11 de novembro de 2011

GRAMADO E CANELA



GRAMADO é GRAMADO!

CANELA é CANELA!

e POMERODE É POMERODE!!!


A Prefeitura, que já enviou uma comitiva à Joinville para visitar viveiro de LIRIOS AMARELOS dos quais comprou 6.000 mudas, TAMBÉM enviou representantes à GRAMADO E CANELA.

Não sei se foram comprar mudas de hortências, mudas de plátanos para substituir as árvores mortas pela poda ou ainda, mudas de cedros para reflorestamentos de matas ciliares destruídas por aterros, dragas, etc.

Quem sabe comparar o chocolate de lá com o que produzimos por aqui ou, estudar a possibilidade de uma mudança de clima capaz de fazer nevar em Pomerode.

SEM FALAR NO NATAL LUZ!!!

As mudas de hortências existem aqui pertinho em Rio dos Cedros, no caminho para Alto Palmeiras ou Cedro Alto.

Mas, a viagem ao Rio Grande amado, cada vez mais representado por aqui na "cidade mais alemã do Brasil" resultou em despesas de viagem e diárias para os escolhidos, PAGAS PELO POVO DE POMERODE!

Será que veremos o relatório da viagem???

38 comentários:

Anônimo disse...

Pomerode é a cidade que tem uma competição de quem come mais rápido um salsichão de 23 cm, cidade dos buracos, das estradas de barro, de uma área central que tem mão única que só atrapalha a vida do turista e da população da região em geral (deve ser para dar ares de cidade grande ao municipio) e tem a ciclovia mais ridícula do mundo (é que as pessoas só anda de bike na Luiz Abry, coisa pra turista ver).

Anônimo disse...

Bela Gramado e Canela, nos anos 50 e 60 já era destino turístico de muitos Pomerodenses, passaram a sua Lua de Mel em Gramado, naquela época.

Não tem como copiar ela.
Só serve de exemplo de uma cidade evoluída.

Anônimo disse...

Aqui em Pomerode em alguns lugares estamos com o gramado na altura da canela.

Dr.Smith disse...

Amigos reparem nas fotos e vejam a semelhança com Pomerode,vejam o calçamento,as atrações,os jardins, etc...
O únicos jardins tratados pela prefeitura com o maior esmero são o do teatro,o da praça do imigrante sem pescoço (obra de artista de fora) e o da prefeitura.O calçamento só é bom para quem tem um JEEP,nas calçadas (quando existem) o turista é atropelado por ciclistas,o centro cultural nunca fica pronto e tem até gato de luz para os pisca pisca da casa do Papai Noel,a loja¨menina dos olhos¨ da vice prefeita já tem mercadorias
e canteiro com flores mas nem sequer deram uma mão de tinta nas paredes externas,tudo para botar o negócio funcionando o mais rápido possível!
Pomerode ainda não sabe se é uma cidade turística ou industrial, Gramado e Canela já sabem!

Anônimo disse...

Os relatórios ficarão gauardados a sete chaves, pra ninguém roubar as ideias inéditas trazidas do rio grande do sul.
As diárias já estão depositadas na conta corrente dos privilegiados.
Nenhuma informação poderá ser prestada nesse blog, ordem/censura de superiores hierárquicos.
Imaginem qdo for lançado o livro ...

Anônimo disse...

Pomerode nunca será uma cidade turística, no máximo pode preservar um bairro, tomara que seja o Testo ALto, mas por favor colocar asfalto em cima do paralelepído e lajotas, para que os visitantes tenham algum conforto.

Anônimo disse...

Pomerode é uma cidade INDUSTRIAL, aliás altamente Industrializada.
Devemos preservar sim, mas não sermos tolos e sonhar que seremos uma Gramado ou Canela.

Anônimo disse...

Asfaltar, sim.
Mas retirar as pedras e preparar bem a base.
Reaproveitar as pedras em patios públicos, escolas, posto de saúde, e outros espaços, que estão com chão batido, lama/chuva e poeira/sol.

Anônimo disse...

Bomba, Bomba,

a edicao eletronica da "Isto E'" deste sabado informa que um certo deputado sera o primeiro a ser rejulgado pela lei da ficha limpa.

Anônimo disse...

Quem é o tal dputado?

Anônimo disse...

Deputado??? Mas, tchê , é do sul ???

Anônimo disse...

o primeiro da lista ?

