19 de abril de 2012

PROFESSORES/GREVE



Sinceramente, eu gostaria que O PROFESSOR aqui em Pomerode, em Santa Catarina e no Brasil, fosse tão ou mais respeitado que os mestres no Japão onde estão até dispensados de se curvarem perante a família real.

Mas, abençoado, já com quase 7 décadas de vida, me permito registrar o que vi e senti na casa materna/paterna (minha mãe era professora) e nas escolas.

Houve um tempo em que os professores deste Estado, ficavam sem receber por meses e CONTINUAVAM A DAR AULAS.
Retornavam às suas casas com presentes dos alunos (ovos, verduras, legumes, tubérculos e, as vezes, uma carne de suino, bovino ou ave) enviados pelos pais.
A remuneração não paga em dia, não era de causar inveja à ninguém.
Mesmo assim, os abnegados mestres continuavam o seu sacerdócio.
Reconhecidos pelos pais!

Hoje, os professores do Estado, são beneficiários de inúmeras vantagens (pagamento mensal em dia estabelecido no início do ano, plano de saúde, limites de crédito especial para empréstimos e financiamentos, férias, abonos, licenças e adicionais por tempo de serviço, diárias, ressarcimento de despesas de locomoção, entre outros) e os pátios das escolas estaduais abrigam os seus veículos do ano.
Em certas escolas, a direção, professores e funcionários são premiados com verbas da APP para combustível, almoços, cucas e outras coisas mais.
Principalmente se alguém da diretoria usa a APP como tranpolim para cargos políticos e busca cabos eleitorais e votos nas eleições.

Ouço sempre - concordo e admiro - um professor que muito respeito críticar os políticos que empregam verbas em obras (praças, ruas, prédios, pontes, tubos, etc), nomeiam cabos eleitorais em cargos comissionados levando a folha aos limites da lei e esquecem a educação, a saúde e a segurança de seu povo.

Gostaria que os professores fossem régiamente remunerados e que JAMAIS precisassem iniciar qualquer greve.
Lembro que, na minha juventude, participei de greve dos professores do Estado, pichando os muros na subida da rua da escola, com a frase: "AS MÁQUINAS DA SABEDORIA RECLAMAM CARVÃO!".
Também, joguei minha bicicleta no monte no meio da rua para impedir a passagem dos coletivos.
Era estudante.
ACHAVA A GREVE JUSTA!!!

Mas, o blogueiro gostaria também que os professores voltassem a ser os alfabetizadores, os mestres, os exemplos de vida e os sábios que transmitem conhecimentos e EDUCAÇÃO às crianças, adolescentes e jovens deste país.
Que não só cumprissem o horário pelo qual são remunerados e que se limitassem a exercer a sua profissão nas escolas sem se envolver em motins e calúnias por interesses corporativistas.

E, finalmente, que ficassem na lembrança de seus discípulos assim como guardo no coração os mestres D. Catarina, D. Edith, D. Rosalba, Prof. Carlos, D. Carminha, Joaquim de Salles, Professor Mosimann, Madame Andreatta, Joaquim Floriani, Capitão Jacobsen, Tenente Krieck, Prof. Gerlach, Madame Lígia, Prof. Wigand e até a "bedel" D. Amélia que servia, uma vez por semana, um Toddy.

SER PROFESSOR NÃO É SÓ DAR AULAS E RECEBER POR ELAS!!!
SER PROFESSOR É TAMBÉM, VIVER NA LEMBRANÇA DOS DISCÍPULOS POR TODA A VIDA!!!

33 comentários:

Anônimo disse...

Boa postagem!

Muitos não vão entender e vão criticar!

Anônimo disse...

P/20:02

O que já não e novidade..Pois tens uns que só fazem isso ou seja CRITICAR e CRITICAR.!

Anônimo disse...

Realmente o texto reflete a realidade em muitas situações infelizmente. Tem bons mestres poucos mais tem e essas poucos mestres, não desistam por os alunos sabem que são esses bons mestres e merecem nosso respeito. Qto ao restante 90% criem vergonha nessa cara de pau, faltem menos, comecem a dar aula, tratem bem os alunos com respeito e conquistem o respeito.

Anônimo disse...

Volto a repetir, professores de verdade tinha na minha época de aluno, hoje o interesse é pura e simplesmente financeiro em qualquer atividade profissional, ninguém faz mais nada por que gosta, tudo pelo dim dim, e mais nada.

Tibério disse...

Meu caro Bachmann:

Concordo com seu comentário sobre a greve dos professores. E olha que fui professor 39 anos sem nunca ter participado de uma paralisação.

Grande abraço.

Tibério

Anônimo disse...

