14 de janeiro de 2013

ZUK


Circula na cidade, a revista do "ZUK" que seria o novo embaixador de Pomerode. 
O nome - abreviação de "Zukunft" (futuro) - e suas características e coloração devem ter sido escolhidos pela Familia Link Comercial que diz presentear Pomerode com o mascote para que desempenhe papel muito importante na educaqção e desenvolvimento do turismo.  

O mascote ZUK não tem as características da gente de Pomerode e só o chapéu, pelas cores, lembra a Alte Heimat, a origem da nossa gente e o pequeno pomerodense. 

Seria um projeto do mestre entalhador Erwin Curt Teichmann, encontrado em um baú que teria cadeado e chave de madeira. 

O prefeito teria nomeado ZUK, embaixador de Pomerode. 
(Não sei se foi o atual ou o anterior.)

O Sauer não concorda que a pronúncia de heiss seja "raisse", nem que das Rathaus seja "das rat-raus", ou die Sporthale seja "di Xpot-ralle", hallo  seja"rallo", kommt bitte her  seja komm bite rea,  etc.

Lembrando que Pomerode já foi Pommaroda e os imigrantes - até mesmo o Dr. Hermann - costumavam dizer: "aus Pomern, am Oder" quando se referiam à origem dos nossos antepassados citando a Pomerânia e o rio Oder. 

O nome é a junção da antiga pátria com o saudoso rio. 

Na contra capa atribui-se a realização, menciona-se  os patrocinadores e também os apoiadores, entre eles, a Prefeitura, a Fundação Cultural e outros.

Não é mencionado jornalista responsável, não se registra se os direitos de exploração do personagem são da família Teichmann e a revista é instrumento de marketing das empresas do grupo e de Pomerode e sua gente. 

Parabéns ao autor das histórias (passeio - museu - em casa - sonho e realização do projeto) com a observação de que, a cor azul não agradou a todos. 

Muitos acham que lembra mais um venusiano que um pomerodense!

20 comentários:

Anônimo disse...

Ridículo!

Anônimo disse...

Não foi o atual. Pegou o boneco já pronto.

Anônimo disse...

http://www.tvsinopse.kinghost.net/n/nacional4_arquivos/tvsinopse0000024003.jpg

Anônimo disse...

Vão politizar o boneco?
então, pela cor, o boneco é PP.
kkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Realmente, poderiam ter promovido um concurso para eleger um mascote, assim até as escolas poderiam mostrar seus talentos, e até haver uma premiação, como foi com o hino de Pomerode, este ZUK, não tem nada de alemão, até mais parece um extra-terrestre.

Anônimo disse...

Confesso que achei super estranho esse tal de ZUK.

=//

Anônimo disse...

Confesso que achei super estranho esse tal de ZUK.

=//

Anônimo disse...

Talvez um Vovô Chopão. Mas achei simpático o ZUK.

E PARA QUE ESTÁ MAIS POR FORA QUE UMBIGO DE FUNKEIRA:
ESTE PERSONAGEM AJUDARÁ A REDE FEMININA DE COMBATER AO CÂNCER DE POMERODE. A venda de seus bonecos,camisetas, etc...ajudará ésta instituição tão nobre que é a Rede Feminina.

Anônimo disse...

Também tinha percebido que as pronúncias não estavam corretas!!!!

Anônimo disse...

14:04

Isso não quer dizer que não pode ser criticado!

obs: para pagar o aluguel? sendo que possuiam lugar gratuito, mas não queriam.

Anônimo disse...

que bom que tem alguma utilidade...

Anônimo disse...

o "inventor" do Zuk com certeza tinha tomado muito conhaque...

Anônimo disse...

O "inventor" do Zuk com certeza tinha tomado muito conhaque.

Anônimo disse...

Pronúncia incorreta como Bachmann falou e me desculpe mas nunca ouvi a palavra Zukunft sendo pronunciada aqui em Pommaroda nem hoje nem no passado. Se querem ganhar dinheiro que façam em outro lugar, nós queremos viver.

Anônimo disse...

Conhaque eles tomam bastante, prefiro água, melhor ainda se for de nascente.

Anônimo disse...

Achei a ideia do mascote super inteligente e também gostei muito da própria figura. O povo tem que parar de achar que tudo tem de se manter antigo. A palavra ZUKUNFT tem um grande significado. Já pararam pra pensar na traducao? Futuro. Futuro de Pomerode, futuro das nossas criancas, ou até mesmo... Pomerode, a cidade do futuro. E quanto às pronúncias: A fonética alema sendo diferente da portuguesa (brasileira), é impossível fazer uma pronúncia perfeita. E de qualquer jeito, quem vai prestar atencao nisso é turista, que nao vai falar alemao nunca mais. Quem de Pomerode nao sabe como se falam essas frases? ;)

Anônimo disse...

Para 15:53

Lugar gratuito? Você já visitou alguma sede da Rede Feminina? Pois eu já, e nenhuma delas é apropriada para receber as mulher com câncer. Nao é porque elas tem um lugar que ele é bom, ou satisfas a populacao. Isso você diz até ver as condicoes dessas mulheres. Nao sei como tem gente que consegue se negar a ajudar quem precisa.

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkk...se os cobradores souberem quem esta dentro do boneco...corre ZUK

Anônimo disse...

15:32
Agora fiquei curioso.....

Anônimo disse...

nao agradou as crianças e nem aos demais; uma pena, custo alto e nao emplacou pelas cores e formato.