10 de dezembro de 2011

TRADIÇÃO É ISSO!!!



"TRADIÇÃO NATALINA: Festa de São Nicolau chega ao Brasil
6/Dez/2011

Nesta terça-feira (06.12) comemorou-se na Alemanha e em muitos países da Europa o dia de São Nicolau: o bom velhinho trajado de bispo e de longas barbas brancas que traz chocolates e presentes para as crianças que se comportaram bem durante o ano.

Na Alemanha a data é comemorada há cinco séculos. Na noite anterior, as crianças costumam pendurar meias nas lareiras de suas casas, que na manhã seguinte estarão cheias de doces, pequenos brinquedos e frutas.

As festas lembram a morte do bispo Nicolau, no ano de 350 d.C., que ficou conhecido por sua caridade e afinidade com as crianças. Ele é considerado o verdadeiro Papai Noel pelo catolicismo. Sem barriga rechonchuda, nem roupa vermelha ou botas pretas, o bom velhinho era alto, esbelto e vestia um tipo de batina branca.

Nascido na Turquia, na cidade de Demre, antigamente conhecida como Myra, Nicolau é personagem de diversas lendas. A mais conhecida se refere ao dia em que ele teria presenteado três irmãs com um saco de moedas de ouro, jogado pela chaminé da casa da família.

A tradição de São Nicolau já chegou ao Brasil. Em Friburgo, onde o patrono é o próprio São Nicolau, existe até uma procissão. Neste ano ela ocorreu no sábado (03.12) e atraiu mais de 30 mil pessoas.

No sul do país, o município gaúcho de Rio Pardo, conhecido como Aldeia de São Nicolau, inaugurou, há seis anos, o Santuário de São Nicolau. Segundo registros, mais de 7 mil fiéis costumam passar pelo local durante os dias de festejos.

Aqui a tradição tem fundo religioso. Aliás muitos filmes sobre natal mostram as crianças pendurando meias, enfeitando árvores etc."


Fonte:© Juliana Echer Manto (Centro Alemão de Informação)

Colaboração enviada pelo leitor IRIO. Obrigado.

7 comentários:

Dr.Smith disse...

E tem gente que acha que o bom velhinho é uma invenção da Coca-Cola dos anos 30.
O nome e a roupa podem variar mas o personagem existe há séculos!

E a pergunta que não quer calar:
" Será que as meias do pessoal do paço estarão cheias neste Natal?"

Anônimo disse...

Dr Smith,

A coca-cola nao inventou o papai noel, simplesmente reestilizou o bom velinho da forma que os publicitarios da epoca determinam que seria mais proficua para a venda da beberragem.

Nos no Brasil fomos muito influenciados pelo marketing dos EUA no pos guerra, de acordo com o objetivo dos gringos de fazer uma america forte e anti-comunista.

Assim surgiram, o coke Santa Claus, o Ze Carioca, Carmen Miranda, a Vera Cruz dos musicais, e toda a neo colonizacao gringa. Vc ha de convir que o Santa Claus e'
muito mais simpatico que o nosso germanico Nikolaus, puro efeito holliwoodiano, ja que o Nikolaus e' puro de origem, assim como os Reis Magos sao os presenteadores, em 6 de Janeiro dos ibericos, que ainda sao respeitados na America Latina, Portugal e Espanha, exeto o Brasil que ha muito se entregou ao neo colonialismo dos EUA, pais de preponderante imigracao alema,

Resumo, que todos com mais de 10 anos sabem: Papai Noel nao existe, Nicolaus existe, os Reis Magos existem e os do Paco Municipal ja encheram as meias e as burras e agora vao festejar a Natividade com o que arrecadaram de nos, os trouxas, como eu, vc e todos os pagadoes de imposto.

Quanto ao quebra nozes nao sei, mas apos o Nikolaus diria que eh mais autentico queo Papai Noel!

Wagner disse...

Não podemos esquecer os ajudantes chamados Pelznickel (Nicolau preto), que acompanha São Nicolau, com um saco para pegar as crianças malcriadas... Esta tradição é festejada em Guabiruba, próximo a Brusque.
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAACCRO3QG6xaC9PYH6Yi-OZdTkaodneoH2CSYsZ-XJk_af75pXrd8R37kmAAHeAe16ArNWs2ghg0dg6TfkIxDyIgAm1T1UGb0b2F0pJQSxS33FzpyzxUNfYeS.jpg

Anônimo disse...

dá pra ver a cor da batina

Dr.Smith disse...

P/15:14
Meu Garoto!!!
Fico feliz em saber que mais alguém nesta cidade sabe que o papa nozes não é o simbolo do natal.
Mas o que eu quis dizer é que ainda somos om povo que gosta das tradições antigas,dos pinheirinhos,das luzes dos "papais noéis" mesmo que para alguns a tradição seja a que lhes trouxe lucro e viagens a Alemanha!

Anônimo disse...

e todos se esquecem de quem deveria ser a festa. Daquele que nasceu em Belém (não do Pará pros engraçadinhos), e veio trazer uma mensagem de Amor e Paz. Fazer o que, depois se reclama da vida... ainda

Anônimo disse...

Sera que a Camorra Italiana vai mudar algo nas tradicoes natalinascee Pomerode?

Poderiam introduzir uma variante Trentina do bom velinho.