6 de maio de 2013

CEZAR ZILLIG


AZUCRINOLAS

Souberam da “Revolta das Caxirolas”? Aconteceu dia 28 de abril em Salvador: torcedores do Bahia, decepcionados com a derrota de seu time, protestaram arremessando caxirolas no campo e nos jogadores. As tais “caxirolas” são o que se pode chamar de uma cabal ideia de jerico. É uma “invenção” patenteada pelo esdrúxulo Carlinhos Brown – se é que se pode reinventar o chocalho - e que pretende-se impingir à torcida brasileira com nítidos interesses secundários. Em processo pouco transparente, a prepotente FIFA e o Ministério dos Esportes “licenciaram” a enervante geringonça como instrumento oficial da copa de 2014. Depois da tal “revolta”, alguns exagerados já veem as caxirolas como arma em potencial...
Carlinhos Brown e seus “sócios” (The Marketing Store, Brasken e o Governo Federal) estimam vender 50.000.000 destes chocalhos. Está certo que este é um país de trouxas - basta ver em quem votam - agora supor que haja cinquenta milhões deles, dispostos a pagar trinta reais por um chocalho, é delirar.
Aliás, promove-se um frisson em torno da Copa do Mundo como se em julho de 2014 o Brasil vá sofrer uma enxurrada humana. Meio mundo estaria de malas prontas para vir para cá. Será? Pode bem ser que não. Mesmo nas cidades que sediarão algum jogo, não deverão sair de sua normalidade; exceto se as “autoridades” não inventarem de maquiar o trânsito, decretarem feriados, interferirem enfim na vida dos nativos.
Afinal, todos os que para cá vierem, terão que caber em um estádio, certo? Umas continhas demonstram que a capacidade média dos doze estádios gira em torno de 63.000 lugares. Considerando que boa parte da plateia será de autóctones, chega-se a números como trinta, quarenta mil “copaturistas” que mal serão percebidos em metrópoles com mais de milhão de habitantes. Entupirão isto sim, os acanhados aeroportos e os meios de transporte em dias de jogos.
Com tanta lição de casa por fazer, tantas situações dramáticas a espera de atenção, teria preferido que o país não tivesse se metido numa farra destas, mas seu Lula... O feitiço pode virar contra o feiticeiro e venha se experimentar um fiasco ímpar, culminando com a perda do campeonato. Os jogos preliminares já demonstram estarmos a pé, sem time.
A “Revolta das Caxirolas pode ser um mau augúrio. A propósito: caxirolas se prestam, e muito bem, para azucrinar. Azucrinar somado de todos os seus sinônimos.

enviado por e-mail
também publicado em: www.sanhta.com.br


8 comentários:

Anônimo disse...

um país como o nosso tem prioridades. E aquele papo que o que vai se ganhar com isso, vai compensar o investimento... Como, desviando verba nas construções, e desviando verba nos ingressos?
Vergonha

Anônimo disse...

Faz muito bem ler texto de uma pessoa esclarecida.

Anônimo disse...

para 08:29 porque voçE não vai trabalhar nesses evendos como tu é o bom. vergonha são as pessoas que so sabem falar mal.porque voçÊ não vai morar em outro pais

Anônimo disse...

Essa reclamona acima, reclama em tudo que é postagem.
Ficou a ver navios...e virou INVEJOSA!

Anônimo disse...

12:18

Somente opinião dele.

Anônimo disse...

Para-14:58
Será, que nesses eventos, tem lugar para pessôas Honestas?
Tu, deves ser um .....etc.

Anônimo disse...

ah desculpe gente, pensei que esse blog fosse um espaço onde podíamos colocar nossas opiniões livre e democraticamente. Vocês estão todos certos.

Anônimo disse...

genau dass 18:18, por isso estamos assim