3 de fevereiro de 2010

COMPLEXO CULTURAL HERMANN WEEGE



Publiquei aqui no Blog que toda a área da imagem acima, só poderia ser denominada de COMPLEXO CULTURAL HERMANN WEEGE, quando da inauguração do Teatro Municipal.
É com satisfação que recebi o e-mail abaixo, em que, a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, menciona o "COMPLEXO HERMANN WEEGE".
Por tudo que fez por Pomerode, a homenagem é muito justa.

Veja o e-mail:

O Centro Cultural de Pomerode está sendo implantado na área antes denominada Complexo Weege, um dos mais importantes conjuntos industriais do Vale do Itajaí – e uma área de grande significado histórico e cultural para a população de Pomerode. Assim como a Weege Indústria Alimentícia teve sua influência no desenvolvimento e na história de Pomerode, o espaço que será entregue em breve será determinante para o cenário cultural nacional. A proposta é oferecer à comunidade espaços para atividades de lazer, didáticas e culturais.

Já está em funcionamento desde 2008 o Museu Pomerano, que abriga artefatos de diferente períodos da história de Pomerode. Em agosto de 2009 foi inaugurado o Teatro Municipal - única edificação nova no Centro Cultural que, em sua área de 1.550 m², possui capacidade para 524 espectadores.

Os prédios antigos do Complexo Wege estão sendo restaurados ou revitalizados visando a recuperação das linhas arquitetônicas do início do século XX, de acordo com a memória fotográfica existente. No total, serão seis prédios antigos e uma construção inteiramente nova. As obras são possíveis graças a parceria do município com o Governo do Estado de Santa Catarina e com o Governo Federal.

Dois prédios – a Fábrica de Latas que funcionava na casa enxaimel e o prédio do Frigorífico – estão em fase de conclusão. Lá será instalado o Espaço Multi-Uso, para abrigar atividades culturais como música, oficina, biblioteca, auditório, arquivo histórico, galeria de arte e um espaço para a Fundação Cultural. A Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte investiu R$ 650.000,00 para esta etapa e o Ministério da Cultura (Minc/FUNARTE) investiu R$ 296.026,00.

“O Centro Cultural que Pomerode está implantando será uma referência nacional em médio prazo, pois está localizado num conjunto de prédios com tombamento histórico com excelente localização - no centro da cidade - e reunirá num único espaço manifestações culturais das mais variadas formas”, diz Claudio Marcos Krueger, Secretário de Turismo, Cultura e esporte de Pomerode.

Vivian Althoff
Assessora de Comunicação da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte
Fone: (47) 3387 2627

Crédito foto: Heike Weege

Nenhum comentário: