19 de dezembro de 2011

TENTANDO EXPLICAR O INEXPLICÁVEL!!!




De: Anônimo Enviado: Seg 19/12/11 17:40

"Para: rasputim.bnu@terra.com.br Prioridade: Normal

Assunto: [Sauerkraut] Novo comentário em 150 ANOS DEPOIS!!!.

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "150 ANOS DEPOIS!!!":

Acontece gente boa que as terras onde hoje estamos - Pomerode - só começaram a ser ocupadas em 1863 - ou seja, os 150 anos só daqui a 2. Vocês nunca olharam o brasão do município não?"


QUEM É QUE SE REFERIU À OCUPAÇÃO DAS TERRAS???
ESTAMOS FALANDO DOS 150 ANOS DA IMIGRAÇÃO POMERANA!!!
E ESTA NÃO TEM NADA A VER COM A DATA NO BRASÃO DE POMERODE!!!


EMIL ODEBRECHT, NASCIDO EM GREIFSWALD (QUE VOCÊS TANTO FALAM) CIDADE QUE DEIXOU EM 1856, JÁ EM AGOSTO DE 1862, FEZ TODO O LEVANTAMENTO DA REGIÃO DO RIO DO TESTO, HOJE POMERODE.

CONFORME CONSTA NO SITE DA PRÓPRIA PREFEITURA:

"Colonização
A partir de 1861, emigrantes da Pomerânia vieram em busca da terra própria e de liberdade para viver. No Vale do Itajaí, eles se estabeleceram na Itoupava Central (Blumenau), Warnow (Indaial), Estrada Pomeranos (Timbó) e no Vale do Rio do Testo (atual Pomerode)."


SE, SÓ EM 1863, O DR. BLUMENAU CEDEU OS PRIMEIROS LOTES MENSURADOS POR EMIL ODEBRECHT, AOS POMERANOS, ESTE É OUTRO MARCO HISTÓRICO.

SERÁ O SESQUICENTENÁRIO!!! 150 ANOS DA FUNDAÇÃO DE POMERODE!!!

OS 180 ANOS DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ FORAM COMEMORADOS EM TODO O ESTADO E NINGUÉM FEZ REFERÊNCIA À DATA DE 1850, NO ESCUDO DE BLUMENAU.

6 comentários:

Anônimo disse...

Este pessoal da Prefeitura são uns tapados, colocam no site, e depois querem desmentir. Eles acham que podem fazer todos de bobo.

Anônimo disse...

Bem que o pessoal da Prefeitura, poderiam fazer uma reunião com o Sr. Wander Weege para aprenderem um pouco da nossa História.

Anônimo disse...

muitos imigrantes chegaram e ficavam um tempo em Blumenau, até serem encaminhados para Pomerode, Ibirama, Rio do Sul, etc

Acredito ser esta a data mais importante.

Anônimo disse...

quem vê o Backmann metendo o pau em todo mundo porque não usa cadeirinha para bebê ou porque não usa cinto imagina que ele é um cidadão exemplar... outro dia o vi atravessando fora da faixa bem no centro da cidade, entre as duas faixas, na frente da Farmalan. Hoje, pelas 15h, em Testo Central dirigia seu carro falando ao celular... é, criticar os outros é fácil...

ricardo goerl disse...

RICARDO GOERL
Caros blogueiros
Em primeiro lugar, os 180 anos de imigração alemão, foram comemorados em S.Catarina,e não "em todo o país" ,pois no RGSul faz 187 anos que chegarma os primeiros imigrantes alemães, e no Espirito Santo, Parana e São Paulo faz menos tempo ainda. E as comemorações são via de regra de 25/25 anos. No RGSul foram 175 anos em 1999 e a proxima, será em
2024,o bi-centenario Aqui comemoramos os 180 anos porque o governador do estado quis faturar politicamente tendo em vista as eleições seguintes para o governo do estado. E nestas comemorações, TODOS OS IMIGRANTES, fossem pomeranos, baváros, saxões, suabios,etc.. estavam incluidos. Ninguém fez ou fará comemoração para 125 anos de suabios,ou de bavaros, etc.No RGSul tem bastante pomeranos, na região de São Lourenço, Tapes, Pelotas,Canguçu, mas ninguém faz comemoração de sua chegada.Estão incluidos nas comemorações gerais.
Devemos comemorar os proximos 150(175???)anos da imigração italiana, bem como, não sei quantas
vezes 25 anos de imigração polonesa e de outras etnias.Todas deram a sua colaboração no desenvolvimento do Brasil.
Se formos querer muita comemoração de imigração,daqui ha pouco vamos ter que comemorar os primeiros gaúchos que se radicaram aqui (Arno Riffel in memoriam)os primeiros paranaenses que vieram suprir a falta de mão de obra em Pomerode, e por aí vai.
Copmo dizia o ex-presidente Lula "menas".
Abraços a todos
Ricardo Goerl

Anônimo disse...

eu acredito que o importante não é discutir datas, nem homenagens no ano "tal". Devemos valorizar a herança deixada por nossos antepassados, respeitando os costumes, valores e tradições deixados, diariamente. Tem gente que se envergonha de ser descendente de alemão, polaco, italiano. Que que é isso gente?!
Desculpe ser do contra, mas fazer um fim de semana, ou uma semaninha de homenagens é muito pouco. Vou dar um exemplo que vai gerar polêmica. 13 Tílias, você vê os costumes e tradições no dia a dia. -"Ah, mas é muito artificial, só pra atrair turistas" Não, pois tem gente que não lida com comércio, nem especificamente com gastronomia e/ou hotelaria, e mesmo assim vivencia essas tradições. Falta aqui o famoso orgulho Prussiano,(ou Italiano, ou Polaco, ou Açoriano, e principalmente o Alemão) que há 2 gerações todos tinham. E para os "somos todos brasileiros, devíamos valorizar a nossa cultura"... a única cultura 100% brasileir é a indígena, que também estão conseguindo destruir. Desculpe se ofendi alguém.