26 de abril de 2012

MUITO OPORTUNO


VEM AÍ MAIS UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA!!!
 Me engana que eu gosto - Leda Nagle.
Aos salvadores do planeta de plantão ! ! ! Leda Nagle:

Me engana que eu gosto Rio - Qual é a embalagem do açúcar que você compra? Saco plástico. Onde vem o sal que você compra? Em saco plástico. E a farinha de trigo, de mandioca, o fubá, o feijão, o arroz nosso de cada dia? Todos embalados em sacos plásticos. Onde é que você coloca as frutas e os legumes que você compra no supermercado? Em sacos plásticos. Onde vem os remédios que você compra nas farmácias? Em sacolas plásticas. E, por acaso, esta profusão de sacos plásticos que fazem parte do seu dia a dia não poluem o ambiente? Não destroem o planeta? O único saco plástico que polui é a sacola plástica que você recebe dos supermercados? Aquelas mesmo que você recicla colocando seu lixo de casa. Aquelas que, se for civilizado, você usa para apanhar e descartar as cacas do seu cachorro. Aquelas mesmo que as grandes redes de supermercado querem parar de fornecer a você na hora das compras. E o que eles dizem? Que elas são as responsáveis pela poluição do nosso planeta. Por que só elas? Só o plástico com que elas são feitas poluem rios, destroem as matas, tornam nosso mundo menos habitável? Mas porque só elas? Quem disse? As grandes redes de supermercado. E quem ganha com isto? O planeta? Me engana que eu gosto. Além dos fabricantes de rolos de sacos de lixo, que também são feitos de plástico, quem mais ganha com a proibição das sacolas de plástico são as grandes redes de supermercado que, a partir de agora, em cidades como São Paulo e Belo Horizonte, por exemplo, não terão mais despesa alguma com o consumidor. Depois que ele pagar — e muito bem — os produtos que comprar o problema de levar os produtos para casa passa a ser só do consumidor. Como você vai levar seus produtos para sua casa? Problema seu.Até porque não são eles que vão entrar nos ônibus cheios, nos trens lotados, no metrô entupido, nas barcas sobrecarregadas, levando uma caixa de papelão. Uma mala sem alça. E ainda querem convencer você, pessoa de boa fé, que está ajudando na reconstrução do planeta. Não é meigo? Não. Acho cínico. E a parte deles? Bom, eles vendem a você sacolas retornáveis. E sabe o que acontece dentro delas? Se você não limpá-las, adequadamente, lavando com água e sabão, bactérias e fungos crescem dentro delas. Sabia também que o correto seria usar uma sacola para carnes, outra para vegetais e outra para produtos de limpeza? Sabia que elas não podem ser feitas de produto muito resistente, com muitas tramas? Porque as bactérias se entranham nos tecidos mais fortes com mais facilidade. E então? Mais tranquilos? Vai dar trabalho, ficará mais caro e você ainda acha mesmo que vai ajudar a salvar o planeta?

11 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns a Leda Nagle!

Também nunca entendi direito essa história!

Anônimo disse...

Não consigo acessar aquela lei 274/2011, da qual vai ter audiência pública, será que é proposital?

Anônimo disse...

Aí Aí Aí!!!!!!!!

Mais uma audiência?

Então não aprovado!!!!!

Anônimo disse...

O Antenor não é do sindicato dos trabalhadores em indústrias de plástico?
kkkkkkk
kkkkkkk

Anônimo disse...

P/ 19:42

Acesse o site da camar, vai em projeto(em tramite).
O ser humano(alguns) julgam antes e depois pedem ajuda. Está tudo aí, ninguem está escondendo nada.

Anônimo disse...

Ao menos é um inicio. A sociendade tem que se organizar para consumir somente produtos ditos "verdes", com embalagens biodegradáveis.

Essa cultura 99% dos alemães da Alemanha tem. Quem já esteve lá sabe.Mas quando 99 pensam como a Leda e 1 pensa como um alemão FAZ, fica desproporcional.

É como aqui nesse blog tem um cara falando toda hora que mão única em Pomerode é uma bobagem. E é mesmo. Mas quem dá bola ? Cada um só olha para o seu problema.

PELO FIM DOS MUNICÍPIOS COM MENOS DE 300 MIL HABITANTES.

Anônimo disse...

23:03
Quero ver tu ser tão ecológico e ir fazer suas compras do mês de bicicleta para não poluir o meio ambiente e depois levar tudo no bagagito da mesma em caixas de papelão (que vem de arvores) ou nas sacolas não descartáveis (também de plástico)fornecidas a "preços módicos" nos supermercados e ainda com o logotipo do dito para você sair por ai fazendo propaganda de graça.

Anônimo disse...

Sou a favor de reutilizar as embalagens, como vidro. Até porque a grande maioria dos plásticos são permeáveis, exceto as embalagens de PET ( refrigerantes com gás ) e as de nylon, usadas para embalar queijos, e similares. As demais são "porosas" ou melhor permeáveis para bactérias e vírus.
Também não existe nenhuma embalagem plástica biodegradável, tem algumas com aditivo, onde promete se deterior com mais rapidez e outras solúveis em água, mas as pequenas partículas continuam ser plástico.
O ideal é continuarmos a usar as sacolas plásticas atuais, muito baratas, e iniciarmos um trabalho de concientização para reciclagem dos mesmos.
Na Europa, nos países mais desenvolvidos, as pessoas limpam com água o pote de ioukurte, para que possa ser reciclado da melhor maneira possível.
Exitem dias específicos para recolhimento dos lixos, como por exemplo :
Jornal uma vez por mes.
Vidro a cada 15 dias
Lixo organico a cada 02 dias
Etc
É que o povo tem conciencia, que precisa separar adequadamente os materiais (lixo), em casos específicos lavá-los, para facilitar a reciclagem.
Na maioria destes países também não é permitido comprar sacos plásticos para lixo, de qualquer fornecedor, são padronizados, com espessura 10 vezes maior, que nós vemos em nossa cidade, o que diculta que eles arrebentam, e assim trabalhar com o lixo é menos desagradável.
Tudo isto é sustentado por forte lei de reciclagem, empresas especializas e com conhecimento para tal, e dependendo do plástico, as próprias empresas produtoras deste produto precisam receber de volta este produto e reciclar o mesmo.
Algo parecido com o que temos com as baterias/pilhas no Brasi.
E qualquer produto plástico, obrigatóriamente tem a identificação do material com que foi produzido. Para evitar a mistura de plásticos diferentes, o que impede a sua adequada reutilização.

Dr.Smith disse...

Igualzinho a Pomerode!
Lixo reciclável a cada 15/20 dias e orgânico quando dá na veneta!

Anônimo disse...

11:32

Não esqueçam que as " famosas biodegráveis " somente se degradam com processo.

Se jogar no meio ambiente, é a mesma coisa que a sacola normal.

Ou vocês não sabiam disso??????

Anônimo disse...

P/16:18 Obrigadooo