11 de setembro de 2009

CONSTATAÇÃO


A parte superior das ameixas amarelas está queimada e manchada. As frutas estão rachando. Caindo. Nem os pássaros as procuram. Os papagaios de cabeça vermelha não voltaram. É a poeira ou a chuva ácida?

9 comentários:

Anônimo disse...

não, não... isso eh apenas uma doença comum nos pés de ameixa. chama-se Bacteriose da ameixeira - Xanthomonas arboricola também conhecida como mancha bacteriana, essa doença pode afetar toda a parte aérea da planta, como folhas, ramos e frutos. Sobre as folhas, inicialmente, se desenvolvem pequenas manchas cloróticas (verde pálido) de formato irregular. Com a evolução do sintoma as manchas adquirem formato angular, circundadas por um halo amarelo e com a porção interna necrótica, podendo destacar-se e adquirir aparência rendilhada. Pode ocorrer desfolhamento e, conseqüentemente, enfraquecimento da planta, tornando-a predisposta a injúrias e ataque de outros patógenos. Nos ramos e nos frutos, o sintoma se caracteriza pela formação de cancros (aberturas longitudinais).

Der Sauerkraut disse...

até nisso tem que ser anônimo? Dá prá acreditar?

Anônimo disse...

pq vc não tira a opção de anônimo se não pode usar. isso se chama democracia.

Anônimo disse...

Cada um posta como quiser. Algum problema?

Anônimo disse...

o mais importante foi o conteúdo do post.

Der Sauerkraut disse...

Pesquisa apurou que a ameixa amarela é resistente à bactéria mencionada.
Desconfio que o autor do 1°. comentário é ligado aos poluidores.

Anônimo disse...

olha, não sei o que está causando este problema, moro no centro e não pude comer uma ameixa este ano. todas rachadas ou com manchas pretas.

Anônimo disse...

isso se chama Cancro Bacteriano.
vai pesquisar.

Der Sauerkraut disse...

Ô anônimo das 16:03. Eu já pesquisei e a ameixa amarela é imune.