Volto a repetir na sua época um simples pedaço de carne era mais barato, a compra do mês nem se fala
tudo subiu graças ao capitalismo...
Hoje é dificil se manter se ficar 1 mês sem receber ou até mesmo com um salário baixo, um professor gasta bastante par se formar no minimo 18mil reais(Minimo) é só fazer as contas
e para depois de formado ganhar quanto 1000 reais?
Algo de errado
Concordo que tem professores sem qualificação alguma para dar aula...
mas outros merecem muito respeito
Obrigado

Anônimo disse...

Desse jeito não vão conquistar o respeito nunca!

LEANDRO KLUG disse...

Muito boa a postagem, os tempos mudaram mesmo, tanto dos professores quantos dos alunos.

Por isso sempre digo numa frase:

Saiba dos seus deveres antes de exigir seus direitos.

Anônimo disse...

Apesar de todas as falhas e erros cometidos devemos respeitar nossos professores, bem ou mal recebemos a base o resto fica por nossa conta. Espero que recebam o aumento que tanto estão reivindicando e que a educação volte a ser o que era.

Anônimo disse...

Sou a favor da rede ESTADUAL(escolas) passar a ser responsabilidade do Município, pelo menos não teria tanto cabide de emprego, já que a educação na rede ESTADUAL é uma M. e os professores são muito mas muito fracos mesmo, de acordo com o salario deles.

Anônimo disse...

Nós aqui ainda fazemos poucas greves.

Em se tratando de sudeste/nordeste, os sindicatos são muito mais fortes.

Qualquer merda que a empresa faça o sindicato se reúne e vai pra porta da empresa xingar e ameaçar parar tudo. Os RHs das indústrias rebolam pra acalmar os caras.

Lá eles não tem vergonha de exigir direitos e atitudes coerentes.

Anônimo disse...

não é bem assim, tem professor, pós graduado, que tira na faixa de 3 mil e poucos reais.
Pode não ser muito pra alguns, mas eu bem que queria um salário desses, ainda mais sendo concursado, e tendo garantia de seu emprego.
Se merecia mais? pode até ser, mas tem várias outras categorias que mereceriam também.

Anônimo disse...

Postagem que merece reflexão.
Carros do ano no pátio.
Devem ser execeções, ou comprados, com pgto em dezenas de vezes, ou custeados pelos maridos da profas, que com certeza, não são professores.
Pois vejo mtos profs. de bicicleta, moto, usando busão e mtos sem ter carro.
O governo sabe antecipadamente o valor do piso nacional do magistério, inclusive já se sabe o valor do piso para 2013.
Mas, é cômodo para o gestor público não cumprir a legislação federal.
É fácil dar o calote nos profs., pois tem procuradores jurídicos, assessores, todos, pagos com os nossos impostos e enganam a si e aos gestores, postergando o cumprimento das leis.
Como pode um prof. em sã consciencia, sendo ludibriado, pelo governo, lecionar com tranquilidade, sabendo, que os impostos e outras contas pra sua manutenção, não terão parcelamento prolongado, levando em consideração, que o governo não paga o salário justo, previsto no plano de carreira, e qdo paga, após muito desgaste, em parcelas, já mto defasadas, qdo o prof. recebe.
Por que, em Pomerode os alunos concluintes do 3º ano, não procuram mais cursos de magistério, em nível de graduação e pós. Bem, todos já sabem ...
Quem pensa de forma diferente, que invista em seus filhos, pra seguirem a carreira do magistério, tão badalada, considerada tão importante e promissora.
Observa-se que os prfos. estaduais estão desamaprados e sem estímulo.
É só conversar com eles ...

Anônimo disse...

10:16

Apoiado!! Parabéns pelo excelente comentário!

Anônimo disse...

o problema, em toda greve, quem sofre menos é o empregador, quem se ferra a comunidade. no caso os alunos e os pais

Anônimo disse...

Quem ensinou á você LER e ESCREVER..???? agradeça a um professor...

Anônimo disse...

Para19:52 do dia 20
Faça uma graduação e especialização. Nada lhe impede

Anônimo disse...

se vc se contenta com um salário de 3 mil reais em fim de carreira, largue seu emprego na iniciativa privada, deixe de ser vassalo, escravo branco, volte aos bancos escolares, estude, faça graduação e pós, concurso público e escolha aulas em pomerode.
viverás feliz para sempre, com os 3 mil reais eternamente.
Olha cara, não perca essa oportunidade de ouro ...

Anônimo disse...

20:44

Só 3 paus?

Final de carreira para pós graduação chega quase a 5 paus no munícipio.

Aposentado sempre ganhando o salário da ativa.

