21 de outubro de 2011



SABEDORIA

é saber o que fazer!

HABILIDADE

é saber como fazer!

VIRTUDE

É FAZER!.

do meu amigo: TADEU COMMERLATTO.

18 comentários:

Anônimo disse...

Não com esse prefeito mané!!

Anônimo disse...

Não adianta ser eficiente, tem que ser eficaz.

Anônimo disse...

Muito tem se falado sobre turismo aqui na cidade, mas será que realmente interessa o turismo para nós?
Turismo gera renda ? Sim.
Mas há que custo ? Aí é que está o problema, não tem como controlar que tipo de turismo iremos receber, vem de tudo. vem o turista família, vem o desordeiro, que só quer beber , brigar e destruir ... vem os criminosos, quem sempre vão atrás do movimento e do dinheiro, vem o aumento da população, e na sequencia começa a faltar tudo, desde o pão na padaria até o atendimento médico ... turismo é e sempre será uma faca de dois gumes...

Anônimo disse...

Sobre a mensagem de 14:46 - Tem como controlar que tipo de turista vai receber sim! Cabe ao município (público e privado) direcionar os eventos e atrações para atrair os turistas que interessam...Veja Gramado e cidades vizinhas no Rio Grande do Sul. 20 anos atrás, vieram a Pomerode para aprender e se "insipirar" com nossa influência germânica. Desenvolveram o turismo e hoje é a principal fonte de receita da cidade. Com isto, Gramado, Canela, Nova Petrópolis etc. ficam cada vez mais ricas e bonitas. Apesar do fluxo de turistas, as casas de lá continuam não tendo grades na calçada.

IRIO disse...

Quando eu vou a Gramado eu vejo uma cidade totalmente vocacionada ao Turismo. as ruas pavimentadas. comercios, hoteis, restaurantes também vocacionados. populaçao vocacionada.Quando vou a Gramado eu vou também a Canela, Nova Petropolis, vou ao vale dos vinhedos, vou a Caxias. O turismo pomerodense não pode ser comparado ao de Gramado e nunca vamos ser. Nosso turismo é de cultura que é totalmente diferente. Eu diria que o Zoologico é o único motivo de vir a Pomerode sem ser gastronomia que é cultural. Em Pomerode não temos as ruas pavimentadas que ofereçam ao turista um sensa'~co de bem estar. As belas casas e jardins de Gramado não existem aqui salvo excessões. O comercio fecha nos finais de semana desde o sábado ao meio dia quando em tese o turista viria. Logo, nao temos turismo comercial e poucas divisas ficam na cidade no aspecto comercial. Vamos citar a rota do enxaimel. Na rota existem umas 10 casas mas espalhadas e ao turista nada oferece como por exemplo um café colonial. Além disso o turista precisa colocar seu carro em rua empoeirada e cheia de burracos. Até os jardins bonitos estão sumindo. As flores nos jardins estãosumindo.
Então se a população não está nem ai, seu o próprio poder publico não tem como oferecer vias pavimentadas e confortáveis, se o comercio fecha as portas nos finais de semana. Concluimos mais uma vez que o Zoologico é o único ponto turistico, mas também é um turista familia.Que vem para passear no zoologico com a a familia, para mostras animais as crianças. Acredito que o turista do zoologico deve ser o catarinense. Não tem morros explorados turisiticamente ( o turista gosta ver a cidade de cima) e olha que temos relevo para isso. Todos os empreendedores são unânimes em afirmar que não vale a pena investir em turismo pelo pouco volume de turistas. Será que vale a pena o poder publico investir tanto? Será que os secretários de turismo falharam nos ultimos anos?
Na minha mente está clara e tenho conversado com muitos empresários a respeito, e todos são unânimes em dizer que Pomerode não tem vocação turistica. A vocação de Pomerode é industrial até certo ponto, pois ão tem mais como ampliar devido as precárias condições geográficas. Esse é um assunto muito sério mas precisa ser encarado com responsabilidade pois a cidade investe muito nesta área. Acredito até que investe meito mais do que tem de retorno.

Anônimo disse...

Quando eu vou ao gramado é pra roçar a grama.

jeca tatu alemão disse...

