28 de novembro de 2011

BOTUCUDOS (BUGRES)


XOKLENG's - na aldeia

Eduardo de Lima e Silva Hoermann (O Pacificador) e família
GUERREIROS XOKLENG's

BUGREIROS - 1904

Recebi o e-mail abaixo:

"Sr. Bachmann, conversando com amigos , um deles afirmou ter lindo em um livro na Furb há muitos anos ( fato que faz ele não lembrar o nome do livro) . Dizendo que a região aqui de Pomerode tinha muitos índios, e a mando do Dr. Blumenau eles foram caçados e mortos, como bichos e pois do Dr. não queria a miscigenação em seu povo. Para completar meu questionamento, uma empresa da região , ao fazer as bases de sua construção achou alguns utensílios ( provavelmente indígenas ) enterrados no local... comprovando que a região aqui era habitada por índios , o Sr. ou alguém sabe algo sobre isso ?Se é verídica essa história ?"

Vou tentar informar alguma coisa.

No arquivo histórico de Blumenau há registros.

Veja:

"BUGRES
Descrição BUGRES LIVROS: Blumenau em Cadernos. TOMO II. P. 128. (Indígenas do Itajaí) ENTRES, Guido. Gedenkbusch. P. 14. (S325/E61g) FLOS, Max-Heinrich. Nosso País. P. 31. (V981/F628n). (Os índios estão em guerra) JORNAIS: Blumenauer Zeitung. Nº 27 de 1902. (Microfilme) Blumenauer Zeitung Nº 45 de 1902. (Microfilme) COLEÇÃO DOSSIÊ: Indígenas (01) Colônia Imperial Blumenau 1863. 02-20. (DOC – 207) – Carta do Dr. Blumenau para Pedro L.da Cunha em 12/10/1863, pedindo destacamento para conter ataques indígenas.)"


Em 14 de fevereiro de 1856, o Dr. Hermann Blumenau escreve uma carta ao Presidente (Governador) da Província de Santa Catarina apelando por socorro policial. Nela consta:

“...só uma medida grande e enérgica, uma desinfecção completa do terreno entre Itajaí Grande e o Mirim, uma destruição e aprisionamento deste bando de rapinas pode restabelecer a tranqüilidade e nos tirar deste estado lamentável.”

Reafirmando as constantes reclamações do Dr. Blumenau, o Presidente da Província de Santa Catarina, João José Joaquim, num pronunciamento público, em 1856 diz:

“Esses bárbaros, que não poupam nem mulheres, nem crianças, e que só pensam em roubar-nos e assaltar-nos de emboscada, segundo o meu modo de ver, não poderão nunca ser tratados com bondade e condescendência. (....) Cada vez me convenço mais que o prático, senão até mesmo necessário, é arrancar os selvagens à força das florestas e colocá-los em lugar onde não possam escapar. Dessa forma poderíamos proteger os agricultores contra esses assassinos e poder-se-ia, pelo menos, dos filhos desses bárbaros, fazer cidadãos úteis.”

O que eu ouvi de meus antepassados (meu bisavô era agrimensor e trabalhava com Emilio Odebrecht - morreu trabalhando em Rio do Sul), de José Ferreira da Silva, de Niels Deeke, da minha saudosa diretora D. Edith Kormann (autora de diversos livros sobre a história de Blumenau) e de Suely Petri é que a nossa região era campo de caça e pesca e de colheita de frutas dos silvícolas cuja aldeia ficava onde hoje é a reserva.

Havia sim os BUGREIROS porque os ataques aos imigrantes também ocorriam.

Na Colônia do Dr. Hermann havia imigrantes que adotaram silvícolas mesmo causando um certo mal estar para com os demais membros da comunidade.

Na década de 50, meu tio era prefeito de Ibirama e o município abrangia então, quase todas as localidades vizinhas (Dona Emma, Presidente Getúlio, José Boiteux, etc) e muitas vezes acompanhei meu tio em suas andanças pelo interior.

Com certeza, por aqui, não se matou como nos EUA onde Kuster e sua gente, exterminaram búfalos e índios.

