18 de janeiro de 2013

ACREDITEM, SE QUISEREM!


LEIA ATÉ O FIM!

CUBA, o que foi que aconteceu? 
A primeira nação da América espanhola, incluindo a Espanha e Portugal, que utilizou máquinas e barcos a vapor foi Cuba foi em 1829.
A primeira nação da América Latina e a terceira no mundo (atrás da Inglaterra e dos EUA), a ter uma ferrovia foi Cuba, em 1837.
Foi um cubano que primeiro aplicou anestesia com éter na América Latina em 1847.
A primeira demonstração, a nível mundial, de uma indústria movida a eletricidade foi em Havana, em 1877.
Em 1881, foi um médico cubano, Carlos J. Finlay, que descobriu o agente transmissor da febre amarela e definiu sua prevenção e tratamento.
O primeiro sistema elétrico de iluminação em toda a América Latina (incluindo Espanha) foi instalado em Cuba, em 1889.
Entre 1825 e 1897, entre 60 e 75% de toda a renda bruta que a Espanha recebeu do exterior vieram de Cuba.
Antes do final do Século XVIII Cuba aboliu as touradas por considerá-las "impopulares, sanguinárias e abusivas com os animais".
O primeiro bonde que circulou na América Latina foi em Havana em 1900.
Também em 1900, antes de qualquer outro país na América Latina foi em Havana que chegou o primeiro automóvel.
A primeira cidade do mundo a ter telefonia com ligação direta (sem necessidade de telefonista) foi em Havana, em 1906.
Em 1907, estreou em Havana o primeiro aparelho de Raios-X em toda a América Latina.
Em 19 maio de 1913 quem primeiro realizou um vôo em toda a América Latina foram os cubanos Agustin Parla e Rosillo Domingo, entre Cuba e Key West,
 que durou uma hora e quarenta minutos.
O primeiro país da América Latina a conceder o divórcio a casais em conflito foi Cuba, em 1918.
O primeiro latino-americano a ganhar um campeonato mundial de xadrez foi o cubano José Raúl Capablanca, que, por sua vez,
foi o primeiro campeão mundial de xadrez nascido em um país subdesenvolvido. Ele venceu todos os campeonatos mundiais de 1921-1927.
Em 1922, Cuba foi o segundo país no mundo a abrir uma estação de rádio e o primeiro país do mundo a transmitir um concerto de música e apresentar uma notícia pelo rádio.
A primeira locutora de rádio do mundo foi uma cubana: Esther Perea de la Torre. Em 1928, Cuba tinha e 61 estações de rádio, 43 deles em Havana,
ocupando o quarto lugar no mundo, perdendo apenas para os EUA, Canadá e União Soviética. Cuba foi o primeiro no mundo em número de estações por população e área territorial.
Em 1937, Cuba decretou pela primeira vez na América Latina, a jornada de trabalho de 8 horas, o salário mínimo e a autonomia universitária.
Em 1940, Cuba foi o primeiro país da América Latina a ter um presidente da raça negra, eleita por sufrágio universal, por maioria absoluta,
quando a maioria da população era branca. Ela se adiantou em 68 anos aos Estados Unidos.
Em 1940, Cuba adotou a mais avançada Constituição de todas as Constituições do mundo.
Na América Latina foi o primeiro país a conceder o direito de voto às mulheres, igualdade de direitos entre os sexos e raças, bem como o direito das mulheres trabalharem.
O movimento feminista na América Latina apareceu pela primeira vez no final dos anos trinta em Cuba.
Ela se antecipou à Espanha em 36 anos, que só vai conceder às mulheres espanholas o direito de voto, o posse de seus filhos,
bem como poder tirar passaporte ou ter o direito de abrir uma conta bancária sem autorização do marido, o que só ocorreu em 1976.
Em 1942, um cubano se torna o primeiro diretor musical latino-americana de uma produção cinematográfica mundial e também
o primeiro a receber indicação para o Oscar norte-americano. Seu nome: Ernesto Lecuona.
O segundo país do mundo a emitir uma transmissão pela TV foi Cuba em 1950.
As maiores estrelas de toda a América, que não tinham chance em seus países, foram para Havana para atuarem nos seus canais de televisão.
O primeiro hotel a ter ar condicional em todo o mundo foi construído em Havana: o Hotel Riviera em 1951.
O primeiro prédio construído em concreto armado em todo o mundo ficava em Havana: O Focsa, em 1952.
Em 1954, Cuba tem uma cabeça de gado por pessoa. O país ocupava a terceira posição na América Latina (depois de Argentina e Uruguai) no consumo de carne per capita.
Em 1955, Cuba é o segundo país na América Latina com a menor taxa de mortalidade infantil (33,4 por mil nascimentos).
Em 1956, a ONU reconheceu Cuba como o segundo país na América Latina com as menores taxas de analfabetismo (apenas 23,6%).
As taxas do Haiti era de 90%; e Espanha, El Salvador, Bolívia, Venezuela, Brasil, Peru, Guatemala e República Dominicana 50%.
Em 1957, a ONU reconheceu Cuba como o melhor país da América Latina em número de médicos per capita (1 por 957 habitantes);
com o maior percentual de casas com energia elétrica, depois Uruguai; e com o maior número de calorias (2870) ingeridas per capita.
Em 1958, Cuba é o segundo país do mundo a emitir uma transmissão de televisão a cores.
Em 1958, Cuba é o país da América Latina com maior número de automóveis (160.000, um para cada 38 habitantes).
Era quem mais possuía eletrodomésticos. O país com o maior número de quilômetros de ferrovias por km2 e o segundo no número total de aparelhos de rádio.
Ao longo dos anos cinqüenta, Cuba detinha o segundo e terceiro lugar em internações per capita na América Latina, à frente da Itália e mais que o dobro da Espanha.
Em 1958, apesar da sua pequena extensão e possuindo apenas 6,5 milhões de habitantes, Cuba era 29ª economia do mundo.
Em 1959, Havana era a cidade do mundo com o maior número de salas de cinema: (358) batendo Nova York e Paris, que ficaram em segundo lugar e terceiro, respectivamente.
 
