15 de abril de 2012

LAURO BACCA


"Tópicos eco-ambientais
Teto branco nos ônibus - Lendo meu artigo Conforto térmico nos ônibus (Santa, 3 de março), uma blumenauense observou que os famosos ônibus vermelhos de Londres tinham o teto pintado de branco, exatamente como eu havia sugerido que devessem ser os ônibus na calorenta Blumenau. Feito o contato com o TFL, Transport for London, nesta semana chegou uma gentilíssima resposta, assinada por Andrew Ackford, uma espécie de relações públicas do TFL, que deve ser o Seterb deles: “obrigado por sua pergunta a respeito dos tetos dos ônibus de Londres serem pintados de branco. (...) os tetos são pintados de branco para ajudar a diminuir a temperatura interna dos ônibus durante os meses do verão. Todos os novos ônibus que entram em serviço devem ter pintura branca reflexiva de calor nos tetos ...”. O verão londrino tem uns três meses, o calor por aqui dura uns nove meses ou mais. Como sempre digo: simples iniciativas, grandes e duradouros resultados. Exigir que, além de brancos, os tetos dos ônibus sejam mais elevados também não é tão complicado assim. Melhora o conforto dos passageiros a um baixo custo.

Barulho - Em muito boa hora aumenta o debate sobre a terrível questão do barulho em nossas cidades. Não adianta dizer que esse é um assunto de menor importância, que a polícia deve focar nas questões mais graves etc. Barulho tem sido motivo de muitas brigas e até de assassinatos, pois tem hora que o sujeito fica louco tanto pelo barulho como pela raiva de se sentir absolutamente impotente por não ver seu problema solucionado. Daí para alguém menos equilibrado perder a cabeça e fazer uma bobagem, não vai muito longe. A propósito, me contaram que em Laguna, barulho não tem vez. O sujeito passa com seu carro em alto volume e a polícia o silencia na hora. Se for verdade, será que por lá as leis são diferentes? Ou, vai ver, a República Juliana ainda existe e Laguna é sua capital.

Zoológico de Salete - Lamentável sob todos os aspectos o acontecido no Zoo da bucólica e bela Salete, no Alto Vale. Embora sempre prefira os animais livres em seu hábitat natural, incluímos o zoo de Salete no roteiro de uma das excursões ecológico-culturais da Acaprena, o que aconteceu perto do final do ano passado. Ao contrário do que havia visto mais de um ano antes, os sinais de decadência e desleixo, para nossa decepção, já eram visíveis.

Caça - Depois da última coluna (Santa, 7 de abril), recebi relatos preocupantes sobre recrudescimento do criminoso, covarde e egoísta extermínio da nossa fauna. Já quase “sem-teto” ou “sem-floresta”, nossos bichos ainda enfrentam implacável perseguição e matança na pouca natureza que lhes resta para viver. Os caçadores fora-da-lei é que devem ser caçados, cassados e engaiolados, não os bichos. Voltaremos ao assunto."


autorizado pelo autor.
trambém publicado em: www.santa.com.br

6 comentários:

Rosalia disse...

Concordo plenamente com Bacca esses caçadores deveriam ser todos punidos,e aqueles que compram a carne de animais que sabemos que temos em nossa região também.Quanto ao zoo está na hora de mudarmos para santuários onde os animais que foram retirados de seu hábitat voltem a ter seu espaço natural.O que eu gostaria de saber qual foi ou vai ser a punição daquele que explorou esses animais?

Anônimo disse...

Aqui em Pomerode tem um grande da poítica que adora carne de caça.

Quem sabe dou o nome do cara outra hora.

Rosalia disse...

E sabes aonde é feita as festas e comilância de carne de veado?

Anônimo disse...

9:19

Deve ser aquele que paga até R$ 300,00 paus por uma paca, não é?

Rosalia disse...

Assim fica difícil,pistas mais concretas são bem vindas.

Anônimo disse...

19:38

Ques me ferrar?
kkkkkkkkkk