30 de setembro de 2010

QUEBRA NOZES



Vejam:

"Capacitação sobre o Quebra Nozes será na segunda-feira

Na próxima segunda-feira (04/09), às 13h, no Auditório da Prefeitura Municipal de Pomerode, acontecerá uma Capacitação para professores de Artes, Língua Alemã, atendentes de Bibliotecas e diretores das Escolas e Centros de Educação Infantil.

O assunto será sobre o tema de Natal deste ano: Quebra Nozes. Conforme a ministrante do Curso, Sandra Prochnow Greuel, o objetivo é mostrar a relação deste símbolo com o Natal da Alemanha, buscando aliá-lo ainda mais com a identidade alemã de Pomerode."


Está no www.pomerode.sc.gov.br - 28.09.2010 - segunda feira é 04/10 e não 04/09 - (mais uma do pessoal da ASCOM).

Até curso de capacitação! Precisa?
Vai mostrar a relação deste símbolo com o Natal na Alemanha?
Vai deixar claro que não é na Pomerânia?
Vai custar quanto para o povo de Pomerode?

Com certeza reunirão novamente diretor do Samae, assessores, etc. para auxiliarem na confecção de mais bonequinhos, em madeira especial e a um custo exorbitante.

Beleza...Receber para brincar de Natal!!!

Gente, estou quase me convencendo de que está com razão a senhora da nossa sociedade que me disse que são "caprichos da menina mimada que sempre conseguiu tudo o que queria do pai."

Os Quebra-Nozes, NUNCA fizeram parte da cultura de nossa gente e restringem-se a uma região da Alemanha que não é a Pomerânia.

A idéia foi rejeitda pelo povo (soldadinhos/guarda municipal) e teve até, manifestação contrária na Câmara de Vereadores onde, o vereador Nelson Fischer defendeu a VERDADEIRA tradição do Natal de Pomerode.

O Natal de Pomerode é e sempre foi Papai Noel, Sinos, Estrelas, Cometa, Pinheiro, Sons, Luzes, Doces, Balas, Chocolates, Maçãs, Bolas Coloridas/Velas (produzidas aqui) e - não esquecendo - a lembrança do nascimento de Cristo e a Família Sagrada dos Presépios.

6 comentários:

The Caiuga disse...

Olha, simbologia existe com o natan na Alemanha pois tenho parentes lá, porem, os bonecos sem vida são tão mal explorados que se um dia ou outro estiver faltando um, ninguem vai notar, pois não destacam os amontoados de madeira sem vida.
E vida não quer dizer que tem de se mecher, e sim, estarem destacados, poredem tirar fotos com eles entre outras.
Lamento muito a palhaça que é o Natal de Pomerode, enquanto isso temos de concorrer com cidades vizinhas pois, nosso povo não tem muito o que prestigiar nesta cidade.
Cidade essa que é um Belo Hotel....

Anônimo disse...

Essa Sra. deve ter pirado de vez, não é?

Anônimo disse...

Estão esquecendo a verdadeira essencia do natal e se preocupando demais em querer aparecer.

Der Sauerkraut disse...

1. ACHO QUE ESTÁ MAIS PARA CIDADE DORMITÓRIO.

2. QUAL SENHORA?
A MENINA MIMADA OU A QUE SE REFERIU ELA?

Anônimo disse...

A menina mimada!

Anônimo disse...

to ficando velho. na minha infância a gente montava presépio, com menino Jesus... mas acho que ele não tem nada a ver com o Natal não... meus pais me ensinaram tudo errado, putz...