13 de dezembro de 2011

ESCOLA MUNICIPALIZADA



"Escola Estadual Testo Central Alto é municipalizada

Ontem (12/12) foi aprovada pelo Legislativo Municipal a Lei Ordinária nº 2339/2011 de 13/12/2011, assim como assinado o convênio com o Estado e com a Secretaria de Desenvolvimento Regional transferindo para o Município a estrutura de Escola Estadual Testo Central Alto, localizada na região de Testo Central Alto.

A partir da autorização do convênio e do Legislativo, toda a estrutura escolar Estadual passará para Município, que desta forma gerirá toda aquela estrutura, possibilitando que a Secretaria Municipal de Educação implemente o ensino fundamental naquela região. Assim, com a autorização da Casa Legislativa de Pomerode e o convênio firmado com o Estado, melhorará os índices de excelência, que já possui a educação da cidade. O Prefeito Municipal de Pomerode, Paulo Maurício Pizzolatti, atendeu desta forma, o pedido da comunidade, além de ser atingida uma proposta de campanha.

Conforme a Secretária de Educação e Formação Empreendedora (SED), Professora Neuzi Schotten, há muitos anos a comunidade solicitava a municipalização da Escola Estadual Testo Central Alto. “Muitos eram os anseios dos moradores daquela região. Eles também reivindicavam a criação de uma creche na localidade. Essa era ainda a única escola pública em Pomerode que tinha o Ensino Fundamental. Hoje, praticamente 100% das escolas na cidade estão municipalizadas”, diz.

O Prefeito Municipal, desde 2009, havia pleiteado este pedido junto ao Governo Estadual. Este ano foi renovado e, com sucesso, feita a efetivação. Desta forma, a partir do dia 1º de janeiro, a Escola Estadual Testo Central Alto será extinta pelo Estado e, nos termos da Lei, será criada como Escola Municipal."


fonte: www.pomerode.sc.gov.br

Na verdade o que está ocorrendo é a aplicação do Art. 211 da Constituição Federal que em seu parágrafo segu8ndo, estabelece que:

"Os municípios atuarão prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil."

11 comentários:

Anônimo disse...

E BOM INFORMAR, SENÃO ALGUNS ACHAM QUE É BOA VONTADE DO PREFEITO.

Anônimo disse...

Fazem o que diz as leis, e encima disso querem votos.

Anônimo disse...

tem 2 lados: a lei empurra uma bucha pro Município, mas ainda (sim ainda), é preferível a educação recebida nas escolas municipais, do que as estaduais.
Não precisa citar fatos, pois vão dizer que é desvio de assunto, mas pra quem tem filhos nas estaduais sabe.

Anônimo disse...

Vão querer ganhar votos encima daquilo que a constituição prêve.

IRIO disse...

Compartilho dessa decisão. Ao municipio, ensino básico, ao estado ensino médio e a União ensino supeior. Assim pelo menos todas as crianças do municipio terão um projeto educacional.

Anônimo disse...

Outras escolas estaduais até a 4a. série já foram municipalizadas na década de 90.
Para a comunidade será muito melhor.
A educação regional e estadual nem se precocupavam em melhorar as condições daquela escola.

Anônimo disse...

A Erwin vai municipalizar?

Anônimo disse...

A Sra ana vai assumir a Direção do JB, porque a atual já dançou. parabéns para a Sra Ana Borges só que terá que colocar algumas pessoas nos seus devidos lugares. O lugar do secretário é na secretaria, o professor em sala de aula etc.etc.

Anônimo disse...

O secretário do JB nunca se deixará ser colocado em seu devido lugar...é arrogante demais pra isso!!! E como é concurado ninguém tira mais ele de lá, como o tal professor de geografia que mais falta do que vem e já chegou a dar umas bordoadas em alunos em plena sala de aula...perguntem aos alunos...eles sabem de coisas dessa escola que deixariam os pais de cabelo em pé!!!

Anônimo disse...

Os pais precisam estar mais presentes nessas escolas.
Quem estudou, passou no concurso público, foi aprovado no estágio probatório, merece consideração.
Se algum professor falta, por estar em tratamento médico, tem amparo legal, como qualquer outro ser humano.
Se alguns alunos do ensino médio levaram bordoadas em sala, e não procuraram as autoridades de direito, algo suspeito acontece com esses alunos.
A profissão de professor é muito desgastante, causa vários problemas no organismo humano.
Por isso, tantas licenças e tantas readaptações, não só em pomerode.
É curioso, mas a maioria dos professores da escolas estaduais vieram de outras cidades.
Os alunos concluintes do ensino médio pomerodense, através de enquete, confirmaram que não tem interesse, por cursos de magistério em nível superior.
Portanto, a realidade é essa.
Falta professores habilitados nas escolas de pomerode.
As causas dessa falta e as consequencias, todos já sabem, qual é.

Anônimo disse...

Aparentemente parece + uma bucha, 1 encargo pro município.
Mas, a população num todo sairá com mais benefícios, com a testo central alto municipalizada.
Haverá um programa único para o ensino fundamental do município.
O índice de melhoria deverá dar mais um salto.
As crianças daquela região merecerem.