22 de novembro de 2011

POMERANOS/BRASILEIROS EM DESTAQUE!!!




SANTA MARIA DE JETIBÁ, LÁ NO ESPÍRITO SANTO, FUNDADA POR POMERANOS É DESTAQUE NA AGROPECUÁRIA NACIONAL, ONDE OCUPA O 43° MAIOR PIB.

Será que a administração local não vai enviar uma "missão especial" à terra capixaba para ver como é que os POMERANOS de lá conseguem tão importante destaque a nivel nacional produzindo hortifrutigranjeiros e ovos?
Deve ser por força da altitude que chega a 700 metros do nível do mar.

Em SANTA MARIA DE JETIBÁ, com mais ou menos 35.000 habitantes, tem até o CLUBE DO CAVALO BAIO que é um Pesque-Pague que não realiza puxadas.
Lá também existe ensino bi-lingue mas, diferente de Pomerode onde é ALEMÃO/PORTUGUÊS lá é de POMERANO (PLATT) e PORTUGUÊS.

O Prefeito é do PMDB!!!

fonte: www.terra.com.br - Internet - José Maria Saad (ex-colega de Banco - Vitória-ES), Antonio Fabiano Ribeiro Vargas (Ex-colega de Banco do Brasil - Castelo (ES) e Wellington Monteiro (Ex-colega de Banco - Palotina - ES).

14 comentários:

Dr.Smith disse...

Não de ideias que eles já fazem uma comitiva de umas 40/50 pessoas e se mandam!Se fosse para a Alemanha seriam mais de 100!

Ricardo Goerl disse...

RICARDO GOERL
Caros blogueiros
Acho que já esta mais do que na hora de pararmos com este saudosismo. Pomerode ERA uma cidade que tinha atividades agrícolas relevantes.
Com a industrialização dos ultimos anos isto acabou.Hoje com emprego sobrando e falta de mão de obra nas atividades industriais/comerciais e prestação de serviços, com um maior nivel de escolaridade da população,são poucos, muito poucos que querem se dedicar a atividades agrícolas, que exige na maior parte do ano, trabalho de sol a sol, sete dias por semana.Quem quiser ganhar dinheiro com a produção e venda de leite deve ter vacas produzindo 25/30 litros/dia.Acontece isto com produtores de Pomerode?. E a criação de suinos, tem que ser em larga escala, porco tipo carne,confinado. .Tem criadores deste porte em Pomerode? E um aviário para dar bons resultados,tem que ter capacidade para criar 20.000/25.000 aves.Temos isto em Pomerode?
E se é para ter escola bilingue que a segunda língua seja ingles ou alemão(hoch deutsch), que dará oportunidades de melhores empregos e retorno financeiro aos alunos. Dialeto Pomerano deve ser falado hoje em dia em algumas regiões da Alemanha e Polonia, e ninguém vai querer de sã consciencia, "em seu juízo normal" sair do Brasil para ir morar ou trabalhar la.Como diz a juventude hoje em dia,"isto é sessão naftalina".Ou "quem gosta de passado é museu".
Abraços a todos
Ricardo Goerl

Wagner disse...

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=rxnjw7NrUX0

Casamento realizado em Santa Maria de Jetibá, respeitando as tradições da Alte Heimat.

Anônimo disse...

E se o prefeito fosse do PP, ou PSDB, ou DEM? O senhor iria publicar?

Anônimo disse...

POMERODE É UMA CIDADE ALTAMENTE INDUSTRIALIZADA.
MAIS UMA DÉCADA E PARA VER UMA VACA , SÓ NO ZOOLÓGICO.

SÓMENTE ALGUNS IDOSOS MANTÉM ALGUNS EXEMPLARES, MAS É PREJUÍZO NA CERTA.

Anônimo disse...

Lá os Pomeranos são mais inteligentes, votam no PMDB.

Anônimo disse...

" Muitas cabeças ainda deverão rolar para que essas terras maravilhosas, novamente entrem em compasso com os ensinamentos dos pioneiros que aqui aportaram. "

M. J. da Bosta

alemao disse...

Vaca no Zoologico.. vc deve estar brincando.
Em pomerode temos esses animais em praticamente toda a cidade.
Concordo que não é em escala produtiva, mas temos muitas.

Anônimo disse...

A realidade deles é diferente da nossa, não conheço pessoalmente esta cidade, mas já vi várias reportagens, sobre esta cidade, que sem dúvida é mais alemã que Pomerode.

A diferença que eles se focaram, e agora estão colhendo os resultados.

Pomerode já queria ser a cidade das Porcelanas, do Zoológico, depois das Indústrias de Tecnologia, e depois uma cidade turística.

Quem quer tudo, e atira para todos os lados nada faz com competencia.

A nossa realidade é que somos uma cidade altamente industrilizada.

Dentro deste conceito devemos continuar, foi decidido no passado e deu certo.

Na minha opinião devemos preservar no centro ou em algum bairro, uma pequena área, onde podemos preservar a nossa história, o resto é balela. E ainda deverá ficar na iniciativa privada.

Na Alemanha não é diferente, tem ruas asfaltadas inclusive nas lavouras.

Arregaçar as mangas e trabalhar, dentro da lei.

O resto é resto.

Anônimo disse...

p/10:05

aem tirar nem por. valeu

Anônimo disse...

Vai dizer que não tem puxadas lá???? Não tradição milenar??? Trazida dos imigrantes? Coisa pra ser preservada??? meu, meu. Como pode?Manda uma visita técnica lá pra ensinar como maltratar animais em nome da tradição.
Tá loco, mann.

Dr.Smith disse...

P/10:05
Corretíssimo!

Anônimo disse...

É pomerodenses pela opinião do Ricardo, no futuro vamos comer parafusos.Como não valorizar agricultura,a criação de vacas de leite.Como comentou o amigo 10:05,devemos fazer um museu.Enquanto lá fora se faz projeto de cidades do bem viver, aqui querem acabar com a beleza das matas nativas com eucalipto.E lá tem 35.000 habitantes.Depois lemos comentários contra fábrica de cimento.Devemos trazer a cultura alemã de volta.

Anônimo disse...

É mtos açougues, mtas queijarias já fecharam.
Os produtos de qualidade produzidos em Pomerode, não se encontram mais.
Temos que nos contentar, com produtos de baixa qualidade, produzidos em outros centros.
a produção leiteira e a agricultura de subsistencia, tbém está minguando.