Anônimo disse...

É de SC ?

Anônimo disse...

copie e envie ao blog

Dr.Smith disse...

¨Vice-presidente do PP, o deputado federal João Pizzolatti será o primeiro político no País a ter sua posse reavaliada pelo STF no rastro da Lei da Ficha Limpa. O ministro Marco Aurélio Mello pediu informações à Procuradoria-Geral da República esta semana para julgar Pizzolatti, se possível, até dezembro. Num mandado de segurança, o suplente Odacir Zonta reivindica a cadeira que Pizzolatti ocupa desde julho.¨
Fonte:Revista Isto É Independente
Coluna:Ricardo Boechat

É o mundo dá voltas!

Anônimo disse...

Com direito a foto.

Anônimo disse...

Que injustiça estão fazendo com o nosso deputado federal.
Que tal os PPlattis fretar um boing com pouso direto em Brasília, pago com o dinheiro de nossos impostos, só de servidores municipais alinhados com a coligação, só comissionados, com direito às diárias depositadas antecipadamente em nossas conta correntes, pois estaremos em servico excepcional e extraordinário na capital federal, para protestar com faixas, salsichas de 23 cm, trajes típicos e tudo mais que temos direito, pra pressionar esse pessoal do STF, a mudar o seu voto, pois ele é inocente, e sendo assim, continuaremos a receber milhões e + milhões pra investimentos em nossa querida, progressista e ordeira Pomerode.
O nosso projeto é os PPlattis 20 anos poder.

Anônimo disse...

sim, cascata véu da noiva em Gramado, cheiro de esgoto... show de bola

Anônimo disse...

Quem já foi a países da Europa ou América do Norte sabe que indústria e turismo podem coexistir sem problema nenhum. Uma coisa não precisa excluir a outra. O que acontece é que em Gramado, por não haver indústria, a aposta no turismo era essencial. O que não quer dizer que Pomerode não pudesse se beneficiar muito apostando no turismo.
Vale lembrar também que há 30 anos o pessoal de Gramado veio a Pomerode para ter idéias para aplicar no turismo, e lá o turismo naquela época era incipiente - foi desenvolvido ao longo destas décadas por uma cidade que comprou a idéia.

Dr.Smith disse...

Bem,comparar o desenvolvimento,a riqueza e os recursos naturais da Europa e da América do Norte com Pomerode é forçar um pouco a barra.
E você lembra de Pomerode a 30 anos atrás?Um pouco diferente de hoje não?
Era a cidade dos buracos nas ruas?
Havia tanto favorecimento a amigos em detrimento do povo?Haviam tantas mansões nos morros?haviam pontes em péssimo estado?Haviam calçadas esburacadas?E o Natal como era?
Se eles (pessoal de Gramado)vieram aqui para ter idéias e souberam como utilizar-las,é uma pena que só agora 30 anos depois deles,quando a nossa cidade está do jeito que está é que nós finalmente resolvamos apostar no turismo!

Anônimo disse...

p/22:07
Triste sina então par Pomerode se a 30 anos ensinamos eles a fazer turismo. e olha que euqem está no poder já está a muitos anos. Desaprendemos ou reconhecemos que nao temos vocação turistica.
Quanto ao Pizzolatti não esquentem. É briga partidária. o STF já consolidou seu entendimento. o que está em discussão é a queixa do Zonta que na verdade é um grande embróglio. É provável que um dos dois ganhe sem precisar ir a Brasilia. Discutir isso é chover no molhado. Já para Pomerode já esttá provado não mais fazer diferença ter ou não um deputado pois o governo já nem precisa mais dos votos do PP e com isso a leida da oferta e demanda é aplicada. Maioria excessiva é igual menos poder de exigencias.

Anônimo disse...

P/ Dr.Smith: antes tarde do que nunca.
Apesar de todos os defeitos, Pomerode aparece na TV várias vezes por ano, mais do que Timbó, Jaraguá ou outras cidades em que valha a comparação. Mais até do que cidades que ganham mais com turismo, como Piratuba ou Treze Tílias. A gente pode não dar valor nem achar graça no que está aqui, mas quem vê de fora acha.

Dr.Smith disse...

