22 de abril de 2012

SOM AUTOMOTIVO

Decisões judiciais silenciam sinos de igrejas a pedido de vizinhos incomodados. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 210 mil pessoas morrem todo ano no mundo de ataques do coração provocados por barulhos. Para se ter uma idéia do som que chega aos seus ouvidos, a intensidade de um liquidificador ou de um aspirador de pó varia entre 80 e 90 dB. Já de uma balada, em ambiente fechado, de 120 dB. A exposição em ambientes com este volume por muito tempo pode trazer danos irreparáveis à audição. A perda auditiva começa mais cedo, mas não ocorre de imediato, podendo levar de 10 a 15 anos. Exigências existem para a instalação de discotecas com relação ao máximo de decibéis em horários diferenciados. Carros e motos publicitários de som devem limitar seu trabalho dentro de horários pré estabelecidos e com limites de decibéis. O cidadão pode telefonar à Polícia Militar e queixar-se de exagero da vizinhança mas, só será atendido se se comprometer a representar para que se instaure Termo Circunstanciado. Até menores inabilitados passeiam em veículos com o som além do limite e quando estacionam na casa dos pais pouco se importam com a vizinhança colocando seu "bate-estaca" no último volume. Não querem saber se alguém está enfermo, se não suporta o tipo de música ou o som elevado nem tampouco atendem aos pedidos de moderar o volume. Evento de competição de som automotivo é autorizado e realizado sem qualquer consulta à vizinhança. Importa atender aos que não se importam com seus tímpanos ou com a possibilidade de se tornarem surdos no futuro e prestigiar empresa que comercializa todo tipo de som. Pois é... Depois que a justiça manda calar os sinos e permite o excesso de som nas ruas, nas casas e em eventos, talvez possamos esperar que, no futuro, "os estupradores venham a ser considerados vítimas de inocentes criancinhas." Sei lá...

44 comentários:

Rosalia disse...

Esqueceste de falar que a justiça aqui condena latidos de cães.

Anônimo disse...

o post saiu tarde, mais uma vez eles fizeram, e ninguém teve poder pra intervir.
Da mesma maneira que foi falado na rádio, que o centro da cidade está se expandindo, acho que o pavilhão de eventos poderia seguir pra uma área mais isolada. Ou pelo menos se tiver evento, que o som não ultrapasse valores razoáveis.
Mas sei lá, eu devo estar ultrapassado mesmo, ou talvez seja como eles falam, - vá pra praia, ou, - mude de cidade,

Anônimo disse...

Este evento de som automotivo é uma coisa medonha. O centro inteiro foi incomodado pelo barulho desse tumtitum no dia de descanso.

Vai contra o pressuposto básico: a sua liberdade termina quando começa a minha.

Por que é que a cidade permite e apoia uma porcaria dessas?

Não gera arrecadação nem opções de lazer para o Pomerodense. É só poluição sonora.

Será que faz sentido incomodar mais de 10 mil pessoas só pra um punhado de desocupados ver quem tem o gol mais tunado?

Anônimo disse...

os encomodados poderiam ter ido almoçar lá no botafogo aproveitar e ajudar o pomerhein, ao invés de ficarem ai reclamando.

Mas é que todo final de semana tem 1 encontro desse no pavilhão né? ah ta

SE LIGUEM

Anônimo disse...

é verdade bando de velho desocupado

Anônimo disse...

9:43 e 11:02

TODO DIA NA RUA, EM QUALQUER HORÁRIO, SABEMOS QUE TIPO DE GENTE VAI NUM EVENTO DESSES.
ACHAM-SE O MÁXIMO RODANDO COM O SOM ALTO, SEM RESPEITAR NÍNGUEM.

BANDO DE VAGABUNDOS!!!
o

Anônimo disse...

algumas pessoas só tem o sábado à noite e o domingo pra descansar, e ainda, depois de fazer tarefas domésticas.
O problema não são os eventos. São os abusos de alguns eventos.
Pessoas que moram a 3 km do local, ouviam o barulho, imagine pra quem mora a poucas quadras, ou na rua do lado.
A propósito, o barulho não foi só durante o almoço do Pommernheim, foi o dia todo.
Muitos que gastam fortunas com som, também poderiam ir visitar um Pommernheim, e ajudar com algo.

- O dinheiro é meu gasto com o que bem me interessa

Ótimo, tem todo direito de satisfazer seu ego, desde que não atrapalhe aos outros.

Anônimo disse...

Deviam fazer um evento só dos desocupados e dos críticos de plantão!
Ia lotar o pavilhão!
E A VIDA CONTINUA.........

Anônimo disse...

