14 de dezembro de 2011

TIJOLADAS DO MOSQUITO



"SC: com 30 ações na Justiça, blogueiro polêmico é achado morto
14 de dezembro de 2011 • 14h28 • atualizado às 14h46 Comentários
230
Notícia

Será enterrado às 15h desta quarta-feira, no cemitério do bairro Itacorubi, em Florianópolis, o corpo do blogueiro Amilton Alexandre, titular do blog Tijoladas do Mosquito, como era chamado. Mosquito foi encontrado morto em sua casa em Palhoça, na Grande Florianópolis, no fim da tarde de terça-feira. A polícia investiga o caso, mas há indícios de que ele tenha cometido suicídio.

Mosquito era um dos movimentadores da opinião pública na região e ganhou inimigos devido às críticas e denúncias postadas em seu blog. Era parte em mais de 30 ações que correm na Justiça catarinense e em pelo menos 13 delas aparece como réu. A maior parte dos processos aos quais ele respondia eram por calúnia, difamação ou pedidos de indenização por danos morais. Entre as vítimas aparecem empresários e políticos influentes, como a ministra das Relações Institucionais Ideli Salvatti.

Um de seus alvos no blog era o prefeito de Florianópolis, Dário Berger, que movia uma ação penal privada contra o comunicador. Em audiência desse caso no mês passado, Mosquito foi advertido com um termo de prisão em flagrante por proferir ofensas ao prefeito durante a sessão. Entre as polêmicas, ele também denunciou um caso de estupro envolvendo adolescentes de famílias tradicionais da capital catarinense, um deles o filho de um empresário da comunicação.

Na semana passada o Tijoladas do Mosquito saiu do ar por determinação judicial. "Tanta dedicação ao blog levou-me a um isolamento familiar, com oposição a minha atividade, problemas de saúde e outras dificuldades. Nas últimas semanas acusei o nocaute. Não tenho mais como enfrentar as ameaças e retaliações pelo que publico. É sensato dar um tempo", escreveu Amilton.

Admitindo que passou dos limites em algumas situações, o blogueiro disse que tentaria reestruturar sua vida partindo para uma "atividade menos tensa" e começaria a dar mais atenção a si mesmo. Deixou o link do Canga Blog para que seus leitores pudessem continuar acompanhando o "arsenal de maldades dos políticos".

O jornalista Sérgio Rubim, responsável pelo Canga Blog, foi um dos primeiros a postar informações sobre a morte de Amilton. Nesta quarta-feira, Rubim escreveu que Mosquito era uma pessoa solitária e seu contato com a maioria das pessoas era virtual. "Ele já vinha há dias mandando sinais de que pretendia dar cabo da vida. Sozinho, sem dinheiro, com o seu blog fechado pela Justiça, estava deprimido e parecia não encontrar saída para o fosso em que se meteu."


Rubim ainda mencionou que em uma mensagem a um amigo em comum, Mosquito teria postado no Twitter: "O circulo está se fechando. Não vejo mais saída. Acho que vou me matar!". "O Mosquito foi um fenômeno incrível em termos de mobilização de opiniões, se transformou em porta-voz da grande maioria das pessoas revoltadas com os crime cometidos por políticos, desembargadores, agentes do Ministério Público, juízes e conselheiros do Tribunal de Contas que eram incessantemente denunciados e escrachados no Tijoladas do Mosquito", escreveu.

Além de defini-lo como "agitador cultural", em sua nota de pesar, o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina lembrou que Mosquito atuou na Novembrada, durante a ditadura militar e mencionou que "a sociedade perde um defensor da democracia e da cidade e fica mais pobre com a saída de cena de um importante personagem da sua história".




Investigação
O secretário de Segurança Pública do Estado, César Grubba, solicitou que a morte do blogueiro seja investigada. Mas a polícia está convicta de que Mosquito se matou. Quando a perícia e os investigadores chegaram à sua casa, num bairro nobre de Palhoça, não havia sinais de que outra pessoa tivesse estado ali.

De acordo com o investigador Rangel Truppel, tudo indica que Amilton Alexandre usou uma corda feita com lençóis, conhecida como Tereza, para se enforcar. Em prendeu uma das extremidades no teto da casa, a outra no pescoço, subiu numa cadeira e pulou dela. Apesar disso, as investigações continuam até que seja expedido o laudo cadavérico, que apontará a causa da morte."

FONTE: WWW.TERRA.COM.BR

16 comentários:

Anônimo disse...

Tens convênio com funerária? Eu coheço uma:Funeraŕia Dona Maria sua morte nossa alegria.

Dr.Smith disse...