P.S. - Lá no Testo Alto existe uma "tifa" chamada Botucudos e DIZEM que por ali foi constatada a presença de "bugres".

Obs.:
SEM NENHUMA INTENÇÃO DE FERIR QUALQUER SENTIMENTO DOS XOKLENG's OU DE DESCENDENTES DOS IMIGRANTES.

22 comentários:

Wagner disse...

Tem outro livro "A terra da Fartura", de Harry Wiese, que trata sobre a história de Ibirama-SC. Neste livro tem um capítulo inteiro tratando sobre os indígenas e sua pacificação e consequente internação na Reserva Duque Caxias, que fica no município de José Boiteux.

Anônimo disse...

A descriminaçao com os "forasteiros" não é de hoje...

Anônimo disse...

Meu Deus ... então é verdade! Meu olhos enchem de lagrimas , lendo esse pequeno texto postado e visualizando os verdadeiros donos da terra em que hoje estamos serem mortos , ou expulsos de suas terras , numa verdadeira desinfecção como diz a carta.
Então explica muita coisa , como suicídios, homicídios , crimes estranhos ... essa energia ruim , ainda paira em nosso ar. Que os espíritos desses Índios um dia nos perdoem.

Dr.Smith disse...

P/20:10
Não fique tão pesaroso(a)!
Não chore!
Este pequeno texto,singelo,tocante e extremamente meloso pode até explicar alguns fatos que ocorrem em Pomerode se você for fã do Zé Arigó ou do Zé do Caixão.
Mas a realidade é que a sem-vergonhice que aqui campeia não é culpa de espíritos índios e sim do falso moralismo e da conivência de uma cidade em que se vê o cisco nos olhos dos outros mas não vê o toco no próprio, do acesso a verbas públicas,sem que ninguém tenha culhão para questionar,do puxa saquismo tão comum em quem tem vocação para ser capacho e que lucra com isso!Chore pelos vivos,pelos que trabalham,pelos que pagam impostos sem nada receber em troca.Os índios já eram!

Anônimo disse...

Penso que o Dr. Smith queria fazer parte do grupo de caça aos indios !
Só pelo comentário ( os indios já eram) dá pra ver sua sensibilidade em relação aos indios da região e imagino pelo País que passam de 1 MILHÃO !

Anônimo disse...

para completar :
http://www.portaldorancho.com.br/variedades/meu-nome-e-martim-bugreiro

Anônimo disse...

O que passou, passou. Não vou chorar ou ter semtimento de culpa por aquilo que os outros fizeram.

Anônimo disse...

Isso foram outras épocas!!!!

Dr.Smith disse...

P/8:58
Assino em baixo!
P/8:46
Os índios brasileiros vendem madeiras nobres de arvores em extinção pois não as replantam, praticam garimpo ilegal e vendem nossas riquezas a preço de banana para os gringos espertalhões, Paulinho Paykan estuprou e mutilou junto com sua esposa também índia,uma menina de 15 anos e não foi processado por ser índio.É bom ser índio quando interessa.Na hora de agredir o diretor da Funai a facãozadas, invadir terras e cometer delitos, pois então a lei dos homens brancos não pode os atingir.A reserva Raposa Serra do Sol tem o tamanho de Portugal(população 11 milhões) para apenas 17 mil índios!
Mas também é bom ser branco na hora de comprar camionetes importadas, relógios de ouro e aproveitar a vida.
Leia o texto abaixo:

Repórter:
Lucio Augusto Villela Da Costa
Fonte:
Revista Âmbito Jurídico

A reserva indígena Raposa Serra do Sol localizada em Roraima, compreende uma área 1,7 milhões de hectares, onde vivem aproximadamente 17 mil índios das etnias indígenas Macuxi, Wapixana, Ingarikó, Taurepang e Patamona, sendo uma área riquíssima em recursos hídricos e minerais, como estanho, diamante, ouro, nióbio, zinco, caulim, ametista, cobre, diatomito, barita, molibdênio, titânio, calcário, além de conter a segunda maior reserva de urânio do planeta. Por este motivo existem inúmeros garimpos clandestinos na região, muitos até comandados pelos próprios índios da região, que alegam serem os donos da terra, esquecendo que eles apenas detêm a posse da terra garantida pelo Estado através da Constituição de 1988, o que não dá direitos a exploração dos minérios do subsolo pertencentes exclusivamente a União. Desencadeando inúmeros conflitos e operações do Exercito Brasileiro em conjunto com a Policia Federal, para proteção e preservação desses recursos naturais pertencentes à nação.

