11 de agosto de 2009

TEATRO MUNICIPAL DE POMERODE


A Praça Cultural da área do Teatro Municipal de Pomerode, receberá o nome de Marlene Dietrich, que, segundo o site oficial da Prefeitura, foi uma das maiores artistas alemãs. Acontece que em 1939 ela adotou a cidadania americana, renegando sua pátria. Durante a segunda guerra engajou-se na luta contra a Alemanha e foi até condecorada pela França, por Israel e pelos Estados Unidos. Na Alemanha muitos não a perdoaram por retornar ao país em ruínas, vestindo um uniforme americano. Na sua última visita à Berlin em 1960, ocorreram manifestações de protesto e os manifestantes carregavam faixas com os dizeres: "Marlene, vá embora!". Morreu em Paris em 6 de maio de 1992, e foi sepultada em Berlin conforme seu desejo. Talvez arrependida por ter "lutado" contra a sua pátria quando poderia, com a sua influência, ter partcipado de decisões alemãs que poderiam até ter mudado o curso da história.
Adoro ouvir Lili Marlen, Sag mir wo die Blumen sind e até mesmo Luar do Sertão que ela tentou cantar no Capacabana Palace quando aqui esteve.
Não entendi a homenagem. Por que não Johann Wolfgang Von Goethe? Por que não Immanuel Kant o pensador mais influente dos tempos modernos, nascido em Königsberg, na Pomerânia da Prússia amada?

7 comentários:

Anônimo disse...

Marie Magdelene Dietrich von Losch, o nome de uma heroína alemã, que teve culhoes para dizer a Adolf Hiltler não. Sim, ela não aceitou a ditadura imposta por este austríaco a Alemanha. Foi muito mais corajosa do que muito barão ou general alemão da época. E em sua biografia nunca abandonou seu sentimento pela Alemanha livre, criativa, unida e democrática.

Então temos que tomar cuidado com que falamos dela, mulher que publicamente nos anos 20 usou calças para defender a liberdade feminina.

Podemos dizer com orgulho que ela disse não ao Nazismo de Adolf e disse sim ao povo alemão, que sirva de exemplo para aqueles que hoje disse sim a ditadura democráticas.

Pela memória de Marlene Dietrich

Anônimo disse...

Me perdoem, mas prefiro Leni Riefenstahl...dependendo do ponto de vista o grau de coragem serve para ambas situações: negar ou apoiar algum regime.
Mas sem dúvida não há que se minimizar o Anjo Azul por questões políticas ou supervalorizá-la por isso.

Anônimo disse...

Será que não tem ninguém relevante daqui não?? E que não seja ex prefeito, ex deputado ex qualquer coisa que não sirva para associar sobrenome com dinastias...

Minha sugestão:
lembro de um músico relevante de Pomerode (que não tem associação com política, é claro):
Alfredo Gaedkte.

Em Timbó o pioneiro dos transportes foi homenageado na Rodoviária nova...

É verdade, sem fortalecer a identidade local um dia ela se perde e só ficam os saudosistas...

Hayde Pfuetzenreiter disse...

É verdade, a Rodoviária de Timbó tem o nome do meu Opa, Helmuth Hasse.
Agradeço ao anônimo pela gentil lembrança!

Anônimo disse...

Por favor porque não dar uma nome de alguem especial de nossa cidade, que ja fez muito por ela...Acho que o teatro merece...

Der Sauerkraut disse...

Grande Leni Rifenstahl! Duvido que alguém consiga produzir cenas como as do Triunfo da Vontade.

Anônimo disse...

Santo Youtube!
Seria muito difícil de apreciar tamanha obra sem ele.
É o Triumph des Willens nos anos 30e Citizen Kane nos anos 40...
Muitas idéias, orçamentos mais modestos e sem pirotecnia, "somente" criatividade.
Dá para aplicar esses conceitos também em gestão pública, não dá?