21 de junho de 2013

CEZAR ZILLIG - ESPECIAL


Estamos fartos

Nesta semana fui soterrado por e-mails de usuários de redes sociais que replicam argumentos alheios sem conhecimento do contexto. Porque escrevi, em minha coluna de segunda-feira aqui no Santa, que a polícia reprimiu arruaceiros, pessoas que nunca me leram concluíram equivocada e injustamente que pactuo com tudo o que aí está. Ora, houve, sim, vandalismo, depredações. É uma minoria que macula e mina a manifestação. Uma dúzia de vândalos conspurca a luta de uma multidão. Quem não se enquadra, não precisa se sentir ofendido.
Reconheço que me enganei num ponto: acreditei ser mais uma das tantas e tantas "greves" estudantis protestando pelo aumento da passagem como as que vi em meus muitos anos de vida. Faziam passeatas, exibiam cartazes, gritavam palavras de ordem, e no fim tudo acabava como dantes no quartel de Abrantes. Felizmente, estava enganado. Acostumado a ver por tanto tempo tanta incompetência, gastança, ineficiência, impunidade, privilégios de um lado e passividade, resignação de outro, me surpreendo com este tsunami de civismo que se arma a partir do tradicional protesto pelo aumento das passagens.
Todos se surpreenderam. Ninguém pode ser contra, deixar de saudar um movimento desta natureza. Parece que finalmente os bons resolveram aparecer. Só os bons sustentam faixas com dizeres como "Sem Violência". Foi delicioso ver a multidão rejeitar cabos eleitorais exibindo bandeiras de seus desgastados partidos numa tentativa de capitalizar para suas facções a iniciativa espontânea, sob gritos de "sem partido, sem partido". É a sabedoria das multidões se exprimindo.
Mas e agora? Como fazer para que toda esta energia resulte em reais mudanças no dia a dia da nação? Para esta questão, provavelmente, nem mesmo a sabedoria das multidões tem a resposta. Aguardemos o andar da carruagem.
Oxalá este movimento não esmoreça. As multidões sabem agora a força que têm e os políticos ocupantes de cargos públicos receberam o recado: estamos fartos de vocês.

enviado por e-mail
também publicado em: www.santa.com.br 



9 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente não muda, sempre haverá um no meio que vai querer mais que o outro. Isso já foi comprovado faz tempo. Ser humano não tem jeito.

Anônimo disse...

Assim como muitos dos seus compadres, a "guerrilheira" de tempos atrás está perplexa com essas manifestações pacíficas,sem armas em punho, do qual ela entendia muito bem. Acorda Senhora.

Anônimo disse...

Tá bom isso sim. Mas será que alguém ali no meio vive o que prega? Duvido muito que o mundo agora mudou de um dia pro outro, todo mundo virou Jesus agora... Conta outra!

Anônimo disse...

genau dass 19:13. Não deve ser esquecido até o ano que vem, onde teremos a oportunidade da desinfecção.

Anônimo disse...

20 33 Ninguem manda no mundo, nem o homem. Podes querer derrotar teu inimigo, mas um dia a natureza te levara de volta ao barro. O universo te comanda cara!

Anônimo disse...

19:33 estão experimentando do mesmo veneno.

Cleide Kamchen disse...

Não podemos deixar no esquecimento a cartilha exposta.


A luta deve continuar!!!

Anônimo disse...

14:07

Nepotismo que existe na prefeitura, fará parte da cartilha?

Cleide Kamchen disse...

Comentarista 12:06h.


Resolva lá ou leve no MP se sabe de algo.


Fale com o Controlador-Geral, Procurador-Geral, para melhores esclarecimentos e orientações.