Acha que vou chorar pelo que aconteceu a 200 anos atrás?
Me poupe!

Anônimo disse...

A cidade continua infestada de bugres. Alguns tem até olhos azuis.

Anônimo disse...

Tá cheio de bugre andando por aí mesmo, alguns até loiros e de olhos azuis.

Anônimo disse...

Valeu Dr. Smith!

Que chorem eles, eu também não!

Anônimo disse...

p/20:10

Melhor tratar essa depressão!!

Anônimo disse...

é realmente vendo alguns comentários, temo pelos índios que ainda sobraram , se vacilarem suas terras poderão ser desinfectadas pelo senhor Smith e sua prole. Alles Igual . Triste ver no sec. 21 gente pensando e falando como no período medieval.

Anônimo disse...

P/13:22

VOCÊ DEVE SER IGNORANTE. AQUI NÍNGUEM MAIS VAI FAZER ISSO.
O QUE FOI FEITO, FOI FEITO.
NÃO ADIANTA CHORAR SOBRE O LEITE DERRAMADO.

ps: você é mais um que quer desclassificar os comentaristas. Bem! Eu entendo a sua preocupação.

Dr.Smith disse...

P/13:22

HUUUUUUUUUU!!!!!!!
O FANTASMA DO ÍNDIO VAI ME PEGAR!!!!
QUE MEDA!!!

Anônimo disse...

cada pagina de comentarios vira uma arena de batalha, esse é o povo que luta por uma Pomerode melhor? vai ser dificil...

Dr.Smith disse...

Caro android vesgo(?):
Isto se chama defender opiniões,cada um com as suas,tanto sobre índios quanto sobre a administração ou sobre o estado geral da cidade.
Nelson Rodrigues dizia que"toda unanimidade é burra" frase que não concordo em sua totalidade mas creio que o debate de ideias já é um bom começo,ainda mais com um blog como o SAUERKRAUT como veículo!
Se sou "bugreiro" porque prefiro me preocupar com o desvio de verbas e os favorecimentos da prefeitura ao invés de chorar pelos índios,tudo bem! E quanto a "desinfecção completa" citada,ela deve começar pelos nossos governantes!

Anônimo disse...

P.S. - Lá no Testo Alto existe uma "tifa" chamada Botucudos e DIZEM que por ali foi constatada a presença de "bugres".

Bachmann, onde fica essa rua?

Anônimo disse...

E aí Bachmann, onde fica essa Tifa ?

Der Sauerkraut disse...

p/08:23
No Testoi Alto, em frente ao Posto de Saúde você vai para Canudos.
Lá no final, perto da cancha de bocha do Kampke, na divisa com o Rio Ada (Rio dos Cedros) contam que inclusive uma mulher e sua filha (se não me enagno da família Siewert) foram mortas pelos índios enquaqnto o pai e filho (s) estavam na roça.
No in´do século passado, encontraram por lá, vestígios de um acampamento.

Veja bem. Isso é história oral. São informações que me passam os pomeranos que ouviram a história de seus avós e pais.

Acho que vale uma visita à região e uma conversa com os mais velhos.

Abraço do velho.

Anônimo disse...

A tifa dos botucudos então é para ser o Canudos é isso? É que não entendi muito bem, o final da Canhcha de bocha do Kamke, é no Testo Alto II, se não em engano, e não é tão perto assim do canudos.

Sei que avós e outras pessoas comemtam também da existência de Indios na região do Canudos.