A audição é o primeiro sentido a se estabelecer em nossa formação, sendo um elemento importante para a comunicação. Em nosso país, 60% dos distúrbios de comunicação estão relacionados a deficiências auditivas; sendo que 90% dessas pessoas podem ser ajudadas com tratamento médico, cirúrgico ou com o uso de aparelhos específicos. A exposição a sons intensos é uma das causas mais comuns desse tipo de problema.

Ruídos a partir de 50 decibéis já são capazes de causar danos ao indivíduo, variando de acordo com o tempo de exposição e intensidade. Dor de cabeça, cansaço e elevação da pressão arterial são alguns desses prejuízos. Faixas de sons entre 55 e 65 decibéis podem diminuir o poder de concentração do indivíduo, prejudicando sua produtividade. Setenta decibéis já são capazes de produzir uma gama de efeitos fisiológicos, como o aumento dos níveis de cortisona e colesterol no sangue, diminuição da resistência imunológica e liberação de endorfina – podendo deixar a pessoa, em longo prazo, dependente de tal efeito. Já com a exposição a valores acima deste, os riscos de infarto, infecções e distúrbios mentais aumentam consideravelmente. Um único ruído, de aproximadamente 100 decibéis, é capaz de deixar um indivíduo irreversivelmente surdo.

Anônimo disse...

já fizeram, os desocupados já estavam lá no domingo...

Anônimo disse...

acessem www.pomerodenews.blogspot.com

Anunciando em alto estilo a audiência pública sobre segurança dia 15:00 às 15:00.

Parabéns ao pessoal do blog, blog de 1º linha.

Anônimo disse...

A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial adverte:

"O SOM INTENSO PROVOCA PERDA DE AUDIÇÃO"

A exposição a sons intensos é a segunda causa mais comum de deficiência auditiva. Muito se pode fazer para prevenir a perda auditiva induzida por ruído, mas pouco pode ser feito para reverter os danos que ela causa. Algumas vezes, uma simples e única exposição a um som muito intenso pode ser suficiente para levar a um dano auditivo irreversível. Isso ocorre porque o som de alta intensidade lesa as células sensoriais auditivas, causando perda auditiva proporcional ao dano gerado, podendo levar a zumbidos e distorção sonora.

Os sintomas iniciais da perda auditiva induzida por ruído são sutis, começando, na maioria dos casos, pelas freqüências agudas. Conseqüentemente muitos indivíduos não percebem que apresentam uma perda auditiva induzida por ruído, pois todas as outras freqüências sonoras estão dentro da normalidade, e continuam se expondo a ele por falta de orientação ou conhecimento.

Ao contrário do que muitos imaginam, a exposição a sons intensos não atinge somente profissionais que trabalham em locais com elevado nível de ruído, como indústrias ou aeroportos, mas pode acontecer numa variedade de situações, que são muito freqüentes no dia-a-dia da maioria das pessoas.

Para se ter uma idéia comparativa da intensidade sonora de algumas situações/ambientes, colocamos na tabela abaixo alguns sons ambientais aos quais nos expomos habitualmente:

FONTE SONORA ................|................ INTENSIDADE SONORA EM dB

Avião a jato (durante a decolagem a 20 metros) / arma de fogo. 130-140
Concerto de "rock", trios elétricos e barracão de escola de samba.| 120
Serra elétrica / Furadeira pneumática..................................................| 100-105
Tráfego pesado.........................| 80
Automóvel passando a 20 metros...........................................................| 70
Conversação a 1 metro..........................| 60
residencial à noite.............................................................................| 40
Falar sussurrando......................................................................................| 20

Como se pode notar na tabela acima, a exposição a sons intensos ocorre com muito mais frequência do que se imagina. Alguns estudos mostram que a chance de um indivíduo desenvolver perda auditiva quando exposto a ruídos de 90 decibéis (dB) durante 40 anos é de 25%. Isso sem levar em consideração que apenas um único som acima de 100dB pode lesar irreversivelmente as células sensoriais de pessoas suscetíveis. Essa intensidade sonora é facilmente atingida em cinemas, danceterias, shows musicais, comemorações com fogos de artifício, que fazem parte dos hábitos comuns da vida cotidiana.

Algumas dicas podem ser seguidas para saber se você está ou esteve em um ambiente com intensidade sonora potencialmente lesiva à sua audição:

(1) se há necessidade de gritar em um determinado ambiente para se fazer ouvir;

(2) se zumbidos ocorrem após exposição a um som intenso

(3) se a sensação de ouvidos cheios ou de diminuição de audição aparece após a exposição sonora.

Portanto, se você já experimentou essa situação ou está exposto habitualmente a sons intensos, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia recomenda que procure um médico otorrinolaringologista para avaliação e acompanhamento de sua saúde auditiva.