P/18:34
É verdade,veja quantas pessoas vem ao Zoológico,e quantas estão aqui nos finais de semana!Mas não esqueça:quem mora aqui somos nós e precisamos de calçamento decente,calçadas,esgoto, serviço médico,segurança publica,etc.
Não adianta vender na TV como você cita,uma Pomerode de sonhos para inglês ver e atrair turistas, se ao saírem da cidade eles falam mal pela falta de infra estrutura que a cidade oferece.Você faz ideia de quantos idosos ou cadeirantes vem a Pomerode e não conseguem andar pela cidade pela falta de calçamento adequado?Além do mais nas ¨matérias pagas¨tudo é mostrado como tipico e harmonioso,todo mundo de traje tipico dançando, tomando chopp,comendo linguiça e tem uma bandinha em cada esquina!Você vê isso por aí?
Tem que gostar muito de Zoológico,chopp e carro de mola para achar graça em Pomerode nos fins de semana quando tudo fecha após o meio dia(justo quando o turista está aqui).

Anônimo disse...

O pessoal da apodef, que o diga.
Nem de bicicleta não pra andar nessas pedras soltas nas ruas.

Anônimo disse...

P/ 20:27 Dr.Smith
Concordo com você quanto ao fechamento de tudo aqui justamente quando o turista está aqui mas temos bastante empresas aqui na cidade que não conseguem mão-de-obra, imagina conseguir pessoal para trabalhar aos domingos e feriados, ainda mais com alguma qualificação.Será impossível Pomerode se tornar mais turistica com esse problema! Hoje em qualquer supermercado, facção, empresas ,comércio em geral, etc está se precisando de pessoal, sem trabalho ninguém fica. Empresas contratando até sem experiência em últimos casos para não deixar maquinário parado.É fato comprovado , é só acompanhar nos jornais e rádio.
Mas também não adiantaria sanar esse problema , se o turista que vem a nossa cidade encontra ruas esburracadas, praças em péssimo estado de conservação (praça perto da porcelana schmidt é uma delas) e por aí vai. É complicado cm certeza!

Dr.Smith disse...

P/21:45
Finalmente estamos de acordo em numero gênero e grau!

Anônimo disse...

Aquela praça da Schmidt, aliás Ernst Schmidt está uma lástima. Qdo chove fica água parada, sendo um criador de mosquistos e tudo +. Nem a secretaria de obras toma conhecimento, ouvidoria não funciona, e vigilância sanitária fica entocada em gabinetes, aguardando o depósito mensal do dim dim, e o povo que se f ...

IRIO disse...

Pomerode está nas manchetes sempre em função de nossos dois politicos. Processo de Pizzolatti... Processo de Gilmar....
Ai colocam uma casa enxaimel bonita com um grupo folclórico dançando como se isso fosse a realidade. Aí uma sugestão. Todo sabado a tarde uma banda e um grupo folclorico no coreto.
Quanto ao Zoo realmente é orgulho, mas querer dizer que um paulista vem para conhecer nosso Zoo quando o de lá é no minimo 3 vezes maior. Temos bichos diferenciados? quais?
A infra esturtura local realmente não é feita para turistas. O centro de Blumenu(rua 15) é linda. e mesmo assim não tem turistas nos finais de semana. O turista quer atração.

quero fazer uma pergunta e já vale como sugestão. Os clubes de Caça e Tiro recebem subvenção municipal por serem de Utilidade Pública. O que fazem? Bom, poderiam por exemplo abrir suas portas para os turistas participarem da marcha , da festa. Isso já foi incentivado pelo setor de turismo? Ou isso acanharia nossos clubes?

Anônimo disse...

Gramado possui sua vocação turística graças a iniciativa privada. Hoteis e restaurantes foram abertos em razão da organização de empresários, com algum auxílio do poder público. Não foi o poder público que deixou a cidade maravilhosa para depois Hoteis e restaurantes serem aberto.
Em Gramado, tudo que é de lá é mais valorizado; hoteis e restaurantes que consomem produtos da agricultura de Gramado tem incentivo; assim, muito dos hortifruti lá consumidos tambem sao lá produzidos. As geleis, paes, bolos etc... tambem são produzidos em Gramado... criou-se um círculo virtuoso. Bons produtos trazem bons consumidores, ganham os agricultores e os exploradores do turismo; com isso, ganha o poder público que recolhe mais impostos e ganha a comunidade, pois com dinheiro o poder público investe na melhoria da cidade que, por sua vez recebe mais turistas etc etc...
Lady TESSA

Anônimo disse...