P/ 08:36 (Irio)
É um assunto complicado mas acho que Pomerode realmente não tem vocação turística a não ser o Zoológico que deveria receber especial atenção dos nossos governantes, esse sim , atrai muitos visitantes!. Acho que a expressão "Cidade mais alemã do Brasil" não condiz mais com a realidade mas nem por isso precisamos deixar de lado as nossas tradições e costumes!Mesmo querendo tornar a nossa cidade turística seria impossível pelo fato de não haver mão-de-obra disponível para tal! Assim nas empresas e comércios da nossa cidade já falta mão-de-obra imagina arrumar pessoal para trabalhar final de semana, feriados , sem considerar que teria que ser qualificada!(Será que uma Porcelana Schmidt hoje conseguiria ter novamente 1.000 funcionários? ).
Com relação a Gramado, Canela existe muita coisa por lá que é FAKE (outras cidades também tem) e se for sair da area turistica , nos arredores não vão achando que lá é igual.
Finalizando considero assim: o que adianta nós termos um teatro super bonito de dar inveja para muitas cidades , se o acesso das vias até o local deixa a desejar! Fico imaginando o que o turista pensa quando vem sentido Jaragua do Sul/Pomerode quando adentra no "vale europeu" com relação ao estado da rodovia!

Anônimo disse...

Colocação coerente. Se a festa pomerana fosse transferida pra outubro já teria falida. Apesar de não dar lucro, precisa ser mantida, pois os turistas de verão aproveitam algumas horas ou até 1 dia em Pomerode, mas oriundos de outros estados, pois visitam Beto Carrero, Havan, praias ...
Em época passada pomerode iniciou o curso de turismo e lazer, via furb, mas não se manteve, pois os acadêmicos vindos de outras cidades não tinham onde morar e mto menos locais de trabalho, pois o curso era noturno.
Enfrenta-se a mesma situação com a língua alemã. Os profs. vieram de outras cidades, até profa.carioca leciona alemão em pomerode.
Precisam reunir os gastrônomos, e outras entidades que atuam na área de turismo, pra se estabelecer algumas estratégias e metas a curto prazo, pra pomerode não desaparecer das rotas de turismo do vale europeu.
Quem for da área precisa manifestar-se ...

Ricardo Goerl disse...

RICARDO GOERL
Caros blogueiros
Vou complementar o que o amigo Irio falou sobre turismo.Conheço Gramado desde criança/rapaz,pois morava em Porto Alegre e seguidamente estava la.Durante muito tempo não era nada mais que um ponto de passagem para Canela, esta sim uma cidade de movimentação turistica.Ìamos a bailes no Serrano, em Canela,e na volta dormiamos dentro do auto estacionado em Gramado,para acordar la pelas 9,00 horas da manhã e então voltar a P.Alegre. Nova Petropolis tinha uma rua asfaltada(estrada)umas poucas transversais calçadas de paralelepípedo e só.Gramado tinha
na Borges de Medeiros umas casas velhas, de madeira, uns poucos bares/restaurantes que não eram la grande coisa e nada mais.O unico hotel mais ou menos era o junto ao lago onde acontece o Natal Luz, que tinha umas cabanas de madeira.
Na decada de 60 um casal,Rosemann, refugiados judeus alemães foram morar la, abriram uma malharia, a Anerose, e começaram a mobilizar a cidade para o turismo.
A prefeitura , empresarios, profissionais liberais encamparam a idéia, arregaçaram as mãos e deu no que deu.Tenho irmãos morando la, minha mãe morou la por varios anos, e estou seguidamente por la. Para bem atender os turistas, o comercio abre aos domingos, até as 18,00, e no verão, até mais tarde.Os bares, restaurantes, confeitarias vão até tarde da noite.Uma amiga teve problemas no domingo, com seu automovel, telefonou para a revenda chevrolet em Canela,uns 45 minutos depois chegou um caminhão guincho,o mecanico examinou o auto e disse que não podia resolver ali guinchou o auto até a revenda e
depois telefonou que estaria consertado até as 5 da tarde, se iria busca-lo ou queria que fosse entregue na casa, em Gramado.Para comparar, aqui em Pomerode, muitas vezes nem burracheiro funciona domingo.La atendem bem o turista.
No fim dos anos 70, Pomerode tinha mais turistas e prespectivas
maiores que Nova Petropolis, que começou a tratar seriamente do assunto, não queria ser somente um ponto de passagem para Gramado, criou o Parque do Imigrante, Festival da Malha, encheu a cidade de lojas de malhas, de roupas de trico, e hoje tem 10 ou mais vezes turistas que Pomerode. E comercio e restanrantes, bares, confeitarias, semprer abertos. Aqui em Pomerode, entre Natal e começo de janeiro, fecham restaurantes,bares, confeitarias, algumas lojas e depois querem atrair turistas.
Acho que o turismo tem que ser incentivado, é uma atividade de alta lucratividade, não exige muito investimento, mas tem que ser feito por profissionais, com experiencia no assunto, e toda a cidade tem que se enganjar no trabalho.
Abraços a todos
Ricardo

Anônimo disse...