Frases para pensar:
"Existem três tipos de pessoas: as que se preocupam até a morte, as que trabalham até morrer e as que se aborrecem até a morte."
(Winston Churchill)

"Nesse mundo, nada é certo alem da morte e dos impostos."
(Benjamin Franklin)

"A morte do homem começa no instante em que ele desiste de aprender."
(Albino Teixeira)

"O que não provoca minha morte faz com que eu fique mais forte."
(Friedrich Nietzsche)

"Se pudesse viver novamente, na próxima vida tentaria cometer mais erros."
(Jorge Luis Borges)

"Não é de morrer que tenho medo. É de não vencer."
(Jacqueline Auriel)

"O dia que chegar, chegou. Pode ser hoje ou daqui a 50 anos. A única coisa certa e que ela vai chegar." (Ayrton Senna)

"Quando uma árvore é cortada ela renasce em outro lugar. Quando eu morrer quero ir para esse lugar, onde as árvores vivem em paz."
(Tom Jobim)

"Eu não estou preocupado com a morte, mas com a vida, para que ela não seja banal e fútil. Quando você se for, o que vai deixar?"
(Mário Sérgio Cortella - Filósofo)

Anônimo disse...

É uma pessoa que lutou contra a Ditadura Militar, e continuou fazendo denuncias contra os erros e favorecimentos que ocorriam na Administração Pública.

O fato é que o Brasil é uma Ditadura do Funcionalismo Público,
e lutar contra eles é preciso ser mais do que uma pessoa normal e forte.

Anônimo disse...

A morte (desencarne) é apenas um recomeço de uma nova etapa da vida espiritual. Quem sabe Deus o tirou da terra para devove-lo a terra como juiz.

Anônimo disse...

a postagem é interessante , mas descrever suicídio em uma cidade, onde ocorrem atos dessa ordem quase que mensalmente é um pouco fora de senso. Se o senhor pudesse omitir , alguns detalhes como " a forma " como ele cometeu suicídio seria muito bom para nosso povo .
A propósito, esse caso lembra outro o do jornalista Vladimir Herzog !

Anônimo disse...

em nossa cidade são mais de um suicídio por mes, e na grande maioria são praticados de uma forma bem particular, como eram na antiga China, e não existe dor.
Na China os nobres da época, quando cometiam falcatruas, recebiam um fio de seda num envelope, era o sinal que tinham que se suicidar, para não passarem vergonha de serem presos e mortos.

Anônimo disse...

Para 07:39h.
Seu comentário foi muito infeliz. No funcionalismo público há pessoas que batalham e são honestas, como na iniciativa privada há pessoas desonestas e acomodadas. Com o que deve se lutar é contra a corrupção, essa muitas vezes promovida por empresários da iniciativa privada. Repense no seu infeliz comentário.

Anônimo disse...

p/8:17

Queres tapar o sol com a peneira?

Anônimo disse...

p/7:39

Não entendi essa de ditatura do funcionalismo público, você queria que todos fossem servidores apadrinhados? Você não gosta de concurso ou não consegue passar?
Quem faz as merdas são os COMISSIONADOS, os concursados sabem que podem sofrer processos. Então seja mais claro.

Anônimo disse...

Esse é o marcos morsch suplente de vereador:

Processo: 050.11.001453-7 (0001453-51.2011.8.24.0050)

Classe: Inquérito Policial

Área: Criminal

Assunto: Apropriação indébita
Local Físico: 07/12/2011 00:00 - Cartório - Escaninho do Promotor - 01
Distribuição: Sorteio - 29/04/2011 às 18:50
Vara Única - Pomerode
Custas: Visualizar custas


Exibindo Somente as principais partes. >>Exibir todas as partes. Partes do Processo

Vítima: Associação de Moradores da Região de Testo Rêga
Indiciada: Clotilde Giliam Rostovcev Krause
Indiciado: Marcos Morsch
Vítima: Associação de Moradores da Região de Testo Rêga

Anônimo disse...

Na prática os comissionados, os concursados e os eleitos são funcionários públicos.

Anônimo disse...

p/15:24

Não ponha todos na mesma cesta!

Anônimo disse...

Todos eles deveriam trabalhar para o bem comum da cidade. Me parece que voce é um concursado, se for deve ter visto muitas barbaridades, e teu dever é colocar a boca no trombone.

Anônimo disse...

No serviçopublico tem comissionado mamando e tem concursando se aproveitando do fato de serem estaveis. E como tem. Marçal que o diga.

Anônimo disse...

Jamais poderão calar o discernimento humano. Os políticos e seus sofismas merecem muitos outros Mosquitos e Tijoladas. Eu acompanhei o Mosquito por anos até que seu blog começou a sumir aqui e reaparecer ali. Ele realmente pegava pesado.

Vestia calças.

Deus certamente nos mandará muitos outros ainda mais aguerridos.

RIP

Anônimo disse...

hahahahahahaha!