25 de dezembro de 2011

NATAL EM IBIRAMA




"Lanternas pelas ruas de Ibirama
As luzes se apagam e as antigas lanternas iluminam as ruas de Ibirama em outra tradição herdada pelos colonizadores alemães: o desfile de Lanternas e Alegorias. A tradicional passagem pelas ruas centrais da cidade do Alto Vale, organizada pelo Grupo Folclórico Neu Bremen, reuniu este ano 73 alas e mais de 1,4 mil pessoas dentro do Weihnachtsmarkt, o Mercado de Natal.

– Existem diversos tipos de lanternas. A maioria é fabricada pelos artesãos da cidade mesmo. Outros mantêm a tradição e as fazem manualmente em casa com toda a família reunida – explica Heinz Eduardo Schifter, presidente do grupo folclórico fundado há 25 anos.

No desfile, entidades e instituições locais simbolizam a história do nascimento de Jesus até os dias atuais. Mas são as lanternas o símbolo destaque do desfile. E por um motivo especial. De acordo com a história de Ibirama, o início da colonização começou bem próximo ao período do Advento.

Em 8 de novembro, a mata fechada e as noites escuras eram cortadas apenas pelas luzes das lanternas que traziam luz e simbolizavam a esperança dos colonizadores germânicos nas novas terras."


fonte: www.santa.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

você podia divulgar as coias boas que temos aqui também ... por exemplo esta apresentação :
http://www.youtube.com/watch?v=e-jiB45Hjds&feature=youtu.be

Dr.Smith disse...

Realmente o evento 'Corais Uníssono em 276 vozes', no dia 18 de dezembro no Teatro Municipal de Pomerode foi maravilhoso.Pena que para apenas as 500 pessoas que o teatro acomoda.
Este tipo de apresentação deveria ser feita em um local público para que toda a população tivesse acesso.Quem sabe mais apresentações e em vários lugares.
Isto não é uma critica , apenas uma ideia para o próximo ano!