12 de agosto de 2009

TEATRO MUNICIPAL




Hoje me ofereceram um convite para a HISTÓRICA ESTRÉIA! Não foi o prefeito, nem sua vice, nem a Prefeitura. Foi um orgão de imprensa! Agradeci.
A concentração excessiva de pessoas poderia me expor ao virus da gripe suína.
Tendo superado um bronco espasmo violento, prefiro zelar por minha saúde.
Mas, tudo bem! Amanhã teremos a inauguração do Teatro Municipal de Pomerode, com a apresentação de DOM QUIXOTE (ESPANHA), pelo BOLSHOI (RÚSSIA) na "cidade mais alemã do Brasil" quando a "Canção dos Nibelungos" (poema heróico medieval narra o amor do subjugador de dragões Siegfried à princesa burgúndia Kriemhild, a morte de Siegfried por Hagen e a vingança de Kriemhild com auxílio do rei dos hunos, Etzel, causa do declínio do Reino da Burgúndia) é declarada patrimônio da humanidade.
A epopéia medieval anônima inspirou artistas durante séculos – entre os quais o compositor Richard Wagner (ALEMANHA) - Opera: O Anel dos Nibelungos - e o cineasta Fritz Lang (ALEMANHA) - filme mudo: Os Nibelungos – e agora passa a pertencer ao catálogo do patrimônio documental da humanidade, reconhecido pela ONU/UNESCO. Finalmente, reconhecida a mitologia germânica. Engrandecida a cultura alemã.
Que a inauguração seja um marco na história de Pomerode e que as portas do Teatro estejam sempre abertas para as manifestações culturais de nossa gente!

4 comentários:

Anônimo disse...

Götterdämmerung...Continua em cartaz no Metropolitan de New York...

São dez anos para se conseguir assistir as montagens em Bayreuth.

Freude Begruesse pode ser considerado um marco do canto coral em ópera.

A vida de R.Wagner exigia um filme,pois é muito pitoresca, além de amigo muito próximo de Nietzsche, amizade que por sí só daria um filme.

Anônimo disse...

Porque você acha que a inauguração deveria ser com alguma coisa "alemã"?
Me soa como preconceituoso o seu comentário. Arte é arte, acima de tudo, independe do país, do credo, da religião.

Anônimo disse...

barbudo....podia ser pior, imagine: a cidade mais alemã no Brasil, com apresentação de Joinvillenses de um grupo de balé Russo que poderiam interpretar Aida, de Verdi, que é um italiano nascido em Roncole...Bem acho que até estamos no lucro com que vamos ter...

Der Sauerkraut disse...

Valeu! Até eu me sinto homenageado (eles vão odiar!) pois, meu lado materno tem sua origem em Toledo, na ESPANHA!