28 de outubro de 2011

29a. FESTA POMERANA




A Prefeitura está divulgando que a Festa Pomerana terá NOVIDADES INSPIRADAS NA OKTOBERFEST DE MUNIQUE!!!

Com GRANDES NOVIDADES na programação e na decoração apresentam a 29a. Festa Pomerana como uma tradição "que busca preservar a cultura brasileira de origem alemã, respeitando suas raízes e mantendo-se sempre autêntica.

A "inspiração para as inovações veio diretamente do berço dos colonizadores (?) e as referências foram trazidas da Oktoberfest de Munique, a maior festa de tradições alemãs do mundo, pela Diretora de Eventos da Secretaria de Turismo, Cultura e Eventos ???), Ivone Lemke, e pelos dançarinos do grupo de danças folclóricas Alpino germânico, que tiveram a oportunidade de ir à Alemanha conferir o evento em setembroi deste ano".

Como não poderia ser diferente, a inspiração para as inovações veio diretamente do berço dos colonizadores. A referências foram trazidas da Oktoberfest de Munique, a maior festa de tradições alemãs do mundo, pela Diretora de Eventos da Secretaria de Turismo, Cultura e Eventos (????), Ivone Lemke, e pelos dançarinos do grupo de danças folclóricas Alpino Germânico, que tiveram a oportunidade de ir à Alemanha conferir o evento em setembro deste ano.

"Especialmente, uma série de detalhes serão incorporados à decoração do Parque de Eventos para encantar e tornar a nossa festa cada vez mais genuína", ressalta Ivone.

recebido por e-mail.

Pois é...A diretora Ivone ainda não deve ter apresentado o seu relatório da viagem pois o Secretário não enviou o mesmo ao Sauerkraut, até esta data.

O panfleto diz que "quando chega o verão, as delícias de origem alemã são postas à mesa.

"Experimente muita alegria, história (?) e diversão em 11 dias de Festa Pomerana."

"Música, dança e gastronomia típica fazem parte de um cardápio (?) de imperdíveis atrações."

Gente...O verão chega em dezembro, e as delícias de origem alemã estão à mesa durante todo o ano. Eu nunca vi em cardápio (lista das iguarias que um restaurante pode servir) música e dança.

A programação fala em desfiles, danças, música e apresentações culturais, jogos e competições de origem alemã, farta gastronomia típica, feira de produtos locais e regionais e parque de diversões.

NADA DE NOVO!!!

INSPIRAÇÃO para as inovações a diretora poderia ter buscado na OKTOBERFEST de Blumenau sem onerar o tesouro público, com as famosas diárias aqui comentadas pelos leitoes do Sauerkraut.

O que a FESTA POMERANA precisa mesmo é de SANGUE NOVO!!

NADA É ESTÁTICO! TUDO É DINÂMICO!

A imagem das mesmas carroças, dos mesmos carroceiros, dos mesmos fordecos, dos mesmos porta bandeiras, dos mesmos clubes de Caça e Tiro com os mesmos uniformes (apesar das subvenções) precisa ser substituída.
Também a equipe com o mesmo tesoureiro, os mesmos guardas, os mesmos porteiros, os mesmos seguranças, e por aí vai.
Até nas competições de doces, cucas, licores, serradores e lenhadores os participantes são os mesmos!

ESTÁ FALTANDO CRIATIVIDADE!!!

19 comentários:

Dr.Smith disse...

A festa pomerana!
Esta sim digna de uma reflexão:
Os desfiles dos colégios e dos grupos de caça e tiro que só agradam aos parentes.
As danças embaladas pela onipresente banda OS MONTANARI como se nada de melhor houvesse na região.
Os jogos tipicamente alemães como dar uns tirinhos.
A gastronomia do Torten Paradise ou o X do alemão,garantia de horas de leitura agradável no trono.
A feira de artesanato feito mezzo MDF mezzo China tipico da Alemanha.
O parque de diversões então...um Beto Carrero em Pomerode!
E para tudo isso você paga apenas uma graninha!
E a Ivone e mais uma patota foram até Munique para fazer tudo isso para nós!!!Que altruísmo.
Pena que para ir ao berço dos imigrantes eles deveriam ter ido para a Polônia.Mas isso é só um detalhe pois de graça(no nosso c...)até ônibus errado e injeção no olho!

Anônimo disse...

Realmente, pra nós pomerodenses, tudo é repitivo e enjoativo.
Mas os turistas de verão, oriundos do Oiapoque ao Chuí, que passam em média 2 dias no beto carrero, 1 na havan, acabam escapando à noite, ou mesmo num sábado/domingo e vindo a Pomerode, pra comer algo diferente, costumes, danças folclóricas, bandinhas. Vem em grupos, em famílias e não são molestados, é só isso. Experimentar um chopp artesanal, uma lembrancinha pra neta ou outro familiar. Observam algumas pessoas com hábitos diferentes, nada + .
Inovar, realmente fica difícil, mas a festa atrai e depende dos turistas, não do pomerodense e da região. Se acontecesse no mes de outubro, ja teria falida, fatalmente.

