bom livro em casa, deixamos de fazer muita coisa errada. Mas por favor, uma leitura edificante! Bom fim de semana a todos, com um bom livro ao seu lado.