23 de agosto de 2009

55 ANOS ATRÁS



Foi uma daquelas manhãs de chuva fina do mês de agosto de 1954. Como todos os dias, acordei cedo, vesti o uniforme da minha escola e desci as escadas em direção à cozinha para tomar meu café. Lá, encontrei minha mãe chorando e enxugando as lágrimas que caiam em seu rosto. Perguntei por que e ela respondeu que sonhara que o arbusto verde-amarelo plantado na divisa de nossa casa com a da tia Olga havia murchado e morrido. Dizia que isso não poderia ser bom porque, as cores da pátria da plantinha significavam alguma coisa muito importante. Sai e verifiquei que a plantinha continuava firme, forte e linda.Voltei e disse à minha mãe que parasse de chorar. Despedi-me e fui para a escola. Lá chegando, a merendeira (só Toddy na época) disse que poderia voltar pois não haveria aula. Curioso, perguntei por que e a resposta foi cruel e nunca será esquecida. O presidente havia se suicidado. Era manhã de 24 de agosto de 1954 e, queiram ou não queiram, até hoje tenho a impressão que junto com Getúlio naquele dia, morreu um pouco do Brasil. A plantinha da divisa, do sonho de minha mãe, de folhas verde-amarelas tinha muita representatividade. Retornei e contei à minha mãe porque não havia aula. Nós dois, fomos juntos para perto da plantinha da divisa e a contemplamos por alguns minutos em silêncio. Suas cores continuavam vivas e ela também. Por alguma razão que a própria razão desconhece, o arbusto foi o instrumento de comunicação com a minha mãe, sobre o infortúnio que se abatera sobre o país naquela madrugada. Até hoje, guardo a lembrança daquele dia e sempre que posso, leio a Carta Testamento que o saudoso presidente concluiu dizendo que “deixo a vida para entrar na história”.

RUBENS BACHMANN –maio/2009
Publicado como "MINHA MÃE E MINHA INFÂNCIA" pela Sociedade de Escritores de Blumenau-SEB.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bachmann se achando o Batman. Você quer uma medalha? Realmente tu é um cara frustrado. Não deve ter instrução ou capacidade, daí fica querendo criar caso. Me diz o que é bom pra você? Nada né? Porque fazem teatro, vc reclama. Arrumam isso, reclamam. Fazem aquilo, vc reclama.Muda de prefeito, vc reclama. Fica o prefeito, vc reclama. Ah que saco ein? Ah, é uma ofensa até ter esse nome no blog, porque Sauerkraut é uma delícia e nao um monte de merda q nem o blog. Vá criar porcos mesmo, vc ganha mais

Der Sauerkraut disse...

Tá com inveja? 1000 visitas a cada 48 horas!
Por que tu não cria um blog teu? IDENTIFICADO!
Não vou criar porcos porque sou perito judicial, jornalista, bacharel em direito, pós graduado em história e bancário aposentado, tendo sido responsável pelas licitações e compras da Prefeitura de Blumenau.
Gostou?
Os homens estão te pagando para me agredir?