Vocês no máximo 3.600,00 ( INSS ), com direito a perda de valor pelos anos.

Vão estudar vagabundos!!!!
kkkkkkk

Anônimo disse...

Realmente devemos respeitar os professores, mas tem professor para não assumir uma posição de grevista pega atestado e o mais engraçado é que este professor só tem aula dois dias na semana (segunda e quarta)e só trabalha nesta escola e pega atestado justamente na segunda-feira, como podemos respeitar estes profissionais? São concursados, ganham mal, estão stressados, é muito aluno, muitas provas, muitos trabalhos, muita cara-de-pau, falta de vontade de trabalhar, falta de compromisso com os alunos, a sociedade está cansada deste papo furado, ganha bem que produz não é a toa que o governo paga mal, o governo sabe desta situação, convive com esta situação por muitas décadas.

Anônimo disse...

8:04

Nossa que papo furado!

Dar culpa de baixo salário aos professores.

Anônimo disse...

3 mil é pouco? pode ser, pra quem vive de aparências
tem casais que trabalham em malharias, que vivem com 1.500 de renda (os dois), e ainda pagam aluguel. pois é...

Anônimo disse...

já fiz, e pretendo voltar a estudar sim, pra ganho próprio

Anônimo disse...

19:40

Cada macaco no seu galho!

21:11

Parabéns pela iniciativa!

Anônimo disse...

o problema são aqueles macacos que sobem num galho muito alto pra que todos vejam, e aí o galho quebra. Aqueda pode ser dura...

Anônimo disse...

A Greve foi uma vergonha, pelo visto tem muito professor acessando o blog bando de cara-de-pau, mas a coisa não mudou professor em sala mas aula que bom ai já é outro papo, continuam e greve e estar de greve até a aposentadoria.

Anônimo disse...

Só 3% paralizadorsrsrsrsr.

Anônimo disse...

pra trabalhar em malharia, ganhar 1500 e pagar aluguel, vc, não precisa educar teus filhos, é só mandar pra escola estadual, lá eles crescem animalescamente, e continuam fazendo como vc faz, e continuam falando mal dos profs, como vc faz.
Mude radicalmente de vida. vá estudar e ser prof, pra ganhar 3 mil tbém, e incentive teus filhos tbém.
assim não precisas te preocupar se a empresa está recolhendo o teu FGTS, pra vc poder sacar em emergencias pessoais ou na aposentadoria.
assim, ficarás milionária, como prof, e não precisaras mais falar mal da classe do magistério.

Anônimo disse...

é uma clase boa mesmo, que se acha melhor que os demais, e os ofende. Parabéns!
Acho que a Educação tá precisando ter mais educação.
Ganhar no grito, ser dono da verdade?
Não acredito que seja por aí

Anônimo disse...

é uma clase boa mesmo, que se acha melhor que os demais, e os ofende. Parabéns!
Acho que a Educação tá precisando ter mais educação.
Ganhar no grito, ser dono da verdade?
Não acredito que seja por aí

Anônimo disse...

sou profi, e não concordo com alguns colegas acima. Não é falando mal de outras classe que vamos conseguir respeito. Para receber é preciso dá-lo também.
Admiro pais de família que vivem até com salário mínimo sim. São verdadeiros heróis.
Muitos entre nós, não merecem nem metade do que ganham. Mas felizmente não são a maioria, tem muita gente boa, e que reconhece que o nosso principal foco deve ser o que é melhor para o aprendizado do aluno.

Anônimo disse...

exatamente, todos tem valor, muitos profissionais só são o que são por causa de profeesores dedicados, aqueles que realmente tem vocação pra sua profissão. Muitos professores só são o que são, por que tem agricultores que produzem os alimentos que eles necessitam, tecelões respons´veis pelo que ele veste, operários que fabricam as máquinas e carros que eles utilizam. Essa história de cada macaco no seu galho, é uma desculpa muito preconceituosa. Se estão cada um no seu galho, estamos todos na mesma árvore, que depende de outras pra manter a floresta. Respeite pra ser respeitado

Anônimo disse...

Parece que o JB vai ter novidades. Como são as coisas qdo eu constatei comentários neste blog que tem professor que não quer dar aula e só pensa sair da sala de aula para assumir cargos no administrativo é verdade. O SR que queria assumir a direção com dois empregos era uma caso e agora tem gente que se afasta da sala de aula para tratamento de saúde para não precisar dar aula, mas qdo a nomeação sair vai estar trabalhando, não em sala é claro e ganhando mais bem mais é claro. Esse é o retrato da educação pública brasileira tbém ex-diretores recebendo uma fortuna e até eleitos com voto popular é uma prova que o povo não deveria votar e se soubesse não deveria votar.