15 de fevereiro de 2011

SAMU VALE DO ITAJAI 5 ANOS



No próximo dia 21, fará 5 anos que o então governador, "instalou" em Blumenau, na Rua Colômbia, o SAMU 192 - Vale do Itajai.
FOI UMA FESTA!!! Era ano de eleição!!!
Com veículos sem equipamentos, que tinham até água misturada no óleo, sem documentação e com equipes improvisadas de abnegados técnicos de enfermagem e voluntariosos motoristas-socorristas.
Sob a coordenação administrativa da gerente regional de saúde, hoje secretária de Saúde de Pomerode - sempre ausente - que não resolvia nada (nem fechadura quebrada ou gás para a cozinha dos socorristas) e do coordenador médico que aparecia na sede uma vez por semana e exigia que servidores preenchessem a sua RPA de todos os meses.
Sem mesa de regulação e com equipe médica insuficiente, era depósito de lixo hospitalar com a concordância da enfermeira chefe e receitas de remédios controlados restavam sobre as mesas, onde também repousavam medicamentos sob a luz do sol.
Responsável e não submisso aos mandos e desmandos dos coordenadores, o blogueiro foi afastado pelos mesmos que, intempestiva e mentirosamente, utilizaram a avaliação de estágio probatório para livrar-se do Assistente Técnico que cumpria as suas obrigações de acordo com a Lei e o Estatuto do Servidor Publico, registrando mentiras e irrealidades.
Mais tarde, a demissão do blogueiro foi sugerida e encaminhada pelo deputado estadual (bela sugestão!!!) como "a melhor solução para o conflito".
O conflito eram 3 ou quatro processos administrativos, resultantes de comissão de sindicãncia que conclui que a avaliação do estágio probatório do blogueiro estava "eivada de irregularidades!" praticadas pelos avaliadores.
A passagem do blogueiro oportunizou conhecer pessoas de valor - motoristas/socorristas, técnicos de enfermagem, médicos, colegas da área administrativa e até serventes - que até hoje, mantém contato.
INFELIZMENTE, também serviu para que o blogueiro conhecesse pessoas que se dizem - mas não são - médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, motoristas socorristas e, em especial, politiqueiros que exerceram cargos de coordenadores ou outros, únicamente por apadrinhamento sem nenhuma capacidade ou competência!
Nestes 5 anos, com certeza, o SAMU salvou vidas e aliviou dores mas, também foi palco de negligências, imprudências e atitudes injustas para com pacientes necessitados.
Também para servidores que se dedicaram ao cumprimento de seu dever com afinco, dedicação e muito amor ao próximo que acabaram afastados por conveniência de seus superiores politiqueiros, incompetentes e incapazes.

Hoje, vale e vai um abraço ao JOEL lá de Indaial, companheiro de contra-turno na área de administração, naquela época daquele começo muito difícil.

Mas, VIVA O SAMU 192 - Vale do Itajai!!!
Que continue SALVANDO VIDAS e ALIVIANDO DORES!!!

4 comentários:

Anônimo disse...

Boa gostei, esta eu aplaudo.

Anônimo disse...

Porque alguém que já não prestou bom serviço em outra cidade, aqui ganha guarida??

Vox Populi disse...

Fora com todos aqueles que são:

" mama-tetas municipais, paus mandados e capachos ".

Anônimo disse...

por favor deixem somente os de currículo exemplar.