23 de agosto de 2009

NUM ADE DU MEIN LIEB HEIMATLAND





NUN ADE DU MEIN LIEB’HEIMATLAND
(Então, Adeus Minha Pátria Amada) -Uma canção de despedida -
August Disselhoff (1829-1903) – 1851 in Arnsberg

Lembranças de minha infância e adolescência merecem espaços especiais na minha memória e me recordam tempos distantes, em que, na loira Blumenau, ainda se falava alemão, a maioria se orgulhava da origem germânica e muitos lamentavam o período da nacionalização festejando a reabertura de 1947. Contavam-se histórias de “Quinta Colunas”, de torturas, de prisões e muito mais. Foi então que minha mãe contando a história de meus antepassados, referiu-se à canção que eles cantaram no convés das precárias embarcações que deixavam o porto de Hamburgo (1864 e 1876) rumando através do Atlântico em busca da colônia do Dr. Hermann aqui no Vale do Itajai. Minha imaginação conseguia ver meus avós junto aos filhos com os olhares fixos no porto da pátria amada que deixavam e viam pela última vez. Até hoje, a imagem está na minha memória e, quando quero, ouço a canção cantada por minha gente acompanhada do marulhar das ondas do mar do norte. Recordo também, a apresentação de peça teatral no salão Paulo Fischer, lá no bairro da Velha, sob o comando do maestro Baungarten e com meu irmão mais velho (Siegfried) caracterizado como um silvícola. O grupo ligado na época à Sociedade Lyra, iniciava a peça com a despedida na Alte Heimat e, cantando NUN ADE DU MEIN LIEB’HEIMATLAND. O bom povo do bairro da Velha aplaudiu e pediu bis. Bons tempos! Então ainda havia reuniões em família que comentavam a letra da canção, a gente imaginava o céu azul daquela despedida, o campo, o rio amado - triste por ver partir quem se banhou nas suas águas - e as florestas. Pela última vez os pioneiros saudavam a pátria que ficaria distante mas sempre na lembrança em todos os seus dias na nova terra do outro lado do oceano. Na inauguração do portal norte de Pomerode (cópia do existente no porto de Stettin nas margens do Rio Oder) também assisti à representação teatral da saída dos pomeranos para o Atlântico e para a nossa região. Com o saudoso Von Der Heyde, naquele dia, mais uma vez, vi (na representação teatral) os bravos pioneiros acenando seus lenços aos parentes e amigos que ficavam, cantando a linda canção naquela distante despedida. Dentre tantos valores que herdamos de nossos antepassados, com certeza, um dos mais importantes, é o amor à pátria. Disselhoff nos versos de NUM ADE DU MEIN LIEB’HEIMATLAND conseguiu colocar toda a emoção da nossa gente, cujos filhos e netos, hoje vivem num novo porto, num novo vale e às margens de novos rios. Longe das ondas do mar do Norte ou da calmaria do Báltico e próximos, do Atlântico Sul.
Aqui vivem, sem despedidas, nas terras conquistadas por seus antepassados. Brasileiros de olhos azuis, mas grandes brasileiros!

Rubens Bachmann
Jornalista – RG 01650 – JP – DRT/SC

3 comentários:

Anônimo disse...

Bachmann se achando o Batman. Você quer uma medalha? Realmente tu é um cara frustrado. Não deve ter instrução ou capacidade, daí fica querendo criar caso. Me diz o que é bom pra você? Nada né? Porque fazem teatro, vc reclama. Arrumam isso, reclamam. Fazem aquilo, vc reclama.Muda de prefeito, vc reclama. Fica o prefeito, vc reclama. Ah que saco ein? Ah, é uma ofensa até ter esse nome no blog, porque Sauerkraut é uma delícia e nao um monte de merda q nem o blog. Vá criar porcos mesmo, vc ganha mais

Anônimo disse...

então vai comer chucrute ô animal!

Anônimo disse...

hahahahahahahaha
tá engraçado isso dele sempre colar o mesmo recado. esse cara deve ser bem muquirana. unha de fome. deve ser daqueles que economizam até bom dia.
usar sempre o mesmo texto idiota.....coisa de imbecil.