12 de outubro de 2011

REFLETINDO



Três características identificam o povo alemão. O orgulho, a vontade e o trabalho. Todo o sucesso alcançado pela Alemanha, em todos os campos tem origem no orgulho que todo alemão tem por sua terra, na vontade de realizar, de vencer e no trabalho ao qual não se furta, em busca de seus objetivos.
Os três valores, são comuns a cientistas, soldados, operários, servidores públicos, construtores, inventores, trabalhadores braçais, mestres e alunos, crianças, jovens e adultos.
Esse espírito norteou os antepassados de nossa gente e resultou na construção de tudo que hoje desfrutamos na "cidade mais alemã do Brasil".
Os mais velhos, observam que mudanças ocorreram em nosso meio e novos valores - bons e nem tão bons - são introduzidos por diversos meios e Pomerode, aos poucos mescla às suas características originais, influências diversas de outras origens.
Perde, aos poucos, a característica inicial do povo alemão: seu orgulho, sua vontade e seu trabalho.
Passa a ser mais brasileira, multi étnica e com uma cultura diversificada, sem abandonar suas origens, enquanto é possível.
Talvez tenha chegado o tempo de aceitar que já não somos "a cidade mais alemã do Brasil" e admitir que somos hoje "mais uma cidade brasileira de origem alemã" onde convivem brasileiros de todas as etnias.

4 comentários:

IRIO disse...

Se nos dermos o trabalho de pesquisar sobre Relações institucionais e aí também culturais e comerciais vamos ver que pelo Brasil a fora muitas são as "Pomerodes". Todas as atitudes de mantar a cultura alemã em Pomerode são válidas. Porém Pomerode ficou diferente sim. Ficou mais industrializada. 70% da economia é industrial e os outros 30% divididos entre comercio, turismo e atividade rural (agricultura e pecuária). Pomerode nos últmos anos cresceu mais que a China e só não cresce mais por falta de mão de obra e questões geograficas que impedem a vinda de grandes empreendimentos industriais. Portanto, seria inimaginavel uma Pomerode sem Paulistas, Parananaenses, agora nordestinos etc. Nossas empresas iriam sucumbir. A forma rápida dessa mudança está transformando sim Pomerode. Portanto somos mais uma cidade brasileira de origem alemã que tenta não perder suas raízes, mas meramente no aspecto cultural cultural. Sabemos que a lingua alemã é importante mas convenhamos que o jovem que nao pratica mais o alemão em casa prefere a lingua inglesa pois de fato é universal. Saber a alemã é um conhecimento a mais disso não há dúvida e tem campo de aplicação em empresas multinacionais instaladas no país. Em pouco tempo certamente falaremos da importancia de aprendermos o Mandarim. É assim que a era global assopra os ventos e não temos como fugir dessa realidade.Caso contrário ficaremos alienados.

Anônimo disse...

Sim , temos hoje mais de 4 mil migrantes, dos 4 cantos de nosso País.
É bom e é ruim. Mas é o processo evolutivo que ocorre em todo o mundo. Hoje a Alemanha recebe todo ano centenas de milhares de imigrantes, Turcos, Indianos e Chineses principalmente... é a globalização, as pessoas honestas querem trabalhar e vão para onde o emprego está. Temos que cuidar das tradições e de nosso passado , mas temos que olhar para nosso futuro também . Não podemos viver isolados do mundo.

Anônimo disse...

ich bin stolz ein Brasileiro zu sein.

Anônimo disse...

Em vez de Festa Pomerana poderiam mudar o nome para FESTA DOS IMIGRANTES como é feita em Timbó!
Com certeza ia dar público, visto que ia agradar a todos que residem na nossa bela e querida Pomerode!