E depois o que aconteceu?
Veio a Revolução...



21 comentários:

Karl Johannes jr. disse...

É quase igual Brasil e Paraguai,pau mandado pelo Estados Unidos assim,os Estados Unidos faz com Cuba.Porque se permitisse Cuba já estaria anos luz na frente dos Estados Unidos.É bom sempre a real destas disputas e porque tanto rejeição com tendencias maldosas e direcionadas.

Anônimo disse...

E o que está acontecendo hoje em dia?
Na Venezuela manda um morto.
Em Cuba o irmão de um morto.
Na Argentina a mulher de um morto.
E no nosso Brasil varonil, quem manda é a sucessora de um vivo que se fingindo de morto.

Anônimo disse...

Só para refrescar a memória do povo...na década de 50 os americanos é que controlavam Cuba, não os cubanos...os mesmos americanos que dizimaram a Alemanha e parte da Europa em sua paranóia egocêntrica durante a 2ª Grande Guerra...será que controlavam Cuba e permitiram esse 'desenvolvimento' todo na década de 50 por que eram bonzinhos? Que nada!!! Havana era o resort dos ricaços dos EUA...não que a Revolução tenha acontecido para melhorar, mas tirou o país das mãos do Tio Sam...o erro foi o que se seguiu...tentar 'socializar' um país 'capitalizado' pelos dólares e pelo luxo da águia americana...álias, toda revolução, quando fanática, empobrece o povo que com ela é arrastado...

Anônimo disse...

21:42

Estas concorrendo ao prêmio de ingênuo e humorista do ano. A premiação se dará na época de papai Noel

KKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

Da mesma forma que no Brasil, a população cubana tinha desprezo por quem se esforçava e tentava obter sucesso ou ganhar dinheiro. E achava que os americanos que investiam dinheiro (naturalmente para ganhar mais) estavam fazendo um mal ao país.
Se todos se dessem as mãos, mandassem Fulgêncio e os americanos embora, virassem as mesas dos vendilhões do templo e implantassem um regime não sujeito à ambição humana, onde todos dividissem tudo, dariam vida à ilha [i]Utopia[/i], como no livro de Thomas Morus, e seriam felizes para sempre.
Pois bem, a ilha promissora da década de 50 rapidamente virou um buraco fedido, onde todos são igualmente miseráveis (salvo os membros do Politbüro, que são remediados).

Somente na hora em que aprendermos que [b]o esforço merece ser premiado[/b] e quem obteve sucesso trabalhando e jogando limpo merecer ser imitado, e não invejado, é que sairemos do atoleiro.
Hoje o brasileiro despreza o colega funcionário da empresa que quer dar mais resultado; o outro professor que quer ensinar mais e melhor; o empresário que quer ganhar dinheiro; o colega da repartição que acha que tem a obrigação de gerar resultado para o cidadão. As figuras de admiração são o funkeiro de sucesso instantâneo e momentâneo, o jogador de futebol que ficou rico sem estudar.
O próprio Lula sempre estimulou o raciocínio torto, como em discurso de 2008 em que afirmou que "o esporte é o fator que dá mais chances para um pobre subir na vida"
(http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,lula-pede-maior-apoio-de-empresarios-ao-esporte,279201,0.htm)

Não seria o trabalho? O esforço? O estudo? O controle do próprio dinheiro?

