23 de agosto de 2009

TEATRO MUNICIPAL DE POMERODE



Eu até tento não ser tão crítico como dizem que sou. Mas, não consigo assimilar que um marco tão importante como o Teatro Municipal de Pomerode, tenha sua inauguração, programação e homenagens decididas sem consulta ao povo ou, pelo menos, após ouvida a opinião das lideranças representativas da sociedade. Até mesmo a escolha dos homenageados resumiu em seis linhas a Weege Indústria Alimentícia quando, todos sabem, que a Weege não foi só uma indústria mas uma sucessão de homens e mulheres pomerodenses que ajudaram a construir esta cidade e que a representaram até no exterior, em feiras internacionais conquistando prêmios e medalhas. Nem o nome de Hermann Weege, foi citado. Por outro lado, linhas sobraram para Rodolfo Siewert e Hermann Gehrmann (que deixou a cidade) e se omitiram linhas da biografia de Marlene Dietrich, por conveniência. Quantos Pomerodenses tinham acesso ao "Quitandinha do Sul"?
Nem mesmo a banda DIE ORIGINALEN REGA BLÄSER incluiu na sua apresentação NUN ADE DU MEIN LIEB HEIMATLAND ou ALTE KAMERADEN para homenagear o povo que iniciou a história desta terra.
A crítica é livre! "Apontar as falhas dos homens, criticar suas condutas, censurar o seu comportamento é um dever social indeclinável..."(Sérgio Roberto Baasch Luz)
O que a família Weege fez por Pomerode, merece ser resgatado.
Em respeito aos Weege e sua participação na história de Pomerode.

22 comentários:

Anônimo disse...

Hermann Gehrmann era um curandeiro. Fazia garrafadas!
Será que a Frau Voigtlaender(Kleinschmidt) ou a Frau Scheiwe - benzedeiras, também serão homenageadas daqui a 50 anos, caso construam um hotel e depois o abandonem??????
Ou o Chico do bazar de R$1,99???
Talvez a Marli, da loja de sapatos??

O que é exatamente cultura? Qual atitude relevante foi levada em conta?
Mais parece terra de Sarneys....homenagear parentes de quem está no poder. O que mais teremos?

Anônimo disse...

dá pra trocar os nomes quando trocar de prefeito?????

será a mãe de quem?

Anônimo disse...

É papel do historiador manter a história viva, e mais importante que seja de pessoas importantes para historia. Os critérios para homenagear alguém parecem bem definidos em quase todo Brasil: ser parente de político no poder.

Anônimo disse...

O teatro municipal foi construído para a elite pomerodense e não para o povo. O governo municipal vigente foi eleito para ser o governo da elite pomerodense e não o governo do povo. Pomerode foi projetada nos últimos 8 anos para ser uma cidade da elite sem povo habitando nela.
Pomerode não é e nunca foi uma cidade com um povo de origem alemã. Era sim uma cidade com descendentes de vários povos europeus como alemães, italianos, austríacos, poloneses, espanhóis, portugueses, holandeses, eslavos e franceses. Hoje Pomerode tem um povo sem identidade pois na sua maioria são imigrantes vindos de todas as partes do Brasil (aposentados e pensionistas com a vida ganha ou mão de obra barata VIP - vindo do interior do Paraná - vindo do interior Paulista - vindo do interior do Pernambuco).
Nestes termos o único orgulho de ser pomerodense é que Pomerode é a cidade mais vira-lata do Brasil.
Homenagear pioneiros da cidade? Vale muito mais a pena homenagear um taxista que ganhou a vida botando fogo na própria casa e mandando roubar o próprio carro para ganhar dinheiro do seguro.
Dá muito mais voto um representante da classe mais suja da cidade que ganham a vida trazendo drogas e produtos sem procedência.
Com o poder judiciário que temos por aqui Pomerode tornou-se a cidade maravilhosa - para os bandidos, traficantes, agiotas e até taxistas - fruto de um poder executivo falho e um legislativo impotente.

Anônimo disse...

Olha, gosto muito da nossa vice, sério mesmo. Mas alguém aí me explica o que foi que o pai da vice prefeita fez pela cultura de Pomerode?

Anônimo disse...

não parece ninguém pra te contar porque não tem o que contar. gente boa....só isso!

Anônimo disse...

as pessoas que estão verdadeiramente envolvidas com a cultura de Pomerode não foram sequer convidadas para a inauguração. ato não secreto, bem visível.
pessoal de dança, coral, música, teatro, eles deveriam estar lá. mas políticos tinha muito...até demais. todos querendo discursar.

Anônimo disse...

uma coisa que falaram aí em cima é verdade. Com esse Judiciário daqui, é perigoso ser uma pessoa de bem.

Anônimo disse...

Tá mas lendo, relendo tem alguém que se importava com a cultura em Pomerode?

Aqui tudo sempre foi feito visando ganhar algo, vendendo ou trocando, mas sempre ganhando algo.

Os Weege? Comerciantes também! E eu não colocaria minha mão no fogo pelo que fizeram na cidade.

Os Schmitz industriais, que ainda hoje se valem dessa maldita dita tradição para ganhar algo do governo, até já ameaçaram fechar, que fechem.

Aqui sempre só teve colono ou oportunista, um e outro era gaiteiro, que ai vem a coisa de se ter musica para se justificar uma festa e tomar toda cerveja que pudesse no dia.

Vamos para com essa demagogia, aqui não teve um que prestasse para se dar o nome a algo.

Anônimo disse...

As manifestações culturais devem ter ocorrido em algum momento, no passado.
Não houveram professores de música nessa cidade?Atores?Ninguém publicou obra? Escultor eu sei que teve... Ninguém com alguma expressão cultural? Será?
Com a palavra a história.

alemão disse...

O Anonimo acima que disse "aqui não teve um que prestasse para se dar o nome a algo.", com certeza não é de Pomerode, pois demonstra que não conhece nem um pouco da história desta bela cidade, ou é realmente frustado..

Anônimo disse...

o nome da família é Schmidt!
prova de que vc não conhece nada de Pomerode.
tem gente que presta sim e muito.

Der Sauerkraut disse...

Na Escola Olavo Bilac havia uma quadra de esportes com o nome de um morador do Testo Central. Construíram a quadra coberta e se foi a placa e o nome.
O ginásio de hoje chama-se João Pizzolatti apesar de, na época, ter existido um movimento para que tivesse o nome de Hans Fischer.

Anônimo disse...

HA BARBUDO APOSTO CONTIGO QUE DAQUI HA 4 ANOS TUDO QUANTO É OBRA DESSA CIDADE VAI SE CHAMAR PIZZOLATTI OU KNAESEL.

Anônimo disse...

Não precisa esperar 4 anos, isso já acontece hoje.Como vc chega a Timbó?

Der Sauerkraut disse...

Ainda é possível pelo Soutosbach/Morro Azul. Se não ocorrerem deslizamentos.

Anônimo disse...

O anonimo aih de cima se refere ao nome da rodovia SC - 416 também chamada de Ralf Knaesel. e não como chegar literalmente falando.

Anônimo disse...

Bom Dia !!!
Toda crítica e opinião deve ser respeitada, porem isso não confere a pessoa o direito de "julgar" todos pelo comportamento de alguns. Por outro lado toda generalização é perigosa porque coloca no mesmo patamar "estes", "aqueles" e "os demais". Por isso, dizer que nesta cidade não houveram pessoas dignas, merecedoras de homenagens, é no minimo mostrar falta de comprometimento e identidade com Pomerode, bem como admitir sua ignorancia histórica que fez essa cidade ser assim. Não vou entrar no mérito de quem foi homenageado, e tampouco dos critérios utilizados, porque isso a propria história tratará de solidificar se foram justas ou corretas. Existiam, existem e sempre existirão pessoas, muitas vezes anonimas, que fazem a grande diferença no crescimento de uma cidade, porque sabem o real valor que lhes foi ensinado, pelo exemplo de trabalho, honestidade e dedicação; diferente daqueles que apenas formaram fila com criticas levianas e sem conhecimento de causa e muito menos, com moral para julgar quem quer se seja.

Anônimo disse...

Exato, por isso sempre é salutar a crítica, para freiar as demasias que acabma ocorrendo.
Muitos dos comentários sobre homenagens levam em consideração isso e de como uma homenagem é válida, duas quem sabe, mas quando passam para muitas,daí fica a impressão da estratégia da fixação diuturna de sobrenomes para criar associação, como se já trabalhassem no incosciente das pessoas que frequentam e utilizam instalações públicas.
Se não houver crítica isso acaba sendo tolerado e aceito como natural, quando não é. E todos sabemos disso e como funcionam essas coisas.
Se não fosse assim então porque não contratam comissionados por mérito ao invés de barganha política?Ou melhor,alçam os concursados para cargos de direção, como manda a Lei Orgânica, a Constituição e a inteligência administrativa. Não estou falando só de Pomerode, mas não excluo essa prática nessa cidade.

Anônimo disse...

Bachmann se achando o Batman. Você quer uma medalha? Realmente tu é um cara frustrado. Não deve ter instrução ou capacidade, daí fica querendo criar caso. Me diz o que é bom pra você? Nada né? Porque fazem teatro, vc reclama. Arrumam isso, reclamam. Fazem aquilo, vc reclama.Muda de prefeito, vc reclama. Fica o prefeito, vc reclama. Ah que saco ein? Ah, é uma ofensa até ter esse nome no blog, porque Sauerkraut é uma delícia e nao um monte de merda q nem o blog. Vá criar porcos mesmo, vc ganha mais

Der Sauerkraut disse...

Tá com inveja? 1000 visitas a cada 48 horas!
Por que tu não cria um blog teu? IDENTIFICADO!
Não vou criar porcos porque sou perito judficial, jornalista, bacharel em direito, pós graduado em história e bancário aposentado, tendo sido rfesponsável pelas licitações e compras da Prefeitura de Blumenau.
Gostou?
Os homens esão te pagando para me agredir?

Anônimo disse...

hahahahahahah.
to lendo de cima pra baixo e me divertindo!