7 de fevereiro de 2010

DECORAÇAO DE PÁSCOA


"Encontro com artesãos será realizado na Prefeitura
Na próxima segunda-feira (8), acontecerá um encontro com artesãos, no Auditório da Prefeitura de Pomerode, às 19h. No momento, a vice-prefeita, Gladys Siewert, irá repassar os detalhes da Osterfest, além de dicas e sugestões, mostrando novos modelos de artesanato de Páscoa trazidos da Alemanha.
A vice-prefeita comenta que no Natal também foi realizado encontro, com bastante sucesso, onde os presentes puderam aprender novos modelos e fazer o artesanato típico alemão. Segundo ela, o objetivo é cada vez mais qualificar o artesanato local e diferenciá-la do que está sendo feito em outras cidades.
Vice-prefeita mostra alguns dos materiais que serão apresentados para os artesãos
No encontro, livros e revistas também serão apresentados. Os materiais são trazidos, em especial, de Erzgebirge, região da Alemanha onde é mais produzido o artesanato.
Sobre Erzgebirge
Neste local existem estradas regionais onde se pode encontrar duas antigas cidades mineiras: Schneeberg e Annaberg. São vilas típicas da região montanhosa (Erzgebirge), lar do artesanato típico em madeira entalhada, e das pirâmides natalinas, que eram um importante símbolo de vida e segurança para os mineiros que trabalhavam nas minas escuras. Com o tempo, começou a se esgotar os minérios nestas regiões e a comunidade local teve que optar por outra fonte de renda, surgindo então, o artesanato."

fonte:www.pomerode.sc.gov.br


O QUE SERÁ QUE VEM POR AÍ?
Olha o coelhinho de pau!

3 comentários:

Anônimo disse...

Blogueiro,repara na foto: já tem um Coelho de madeira ou pau,como queiram.

Der Sauerkraut disse...

Erzgebirge também é a terra dos Quebra-Nozes.
Olha...a vice está querendo impor um artesanato lá da Alemanha.
Esquece ou desconhece ela, que por aqui, já tivemos quem fez verdadeiras obras primas de madeira na Pascoa.
Ovos e coelhos.

Anônimo disse...

Tudo bem,acho a iniciativa de qualificação do artesanato válida , mas porque "importar" cultura e modismos de uma região da Alemanha que não tem relação com cultura dos "Pommern". Que pesquisem e tragam coisas pertinentes a cultura original dos antigos Pomeranos!