"Agora é só fazer os cálculos, já que ficou o dia inteiro com aquele volume."

Anônimo disse...

13:26

Eles que vão para o mato!

Lembrei!!

Também não pode, seria crime ambiental, assim sendo abaixo eventos desse tipo.

Anônimo disse...

bom pelo menos a policia está de parabéns, fizeram a festa de apreensões de veículos ridículos rebaixados... parabéns a PM. tem que guinchar mesmo.

Anônimo disse...

PM merece destaque, diferente da guarda de trânsito que emite multas "gasparzinho" pela cidade, tá dando grana o bagulho.

Anônimo disse...

P/ 13:26, "O SOM INTENSO PROVOCA PERDA DE AUDIÇÃO"
Eles até tem o direito de querer ficar surdos, só não acho certo impedirem o descanso dos outros desse jeito.

Anônimo disse...

Em vez de se preocuparem com o barulho no evento de som automotivo que acontece apenas UMA VEZ POR ANO nessa cidade, porque vocês não se preocupam com esses nossos políticos corruptos, em melhorar o salário dos nossos professores, ou nessa pouca vergonha que está o 'centro' da cidade. Pelo menos no encontro de som o pessoal está fazendo barulho em um lugar determinado, e não por ai, pelo menos em um encontro de som, não há pessoas embriagadas dirigindo como na época de Festa Pomerana, ou Stammtisch, que só acontece uma vez por ano, e ali ninguém reclama do barulho do evento... ou de tão alterados que alguns saem dirigindo colocando a vida de outros em perigo.

Anônimo disse...

acho que não entendeu. O dano causado pelo excesso de volume, mesmo que seja uma vez por ano, por algumas horas, é irreversível.
Há carros sim, que no dia do evento (e até mesmo na véspera), desfilavam na cidade desde as 7 da manhã, com som alto.

Anônimo disse...

P/ 21:33

A verdade é que em cada evento , seja de que for, sempre haverá aqueles ignorantes, que não respeitam, só arrumam confusão, estão aí só para atrapalhar!
Não devemos generalizar!
Essa turma de ignorantes existe no som automotivo, no stammtisch, nos motoqueiros, num simples baile do 1º de maio, etc, etc, sempre vai ter aquele que sai só de casa pra arrumar confusão!
Mas para alegria da vizinhança do pavilhão final de semana tem bailão com Cavalinho Branco, aí é só alegria!

Anônimo disse...

Para 21:07 - eu me preocupo com tudo isso sim, MAS NADA DÁ O DIREITO A UM GRUPINHO FAZER UM ESPORRO TÃO GRANDE O DIA INTEIRO QUE NÃO POSSO DESCANSAR NO ÚNICO DIA QUE TENHO SEM TRABALHAR.

E se você pode entrar com seu barulho dentro da minha casa e me acordar - ou seja, a sua diversão é às custas do meu incômodo, POR QUE UM POLÍTICO NÃO PODERIA ROUBAR ÀS CUSTAS DO CONTRIBUINTE?

"_Som na caixa galera! Que se *** quem tá dormindo!"
"_20% é pra mim. Que se *** o contribuinte e o país!"

Os dois exemplos se montam no mesmo arcabouço filosófico - o da falta de respeito .
Seria muito bom se o Sr. pensasse a respeito.

Além do que nem o Stammtisch nem a Festa Pomerana - apesar de durar vários dias - enfiam barulho porta e janela adentro em minha e em muitas outras residências como faz este infeliz evento.

Anônimo disse...

Se o problema é o exagero do som, por que não há uma crítica deste tipo quando estamos nas semanas da Festa Pomerana? Que eu lembre, o volume é similar, e ainda de madrugada. Quanto a achar "bem feito" que estão multando os carros rebaixados, tunados, é deplorável. Pois o que gera mais insegurança, um carro rebaixado que geralmente anda devegar, já que nossas estradas, principalmente os paralelepípedos são uma porcaria, ou um carro que está se desmonantado, sem sinalização e ainda com um condutor que fez as aulas para CNH por telefone?

Parem de procurar pêlo em ovo.

Parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

Acho que este evento acontece somente porque tem comerciantes que vendem som automotivo e similares tirando vantagens comerciais.

Anônimo disse...

10:24

O que é proibido é proibido!

Estúpido!

A PM faz seu serviço!

Parabéns ao PMs!

Anônimo disse...

Em alguns comentários acima se nota claramente a ignorância, a falta de entendimento, ou melhor achar que leis são feitas para burlar, ou melhor questionam, e querem dizer que tem coisas piores.

O quê realmente poderia se esperar desse tipo de pessoa.?

Claro! Andar de carro de dia e noite na cidade com o som em alto volume, achando que ele pode e tudo bem.

Anônimo disse...