Anônimo disse...

A Festa Pomerana é uma unanimidade para qualquer um que vem de fora e participa. Todos adoram e elogiam. Claro que nada é perfeito e a sociedade precisa acompanhar, questionar, sugerir.
Mas só pode querer mudar tudo quem critica só pelo esporte de criticar.
Ah, e se todo servidor público procurasse fazer bem feito seu trabalho como a Srta. Ivone, esse país estaria muito melhor.

Anônimo disse...

A oktber não é diferente, todo ano a mesma coisa....as pessoas vão para sair com os amigos, se divertir e os turistas para conhecer! uma festa alemã não tem muito que mudar ou perde a tradição!

Anônimo disse...

Só elogios dos comentaristas acima mas se um evento não dá lucro , é vantagem fazer?

Anônimo disse...

Uma festa Pomerana trás o público de 60.000 pessoas. Destas, 50% é de Pomerode (porque só 50%?), 30% da região e 20% de turistas. Deste s últimos, talvez 10% fora do estado. Ainda ocorre em período de forte calor e de trovoadas.
A festa se não tiver novos ingredientes está fardada ao fracasso ano após ano. Não aceitam sugestões.( O desfile uniformizado dos Clubes continua sendo um desfile semi militar. Minha sugestão é radical. 1) Reduzir a festa para 5 dias(isso reduzirá custos e permite mostrar cultura); 2) Desfiles: Um de abertura e um de encerramento mas com qualidade e quem sabe um tema; 3) Uma atração Nacional.

Achei que a criação da Fundação Cultural poderia mudar o conceito da cultura. Mas aí pelo jeito não muda nada mesmo. Triste sina. Vamos de novo a Blumenau e nos divertir nas quintas feiras das noites de janeiro.

Anônimo disse...

Olha, investimento privado visa cifrões, lucro e + lucro, pois do contrário, quebra, como aconteceu com a weege, hass calçados, dublack, porcelana schmidt (meia quebrada) e outras, falando-se de pomerode.
Mas, como tem um custo indireto bancado pelo poder público (nosso dinheiro), ainda é viável pro município promover a festa, mesmo que não apresente lucro em espécie direto.
Mas mtos negócios se beneficiam indiretamente, através da festa pomerana.
Temos que cuidar para pomerode não se tranformar na cidade do " já tinha".
O sustentáculo da festa são os grupos folcóricos, clubes de caça e tiro e outras entidades.
A Apae, a creche, a acip, os gastrônomos, produtores de artesanatos e outros + podem opinar com estatísticas e informações concretas, sobre a validade da manutenção da festa.
Se fecharmos o zoo, não realizar a festa pomerana, corremos risco de sumir dos roteiros turísticos e culturais.

Anônimo disse...

Por que ir a Blumenau às quintas.
O pessoal do turismo de lá foi egoísta em criar essa concorrência com a cidade + alemã do Brasil, nas quintas com o período da festa.
Pomerode foi pioneira. Já tivemos períodos distintos de festa: 3 dias, 15 dias, 10 dias.
Atração nacional cobra uma fábula, e com certeza o prejuízo é certo.
Desfiles diários. Sugestão do falecido Beto Carrero, pois lá faziam há anos, pelas 17:00 com todas as atrações artísticas. Deu + vida a festa.
Só 2 desfiles, abertura/encerrmento, podem não acontecer se chover.
Já se fez desfiles só aos sábados à tarde e domingo pela manhã, com palanque na rua XV, saída Posto Ramthun chegada na praça/Prefeitura.
Semi militar. É uma característica dos clubes de caça e tiro, inclusive "eles" usam a expressão marcha e não desfile.Querem demonstrar como fazem nas festas de rei e rainha, que acontecem semanalmente, nos 16 clubes.
É difícil incutir neles, que na festa pomerana é desfile, e não marcha em busca do rei/rainha.
Fundação Cultural. Presidente renunciou, e agora, como fica a situação. O que prescreve o regulamento/estatuto da Fundação Cultural.
Qto a reduzir os dias, quem pode dar a opinião + coerente são as entidades APAE, Creche, ACIP, Grupos Folclóricos, Clubes de Caça e Tiro, entidades de classe.

IRIO disse...