Vamos priorizar uma Pomerode para os Pomerodenses, com Educação(é boa mas pode melhorar),saúde(é boa mas pode melhorar), sistema de captação e tratamento de efluentes, estradas e pontes( é ruim e vai piorar quando fizerem a urbanização no centro, que somente vai ficar bonito, mas não vejo objetivo de melhorar a mobilidade) e toda a infra-estrutura que necessitamos para crescer. Parem de fazer uma cidade para olhar e façam uma cidade para funcionar. E quem começou a montar esta cidade não foi o Paulo, mas as gestões anteriores..

Anônimo disse...

Ótimo. Uma cidade para os pomerodenses.
Mas, para a maioria, e não só para alguns oligarcas, apadrinhados partidários e familiares.
Ninguém tem ousadia de discutir orçamento nos bairros, ouvir as necessidades, os anseios comunitários, a curto, médio e longo prazo.

Anônimo disse...

São Bento do Sul, há longos anos tem retreta, quartas à noite na praça, com a Banda Treml, nos meses de verão.

Anônimo disse...

A associação de Músicos de Pomerode poderia se manifestar sobre a possibilidade de retreta, às 4a.s à noite na praça da Prefeitura, talvez em fevereiro/março, em outubro ...

Anônimo disse...

Para sermos uma cidade turística, precisamos ter no mínimo mais dois hoteis e alguns restaurantes que não fecham a noite. Em seguida construir algumas atrações turísticas,já que a natureza não nos ajudou.Hoje só temos o zoológico.

Podemos asfaltar o Morro da Turquia, e os turístas descem de tirolesa, e os que preferirem sobem e descem de bondinho.

Uma estação de esqui coberta.

Uma pista de Kart coberta.

Colocar lanchas na Lagoa do Weege.

Como isto é fantasia, já que nem dinheiro para tampar os buracos das ruas a nossa cidade tem, resta termos os poucos turistas aos domingos em nossos restaurantes,e vários em nosso zoológico.E alguns ainda interessados em comprar Porcelanas na Schmidt.

VAMOS ACORDAR E VER A NOSSA REALIDADE

O Prefeito buscando novo emprétimo, para comprar pranchões para consertar algumas pontes do interior e outros gastos necessários.

Anônimo disse...

Nasceu mais uma idéia nesse blog.
Ontem Gramado acendeu suas luzes natalinas que foi show a parte como sempre e que melhora a cada ano.Manchete da imprensa nacional e que até o dia 06 de janeiro trará
grande público. Enquanto isso, Pomerode que ensinou Gramado segundo um comentário no blog passou em branco. Segundo o prefeito devido a intempéries os recursos foram deslocados e não justificaria luzes com a cidade nessa situação. Pelo menos entendeu que a cidade está muito ruim.
Mas quem sabe prefeito algumas luzes ilumenem também suas ideias e aproveite este Natal para refletir muito. Acenda uma vela em seu polposo escritório e coloque sal grosso atrás das portas para espatar espiritos nervosos como o dos dois principais secretários puxa-sacos. Aliás, já houve um pedido formal de desculpas d eum secretário que o processou? Acho que o povo que acompanhou o drama precisaria saber afinal de contas mais outros dois nomes foram envolvidos e que acabam pagando as contas.

Anônimo disse...

Gramado é cidade turística desde os anos 1950, se eles vierem para Pomerode, foi para ver e foram gentis em dizer que gostaram, etc

Gramado é Gramado.

Pomerode é Pomerode.

Anônimo disse...

Com certeza não ficaram em qualquer hotel; e também onde esta o relatorio???? Gramado, Canela....que falta de criatividade heim??? Plágio;.....aqueles papai noel de pau onde estão, pegram fogo, sumiram?/Não vão aprender nunca; dinheiro publico gente..

Anônimo disse...

A população de Pomerode não tem vocação para o turismo.
A vocação turística exige empreendorismo, liderança, iniciativas criativas.
Há mtos anos a população foi condicionada a cumprir ordens nas fábricas. Trabalhar com repetição manual, um igual ao outro.
Não se exigia criatividade, mas sim cumprir horário, repetir com perfeição, sem precisar imaginar, pensar. Por isso, tanto apego às coisas materiais, poupanças em bancos.
Como mudar isso em pouco tempo.
Irá levar mtos anos.