Só espero que não precisemos passar, assim como Cuba, por 50 anos de escuridão para entender isso. Que a lambança no poder dos últimos anos já permita antever e evitar o que deseja o partido da estrela, e que possamos amadurecer nossas crenças, perdendo esse ranço de colonizados, parando de esperar um messias ou culpando os americanos, e começando a nos vermos cada um como responsável pelo seu próprio sucesso ou fracasso.

E que em nossa cidade este culto à vagabundagem não tenha espaço.

Anônimo disse...

12:50

Parabéns pelo excelente comentário , profundo, técnico , bem redigido, gramática correta e vocabulário de nível.

Vejo que és leitor d' O Estado de Sao Paulo, conceituado e premiado mundialmente, obviamente nao lido pelo Kahrl Johannes, discípulo de outro Kahrl, o tal que deu origem ao Marxismo!!!

Tenho pena dos ingênuos , aqueles que crêem na cantinela do socialismo igualitário sob regime totalitário ao tipo Cubano e Nortecorreano, invejosos de merda.

Acredito que o Sr (a) poderia colaborar com o Sauer escrevendo alguns comentários de nível, principalmente neste momento que muitos abandonaram o barco.

Viva a Democracia, viva a Liberdade , viva o Brasil.

Anônimo disse...

O comentário do12:50 atingiu a utopia socialista na qual alguns poucos dementes ainda crêem !

Apoio a sugestão do 14:26 e espero ler mais comentários da lavra do 12:50.

Charmaine disse...

Ao anònimo das 12:50

Perfeito seu comentário! Faço minhas as suas palavras! Existe um ditado que diz que se erramos e estamos tranquilos, é porque já achamos alguém em quem jogar a culpa. Cada pessoa ou Nação tem seus motivos para agir de um modo ou de outro e que cada um, assuma as consequencias de seus atos!! Parabéns pela análise sucinta e fidedigna!

Anônimo disse...

12:50 !
Muito bem sintetizado e concordo em numero, genero e grau.
Parabens !!!

Anônimo disse...

Comunistas, Socialistas, Marxistas, Ingenuos e Bobos, todos estao convocados 'cerrar fileiras com o maior bobalhão daPomerouda, o já famoso Karl Johannes Jr.

Quepena do Karl Sênior !

Lenin de Leningrado disse...

Querido Karl,

Os céticos eternamente estarão contestando o nosso caminho, de liberdade, igualdade, fraternidade e eternidade.

Estou contigo, Estas no caminho correto, Cuba e' nosso mais recente exito.

Nao esmoreça com as criticas, siga no teu caminho de socializar os reacionários , ao final triunfaremos na Pomerania, na Pomerouda e em todos rincões .

Aplausos de teu sempre influenciador por tua coragem, com apoio do grande líder Fidel e de todos déspotas que ainda sobrevivem,

Karl Marx, in memorian !

Anônimo disse...

Este eh o Blog, o resto êh coisa de menino !

Até dos domínios de Lucifer estao postando, vide acima os comentários do Camarada Marx.

Parabéns grande Bachmann! Logo serás o único blog com comentaristas que ja foram há muito para as trevas.

Dalhe Sauer, sempre avante mesmo que seja do inferno de Dante !!!!!!

André Hennig disse...

Pena que a estória deles acaba em 1959.

Porque será ?

Anônimo disse...

Vivemos numa democracia, temos liberdade de escolha, tivemos eleições em 2012 e teremos novamente em 2014, se está tão ruim pq não votam nos "salvadores"??
E não venham me falar que o povo é controlado, isso é desculpa p/ incompetência dessa oposição... querem saber pq o povo escolhe esse governo que agora temos(não que não poderia ser melhor)??? Escolhem manter esse governo pq nunca estiveram tão bem, inclusive os ricos estão muito bem, mas o que incomoda esses(e por isso todo esse fuzuê na impressa) é ter que dividir os shoppings, aeroportos, rodovias com esses "pobres" que estão aumentando seu rendimento por conta do crescimento do país. E quem insiste em reclamar, espernear, etc, sinta-se livre para procurar outra nação mais condizente com seus ideais.