P/ 22:24
Fechar o Zoologico. Que besteira é essa? Ninguém falou em fechar o zoologico. Ele é a alavanca do pouco turismo que temos.
Quanto a Blumenau. Pode até ser egoismo. Mas 4 dias durante o mes atrai publico muito maior de que nós em 10 dias. Onde falhamos?
O desfile do Beto Carrero tem vida. Nem a Oktoberfest se arisca a fazer isso. Palanque é para exibir politicos. O povo não quer esses tipo de "confraria".
Festa da cebola traz 5 ou 6 atrações e nõs com a decima quarta economia nao conseguimos trazer uma banda? E poruqe nao trazer uma Apresentação da Alemanha? o Governo do estado não tem doado à festa em torno de R$ 100.000,00?
Marcha militar com direito até de levantar o braço direito (continencia histórica a Hitler?). Aí tem que nascer o diferencial. Os clubes pleiteiam dinhero para participar desta "marcha" Por que a organização não define temas especificos para cada sociedade ou grupo deles? o 25 d ejulho já incorporou essa idéia, mas também já cansou. precisa mudar.
Fundação cultural já comentado em outro espaço.
Redução de dias não significa reduçãso de movimento. Significa concentração de movimento. Todos ganham.
Nenhuma das precisa ser fechada e encerrada. Mas que mudar algo a isso precisa.
Voce certamente é alguem ligado a organização. Veja só como são dificeis de enxergar possibilidades de mudanças. Eu não gostaria que o dinheiro do meu imposto servisse para cobrir despesas de festa pomerana, Clubes de Caça e Tiro que são associações, em Pomerode até inovaram e tornaram elas de Utilidade Pública(algumas até o fazem).
A cultura precisa de gestão profissional.
Querem uma sugestão para cultura. Existe aqui em Pomerode um órgão que me de acesso a minha arvore genealogica? se tem informem isso ao povo. Isso certamente interessaria. Não tem.

Anônimo disse...

Uma dúvida: a festa é visada somente para os turistas ou para o nosso povo e região?

Anônimo disse...

Uma típica família Pomerana na propaganda não é mesmo? Bem atual... kkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

É difícil atender 3 segmentos tão diferentes: turistas, região e nosso povo, num mesma festa.
Pra sobreviver, precisa de todos.
Definiu-se a festa pra janeiro pra comemorar dia 21, data emancipação do município. Coincidentemente atrair turistas em férias no litoral, e tbém trazer público da região e do município.
Mas o custo/investimento fixo se tornou elevado.
Sabe-se que as festas na região no mês de outubro, trazem pouco retorno aos municípios, mas assim mesmo precisam estimulá-las.
Mas o debate de ideias e propostas precisa haver. Falta + envolvimento de pessoas, que possam contribuir com propostas exequíveis.

Anônimo disse...

Árvore genealógica. Algo mto importante pra descedentes da europa.
Talvez, algum convênio com algum instituto da Alemanha.
Quem pode sugerir, como implementar tal pesquisa.
As pessoas que tem contato com a Alemanha e outros países da europa, esse intercâmbio seria mto interessante.
Quem sabe, algum convênio da Fundação Cultural com embaixadas da Alemanha e de outros países.

Anônimo disse...

Espero que os R$7.700,00 em diárias e mais a passagem aérea gasto pela diretora de turismo ajude a festa a não ter prejuízo este ano....quanto gasto desnecessário...

IRIO disse...

p/19:58
Custo fixopara 10 dias é muitomaior doque custo fixopara 4 ou 5 dias.
Debate. Claro que é importante, mas quem tem a chance de dar opiniões? Tudo parece ser um Clube fechado na secretaria e turismo e cultura. como fazer o debate? Criem uma comissão coluntária em fevereiro para iniciar o debate.

p/20:09
Isso aí. Embaixadas, câmaras. é só pesquisar. esta era a idéia para o Parque Alemao.mas tem como fazer e é mais fácil do que se pensa. Como cidade mais alemã já deveríamos ter esse serviço pois nem todos tem acesso a internet.

Anônimo disse...

AINDA LEVANDO EM CONTA QUE ESTÁ EM CARGO COMISSIONADO ( SEM CONCURSO ), HÁ MUITOS E MUITOS ANOS.
AGORA QUE JÁ VIAJPOU PRÁ ALEMANHA, ATÉ QUE PODERIA SER DEMITIDA, NÃO É?

Anônimo disse...

p/14:58.
Ela está proibida pelos superiores hierárquicos a apresentar publicamente os seus relatórios.
Parece que foi a 2a. ou 3a. viagem a serviço, designada pelo Poder Executivo.
Deve haver um equívoco, pois a diretora de turismo é concursada ou não?
Se for apenas comissionada e viajar + pra alte heimat, aí é um absurdo, é uma dependência doentia.
Somente concursados poderiam ter essa missão, pois do contrário é um investimento do município de alto risco.
Sendo concursado, tem-se a ideia, de retorno ao município a longo prazo.

Dr.Smith disse...

Teta,teta,tetinha...continuo a lhe mamar!
Teta,teta,tetinha...chupando até me esbaldar!
Teta,teta,tetinha...e quando essa se acabar.
Teta,teta tetinha...em outro partido vou me arrumar!

AS COLIGAÇÕES LHE ESPERAM DE TETAS ABERTAS!

Dr.Smith disse...

Então para começar a entrar no clima!

http://www.youtube.com/watch?feature=player_popout&v=zpBkUY62TtM