Sobre o comentário do Sr. Irio:
"Na minha mente está clara e tenho conversado com muitos empresários a respeito, e todos são unânimes em dizer que Pomerode não tem vocação turistica."

O problema é justamente esse, o pomerodense não percebe que entre Pomerode e Gramado, a diferença é que Gramado abraçou o turismo como objetivo. Quem olhasse para Gramado 30 anos atrás veria muito menos potencial turístico do que em Pomerode hoje.

Ainda assim, o turismo que existe é importante para muitos estabelecimentos e gera empregos, pergunte às confeitarias, lojas de artesanato, restaurantes típicos e outros.

Anônimo disse...

"O turismo pomerodense não pode ser comparado ao de Gramado e nunca vamos ser. Nosso turismo é de cultura que é totalmente diferente."
Mas o pessoal vai a Gramado por que? Pelas lindas praias é que não é. É pela cidade bonitinha, pra comer fondue e comprar nas lojas. O turista quer se sentir na Europa sem pagar a passagem. Pomerode podia fazer isso e até mais.

Anônimo disse...

Aqui poderiamos ter o modelo Gramado ou Hong Kong!

A vice-prefeita poderia responder, não é?

Anônimo disse...

Alguem pode me explicar que turismo de cultura è esse ?
Que Cultura ?
Se referem a que exatamente.
Eu acho que nao estamos falando da mesma cidade.

Anônimo disse...

Obrigado Ricardo e outros que comentaram. O nosso Teatro é bonito. Mas sabem quanto cutsa mantê-lo? por baixo R$ 30.000,00/mes. Apresentações boas quando há patrocinio do governo do estado. Estamos a 35 km do Teatro Carlos Gomes que tem cursos de musica, de canto de teatro etc. E que não consegue trazer muitas peças teatrais devido o custo. Será que Pomerode não foi euférico demais em assumir coisas digamos tão (grandes)? Esse dinheiro não seria mais interessante em questões básicas como pavimentação? sim porque nos bairros a 3 km do centro a poeira ainda entra nas casas. o que é mais prioritário?
Infelizmente é tarde. vamos ter que pagar a conta todos os meses.

Anônimo disse...

GASTAR 300.000,00 POR ANO COM O TEATRO É UM ABSURDO!!

PS; OBRA PARA INGLÊS VER!!

Anônimo disse...

Meio caro para trazer o Paulinho Micharia e o Biribinha não?
Em tempo,a rua Jerusalém em frente ao teatro é uma pista de motocross de tantos buracos que tem e a sua continuação é ainda pior pois é de terra sem qualquer manutenção e não fica nem a 500 metros do referido teatro e do centro cultural!É claro que para estes lados não deve morar nenhum dos atuais legisladores e seus apadrinhados!

Anônimo disse...

Pomerode é privilegiado, entre tantos municípios catarinenses e brasileiros.
a manutenção é cara sim, mas irrigar ruas e distribuir macadame é caríssimo.
pior foi os mandatários que contraram serviços de pavimentação, gastaram fortunas e as vias estão sem condiçoes de tráfego, e ninguém é chamado as responsabilidades, ainda garganteiam que querem se encostar no rolf pra tirar + proveito próprio, lesar ainda + o município.
o teatro está aí e precisa o pessoal da cultura tocar, oportunizar aos jovens oficinas nas mais diversas áreas de cultura.
Carlos Gomes é particular, e o pomerodense, em raríssimas oocasiões frequenta o teatro de blumenau.
a mesma situação acontece com os hospitais, blumenau tem, jaraguá tbém, agora em timbó unimed, as vezes é mais rápido ser atendido em tbó, pra quem tem plano de saúde, do que em pomerode, porque investir tanto no hospital de pomerode? é preciso sim, e temos que ficar atentos pra que a sáude pública seja tbém de qualidade.

Anônimo disse...

Tem gente que foi para baile de PA até Canela, eu no máximo fui até rio cerro em jgá do sul.