Karl Johannes jr. disse...

Caros amigos do Sauer,vocês acham que o Brasil esta caminhando para qual regime,é só ficar atento a algumas intervenções do governo brasileiro nos países da América do sul e América latina, e depois eu é só ingenuo e bobo,vamos aguardar a partir da metade de 2014,e então vamos quem vai começar a botar as mangas de fora.Quero que saibam que sou contra a qualquer tipo de censura em relação a pessoas ou meio de comunicação,não sou adepto a nenhum regime arbitrário ou totalitário,zelando sempre pela liberdade mas com limite em alguns aspectos.Então vamos aguardar os fatos e as fatalidades,porque marionetes são sempre manipuladas.

Lenin de Leningrado disse...

23:37

Karl

Tremenda analise e visão de futuro .

Acho que Vc. é um talento perdido, deverias mandar teus comentarios para a grande imprensa internacional, Granma ou Pravda, por exemplo, candidatando-se para ser comentarista politico.

Anônimo disse...

"... E quem insiste em reclamar, espernear, etc, sinta-se livre para procurar outra nação mais condizente com seus ideais..."


QUEM FALA ESSA BOBAGEM ACIMA, JÁ SABEMOS DE QUE TIPO DE PARTIDO FAZ PARTE.

Anônimo disse...

Prezado anônimo das 13:59,
Indiferentemente do partido que faço parte(ou talvez até não faça parte de nenhum, mas p/ vc prefiro deixar a certeza da dúvida neste quesito) a verdade é essa sim; tem um monte de besta p/ reclamar e julgar, falar que o Brasil vai virar comunista, etc(tem até data p/ isso, assim faz lembrar-me a última profecia maia), mas p/ fazer algo de concreto nada. Se acha que está tão ruim, sem esperança. etc, então venham p/ mudar, tirem a bunda do banco; ou agem ou dão o fora deste país, simples assim; parece filho que fala mal da mãe mas todo dia das mães tá lá dando presente.
E já que vc prezado anônimo das 13:59 "adivinhou/chutou" a qual partido eu talvez faça parte, então também me vejo no direito de adivinhar o seu partido.... tucano, bico grande, só tem papo, ação zero, ou como na natureza, rouba o sustento dos ninhos alheios..... passar bem pobre coitado!

Karl Johannes jr. disse...

respondendo ao 13:59,sou a partidário não sou filiado a nenhum partido politico e não defendo ideais dos outros ainda mais vindo de políticos. As pessoas se acostumarão a acreditar naquilo que eles falam e que é do interesse deles e que o povo acredite.Por um acaso,você já foi convidado para ler os contratos firmados por qualquer órgão publico,e ver o que realmente é discutido e participou de assinatura dos contratos, e você já leu uma licitação e ao menos entende-a.Ao 08:11 não preciso mudar-me deste pais,porque tenho conhecimento de mais coisas do que você pode imaginar,viajei por vários países e pelo brasil também então ou você é da laia ou você não pense para falar,porque é burrice falar de quem não se conhece e ainda se esconde como anonimo,que é o mesmo que nada.Quem tem medo da realidade não pode abrir os olhos,porque treme ao ver desafios novos e o seu poder caindo,e indo embora porque defender ideias e ideal dos outros,quero ver se és capaz de ir para a guerra e morrer por quem e porque sem saber o porque e o que esta acontecendo.Eu prefiro ainda ver,avalia e tirar as minhas próprias conclusões e não me deixar levar por opiniões sem fundamento.A minha bandeira é de pé no chão mas,com atenção nas entrelinhas porque o que fica no ar é o que você respira.

Anônimo disse...

Aos comentaristas acima sugiro um retiro :
MOSTEIRO ( MONGES E MONJAS ZEN BUDISTAS) O PIOR QUE ATÉ PARA REFLETIR E PRATICAR O DESAPEGO É NECESSÁRIO $$$$$$$$, PIOR AINDA É SE ENQUADRAR NA FAIXA ETÁRIA MÁXIMA(30 ANOS)... até para louvar a Deus precisamos ser jovens ricos. Que mundo é esse comentaristas ? O que ainda nos aguarda de absurdo?

Karl Johannes jr. disse...

ao 20:43,assina o teu nome e garanto a você que tenho menos idade que você,a diferença é estar um passo a sua frente.Estuda menino vai lhe fazer bem,uma boa leitura também mas deves entender o que tu leres.
Boa Noite..