21 de novembro de 2011

CEZAR ZILLIG



"ÁLCOOL + GASOLINA = SANGUE

Outro dia, conversava com um amigo quando ele sacou um maço de cigarros. Enquanto ele se servia, pude ver a fotografia de alerta na carteira de cigarros: um fumante amputado testemunhando sua triste sina. Sinceramente, naquele momento senti pena de meu amigo: toda vez que queira fumar, tem que se deparar com aquela realidade, empanando-lhe um bocado do prazer. No entanto, pretende-se poupar-lhe de um mal maior. Pena mesmo dá contemplar as vítimas do câncer, do enfisema, das amputações por arterite, dos infartos, derrames, etc.
Em setembro de 2006 o JSC anunciava que “das 1.386 CNH (Carteiras de habilitação) suspensas em Santa Catarina naquele ano, 488 foram devidas à embriaguez”!
Juntando “alhos com bugalhos” seria de se perguntar: que tal fazer o mesmo com as embalagens de cerveja? A forma de ingestão de álcool mais comum, cuja gravidade é subestimada. Estampar lá, ao lado do rótulo, fotos de carros destruídos, de motociclistas com braço simplesmente pendurado (por arrancamento do plexo braquial), de esposas espancadas, de alcoolizados carbonizados, etc. O alerta “consuma com moderação” é mera ingenuidade. Todo bêbado acha que “sabe” beber e que conhece seus limites.
A constatação de que o álcool ainda é uma das maiores causas de acidente de viação no estado de Santa Catarina, e seguramente em todo o país, indica que as medidas até agora adotadas são insuficientes.
Considerando-se o dano potencial que um bêbado ao volante pode causar, principalmente a terceiros, tal índice, é intolerável.
Falta rigor no trato com condutores alcoolizados; sujeito flagrado bêbado ao volante deveria ser obrigado a soprar no bafômetro. (atualmente ninguém o é: não se pode produzir provas contra si, é o que diz a lei vigente e... ingênua) O soprar só produzirá “prova contra” nos alcoolizados. Negar-se a soprar deveria equivaler a uma confissão de embriaguez. E mais: uma vez constatado embriaguez, o veículo deveria ser confiscado e perder seu direito de dirigir por dezenas de anos.
OBS. Estava me aprestando para escrever novo artigo sobre mortes no trânsito, quando me dei conta de que dificilmente produziria um texto com maior atualidade que o deste, publicado aqui mesmo em 18 de setembro de 2006. Após cinco anos, o morticínio continua; é de estarrecer!"


enviado por e-mail.
também, publicado em www.santa.com.br

3 comentários:

Anônimo disse...

O que está acontecendo na Escola Erwin Curt Teichmann?
Segunda pela manhã passando em frente vi uma faixa com seu nome pedindo sua cabeça e te chamando de ladrão do Banco do Brasil.
Você poderia nos explicar?

Anônimo disse...

As crianças não fizeram a faixa, mas as pessoas que a fizeram e colocaram isto numa escola, deveriam voltar para o jardim de infancia, para aprenderem a ser gente quando adultos.
UM PÉSSIMO EXEMPLO PARA OS JOVENS.

Dr.Smith disse...

Hoje em dia é moda ser contra o cigarro,virou ¨hit¨popular tratar o fumante como um pária da sociedade obrigando-o a ficar do lado de fora dos estabelecimentos (no frio e na chuva)quando quer fumar.Não estou fazendo apologia ao fumo mas creio ser hipocrisia tratar fumante como bandido e continuar vendendo cigarros apenas porque estes geram elevados impostos!
A bebida alcoólica também é um vicio mas ninguém se importa de deixar seus filhos verem outros bebendo em festas,bailes e shows.
Até um certo ex presidente com fama de salvador da pátria é fã de uma cachaça.Seria realmente interessante que nos rótulos das bebidas viessem estampadas imagens de acidentes gerados bela cachaça ou mulheres espancadas por bêbados, imagens tão constrangedoras quanto as que os fumantes são obrigados a ver quando olham para suas carteiras de cigarro sobre a mesa. Mas alguém acredita que a foto de um deputado bêbado sairia estampada em uma garrafa de Johnnie Walker?