30 de junho de 2013

LAMENTÁVEL!



Aprendi e entendo que as licitações visam a economia e a melhor aplicabilidade dos recursos públicos, bem como o melhor atendimento às necessidades dos órgãos das administrações públicas. 
No exercício de cargo comissionado sempre primei por buscar a melhor qualidade pelo menor preço nos processos licitatórios sob minha responsabilidade. 
Os princípios do Art. 3° da Lei 8.666 eram respeitados. 
Por ordem direta do prefeito, a publicidade era praticada com a divulgação através de mural na própria prefeitura, em jornais, contatos diretos do setor com possíveis fornecedores e até, através de mensagens nas emissoras de rádio, detentoras de verbas para a finalidade.
Recordo que o Prefeito, costumava lembrar que deveria "pagar" meu salário obtendo preços e descontos suficientes para cobrí-lo todos os meses.
Aqui em Pomerode, segundo me disse hoje importante integrante da equipe do Prefeito, a prática é exatamente o contrário.
Com todas as letras me foi dito que a divulgação se limita ao mural e à publicação em jornal, CABENDO AOS INTERESSADOS SE INTERESSAR PELOS CERTAMES.    
Mencionou até, proprietário de Supermercado como exemplo,  afirmando que está nos corredores da Prefeitura TODOS OS DIAS.
Pois é...
É o único participante em diversos processos e em recente licitação, "ganhou" o fornecimento de gás - 13 e 45 l - sem ser revendedor devidamente autorizado.
A consulta às licitações no site da Prefeitura, revela dispensas, inexigibilidades e diversas licitações com a participação de um só fornecedor.
Consulta à comerciantes, industrias e prestadores de serviço resulta em informações de que não tomam conhecimento das licitações e não recebem convites.
Os editais continuam sendo modelos herdados, adaptados segundo o objeto, data, hora e local, com cláusulas, por vezes, inconcebíveis e incompatíveis repetidas.

POR QUE AS LICITAÇÕES DA PREFEITURA E TAMBÉM DA CÂMARA, NÃO SÃO INCLUÍDAS NA DIVULGAÇÃO ATRAVÉS DAS RÁDIOS VENCEDORAS DOS MINUTOS A R$ 22,00 E R$ 19,50?

E PARA AS COMPRAS COM DISPENSA?

HÁ PESQUISA AMPLA OU SE LIMITAM TAMBÉM SÓ AOS QUE SE INTERESSAM? 


POR QUE NÃO SÃO DIVULGADOS CONVITES PARA CADASTRO DE FORNECEDORES?

POR QUE, SEMPRE OS MESMOS???



11 comentários:

Anônimo disse...

Bem lembrado. Esperamos que as próximas licitações sejam amplamente divulgadas a todos que a interessa. Porque assim não dá pra continuar, sendo sempre os mesmos fornecedores ditando seus preços.

Anônimo disse...

muitos fornecedores tem receio de calotes da prefa.
produtos com qualidades e serviços prestados com qualidade, naum tem avaliação futura, e tanto faz o que fornecem, desde que seja concorrente único, ou em outra hipótese, menor preço.
fica + comodo pro licitador, e nao deixa de ser um jogo de cartas marcadas.

Anônimo disse...

lamentavel!! um mercado ganha lesitação de venda de gas de gozinha ..
não tem autorização da anp agencia nacional do petroleo para revende gas.
venda cem nota fiscal pois mercado não tem autorização da anp..
para emitir nota fiscal...
abastecimento de creches e escolas da cidade..
quem sera empresa que faça essa entregas na escolas creches desses botijoes de gas?????

Anônimo disse...

essa é a renovação da administração...

Anônimo disse...

Tem mais processo que virá.

Essa administração não dura 1 ano.

Anônimo disse...

Fraca, muito fraca, fraquíssima, péssima, horrível, tá doido meu...

Anônimo disse...

Lamentável é o clima na prefeitura.

Anônimo disse...

16:18

Trabalhas lá?????????????????????

Senão não fale pelos servidores!!!!!!

Anônimo disse...

o WW, o ex procurador, ex administração, ex controler, todos estão com inveja da cooperação entre os servidores. Pelo que pude ver na prefa, até o atendimento ficou excelente.

Anônimo disse...

23.18

Piada!!!Está pior do que antes.

Anônimo disse...

Significa q antes estava ruim, não é WW.