24 de outubro de 2011

CEZAR ZILLIG


"A lata do mais forte
É o título de matéria de capa da revista “Der Spiegel” de 12 de setembro próximo passado. Nove páginas se referindo a uma verdadeira batalha que ocorre nas ruas das cidades alemãs entre motoristas e ciclistas.

A disputa por espaço vem causando um crescente número de baixas: de janeiro a maio deste ano já morreram 137 pessoas em acidentes de bicicleta na Alemanha, um aumento de 7,9% em comparação com o ano anterior. O aumento de feridos graves é ainda maior: 43,5%.

As metrópoles, do mundo todo, estão ficando rapidamente congestionadas. Ao se deslocarem os cidadãos estão buscando alternativas. É digno de nota que enquanto na Alemanha a fuga dos congestionamentos está se dando em direção à bicicleta, aqui se dá em direção à motocicleta.

Os alemães são os campeões europeus na compra de bikes; o país já tem cerca de 70 milhões de bicicletas, o dobro do número de carros.

Enquanto o automóvel vem perdendo em imagem a bicicleta tem ganhado em conceito. Percebendo isto, os ciclistas estão se tornando mais presunçosos, soberbos e até agressivos. “Antes a estrela da Mercedes era tida como símbolo de preferencial embutida, agora são os ciclistas” ressalta o artigo da Spiegel; “Quem está sobre o selim adora crer que a via toda lhe pertence. Ora é mais rápido pela calçada, ora pelo corredor dos ônibus ou atravessando cruzamentos entre os carros congestionados”.

“A batalha pelo espaço já começou”, diz Der Spiegel. Por outro lado, os pedestres, entre o fogo cruzado de ciclistas e motoristas, estão se vendo como espécie ameaçada sem receberem o devido apoio e proteção por parte dos políticos que presumem serem todos os ciclistas bons moços.

Lá, (dado ao número crescente de ciclistas, com muito mais razão que por aqui), também se clama por mais e melhores ciclovias. Lá, como aqui, os ciclistas se sentem indesejáveis.

Enquanto isto, autoridades lamentam a exacerbação do individualismo, a falta de senso comum e de consideração de parte a parte. A incivilidade, que é comum por aqui, está se fazendo notar também por lá, no dito primeiro mundo. Mas, como diz a velhinha da piada, guerra é guerra."


ENVIADO POR E-MAIL. TAMBÉM PUBLICADO EM:WWW.SANTA.COM.BR

4 comentários:

Anônimo disse...

Isso se vê aqui também. Atualmente os pedestres se atiram na faixa como se fosse um lugar blindado. Deveriam notar que atravessar sem esperar os carros parar, pode dar um grave acidente. Para eles, e para os veículos que vem. Pode ocasior engavetamento de graves proporções.

Anônimo disse...

sim, concordo plenamente. Todos tem que se respeitar. O pedestre deve parar no início da faixa, e o motorista ao ver o pedestre, parar para que ele possá atravessar. É o mais seguro. Não é porque eu tenho o direito de atravessar na faixa, que me jogo na frente do carro e "pronto, se ele me pegar eu o processo", pois prefiro continuar minhas caminhadas pobre, do que ganhar uma bolada num processo e ficar numa cadeira de rodas. Ciclistas também, devem respeitar os pedestres, não circular nas calçadas. Prestar ateção quando um carro estava esperando para entrar numa preferencial, e quando chega a sua vez, o ciclista ainda acelera pra "cortar" a sua frente (muito comum aqui na região. Mas se não forem feitas campanhas educativas, nas escolas, nas empresas e nos meios de comunicação em geral, será muito difícil. Equilíbrio e bom censo deveriam ser as qualidades a serem utilizadas.

Anônimo disse...

p/8:15

Não temos dinheiro, ou melhor dim dim real para isso. Somente para os mama-tetas.

Anônimo disse...

Quem sabe um certo jornal da região que não serve nem para enbrulhar a tainha, poderia fazer por conta própria esse tipo de campanha. Já que ele é sustentado por uma boa parcela do dinheiro " espoliado " do povo.