P/10:24
O volume não é similar não.
Os meus vidros não tremem durante a Festa Pomerana.
Eu consigo dormir durante a Festa Pomerana.

Não é bem óvio que se o incômodo sonoro fosse parecido eu não estaria reclamando somente deste evento?

Anônimo disse...

para 10:24

Na festa Pomerana, o volume não chega nem na metade do de domingo, e não reclamamos de todos os eventos. muito pelo contrário, há atrações bem bacanas, tanto para jovens como para adultos. O que pegou, foi o exagero.

Anônimo disse...

09:34, o 21:07 nem sabe o que é arcabouço, kkkk

Anônimo disse...

mas é isso ai mesmo 09:34, falta de respeito resume tudo

Anônimo disse...

Meu resumo :

Pque nao vao com estes rádios com carro a PQP!

Coisa de mentecapto ignorante!

Tum, tum, túm, parece a melodia do André Rieu do post de hoje do Bachmann, na versao dos ignorantes.

Anônimo disse...

Exebicionistas infantis, fazem este ruído infernal crendo estarem abafando.

Sejam tecnológicos , usem fones de ouvido, ouçam o que lhes apraz, fo..... seus tímpanos, mas nao fo.... meu direito.

Anônimo disse...

Mas eles somente querem aparecer!

Aí não tem como usar o fone de ouvido!

Anônimo disse...

Como para mim essa competição de barulho muito se assemelha a um campeonato de testosterona, para os marmanjos que participam dessa infelicidade vai cá um conselho:

Se pensam que as moças acham bonito esses carros velhos com um som que custa mais do que o carro (fora os empetecamentos de praxe nas rodas, rebaixamento de suspensão, luzes coloridas e outras cafonices ridículas), estão bem enganados.

Estudem e trabalhem, ganhem e guardem dinheiro, comprem um carro melhor e mais seguro e verão seu sex-appeal aumentar enormemente.

Por isso, faço votos de que no próximo ano fiquem em casa lendo um livro da disciplina que mais lhes aprazer.

Anônimo disse...

Calma gente! Só foi por um dia! Tem coisas muito piores a serem discutidas e pensadas! Antes umas horinhas de barulho do que receber visita em casa sem ser convidada, ou visitar médico por causa de doença, ou seu filho não ter professor pra lhe ensinar algo, tem coisa muito pior! Já deu! Já passou!
Todos se salvaram!
E A VIDA CONTINUA........

Anônimo disse...

mas é preciso lembrar sim, ano que vem todos devem se unir, se não , a coisa continua

Anônimo disse...

No JP tem reportagem que se refere ao evento como:

apreciadores dessa arte!

Anônimo disse...

18:23

kkkkkkkkkkkkkkkk boa essa!

Anônimo disse...

mesmo que seja só por uma hora por ano, com um volume exagerado, as lesões no nervo auditivo são irreversíveis

Anônimo disse...

.......campeonato de som automotivo, que coisa mais idiota...!

Anônimo disse...

não adianta reclamar.
Precisa se verificar a legislação.
Consultar a OAB, como entrar com representação pra proibir esse tipo de volume, se a legislação não permitir.
a justiça precis ser acionada, e quem sabe até conceder liminar cancelando evento, por não cumprir o a legislação prescreve.
Ficamos indignados, revoltados, chateados, aporrinhados, choramingamos, mas isso tudo não adianta.
precisamos seguir os caminhos legais.

Anônimo disse...

P/ 16:17
Então porquê você não segue os caminhos legais pra ver se obterás sucesso?
Você mesmo afirma que não adianta reclamar!

Anônimo disse...

já falaram que ninguém pode com eles, vai que é verdade

Anônimo disse...

Os atingidos diretamente precisam se unir,e procurar a OAB, e ver que ações poderiam ser tomadas.
Eu disse que não adianta só reclamar, e eu não vivo nessa cidade, mas pensei em sugerir medidas/atitudes dos atingidos, que pudessem resolver o problema.
Desculpe se eu me intrometi em assunto que não me atinje diretamente.
Só acompanho à distancia o problema dessas pessoas e fiquei indignado tbém.

Anônimo disse...

p/ 16:14
o Código Urbanístico da Cidade regulamenta o volume permitido. Por quê o ente público que regulamenta a emissão de ruídos através de lei não fiscaliza o comprimento da lei que criou? Eu voto em pomerode. A bagaceirada não.

Anônimo disse...

O correto é o Prefeito, exonerar um Cargo comissionado, tavez da Educaçao que tem aos montes,e não querem trabalhar pois atendem muito mal e criar um Cargo novo no Parque de eventos, "MEDIDOR DE DECIBÉIS OU.." para por ordem na casa.Do jeito que está é terra sem lei.