7 de novembro de 2010

REFLEXÃO DOMINICAL





POMERODE DU SUDETENLAND!!!

Eu devia estar contente. Muito feliz. Meu bisavô Georg e meu avô deixaram a Europa, vindos da região de Sudetenland – Bohêmia, lá onde está Erzgebirge, terra dos Nussknacker’s que hoje, são a peça principal do Natal em Pomerode. Mas, estou muito feliz porque a vida é bela, a Pequena Reata esta cada vez mais linda, é primavera, nascem filhotes de todos os pássaros, mamíferos e peixes. As flores desabrocham e a visão da natureza é um encanto. A família está unida 24 horas por dia. Estamos todos com saúde, entusiasmo e buscamos nossos objetivos unidos e determinados.
Contudo, me preocupa a descaracterização de Pomerode – terra do “plat” e de muitas heranças culturais da terra dos Pomeranos, do Mar Báltico, dos imigrantes que aqui aportaram – com a introdução de símbolos e costumes de outras regiões.
A marca que distinguia a gente de Pomerode era a sua origem no norte da Alemanha, o dialeto “plat”, a culinária, a alegria e as festas, dentre elas, o Natal com velas e bolas coloridas produzidas aqui mesmo.
O Natal de Pomerode era como os Natais de todas as cidades colonizadas por alemães aqui no vale, no vale do Rio dos Sinos ou no nosso litoral. Até mesmo lá no Espírito Santo, onde também os Pomeranos estão presentes em algumas cidades.
Tinha biscoitos e bolas coloridas, velas, sinos, papai-noel, presépios, luzes, pinheirinhos, cometa, muita música, etc. Até panetone.
Em 2009, depois de uma viagem de algumas amigas pomerodenses ao Leste Europeu, onde conheceram Erzgebirge, apareceu o projeto dos Quebra-Nozes, totalmente comercial, visando beneficiar uma parcela selecionada da população da cidade.
Talvez até por capricho da secretária de cultura “de fato” da cidade e, contrariando o secretário “de direito”, agora Pomerode optou pelo Natal dos Quebra-Nozes.
É isso mesmo! Pomerode tem duas pessoas respondendo pela secretaria de cultura.
O Natal poderia ser fantástico, iluminado, colorido e capaz de atrair turistas em busca do nosso artesanato tradicional, bem alemão, bem pomerano mas pela vontade da vice prefeita, deve e tem que ter NUSSKNACKER’s ou QUEBRA-NOZES.
Quem sabe ela até esteja pensando em criar bonecos com a cara da Dietrich, do Hermann ou de outros que já homenageou sem consulta ao povo de Pomerode.
Ou ainda, com a cara dos nossos políticos eleitos e reeleitos, com votos reconhecidos ou não.
Não se governa com ou por caprichos pessoais. A vontade do povo deve estar acima de nossos interesses.
Pomerode que já está italianada e com forte presença das tradições e costumes do povo gaúcho, além de promover a cultura de outros povos está deixando de ser “a cidade mais alemã do Brasil”.

Rubens Bachmann
Jornalista – RG. 01650 – DRT/SC-MTb.

13 comentários:

Anônimo disse...

putz, e dá-lhe quebra nozes... vira o disco Sr. Rubens!

Der Sauerkraut disse...

Vc já mandou o seu "putz" para as rádios, os jornais, os folders, a tv, a prefeitura e a vice?

Anônimo disse...

"Pomerode que já está italianada e com forte presença das tradições e costumes do povo gaúcho, além de promover a cultura de outros povos está deixando de ser “a cidade mais alemã do Brasil”.

e a culpa é do pessoal de Pomerode? ou da prefeitura?

Anônimo disse...

o meu "putz" é para os Posts do Blog que só criticam o tal dos quebra-nozes, e não mudam o assunto. Eu não sou contra a campanha nas rádios, jornais, etc, pois não criei coisa melhor, então deixo na mão de quem assumiu isso.

Der Sauerkraut disse...

De todos.
Principalmente de quem deixa os homens e mulheres da prefeitura fazerem o que quiserem e bem entenderem.
Não se pode nem se deve assistir a tudo, sem reagir.

Anônimo disse...

o Sr devia fazer um quebra-nozes com a sua cara e por na frente da Reata. Só não ia dar pra ver os dentes, já pensou que coisa?!

Der Sauerkraut disse...

para 16:54

continue com seus "putz" para o blog.
Defenderei até a morte o seu direito de se manifestar.

Anônimo disse...

Putz, Bachmann, parodiar Rousseau para elogiar o putz? É muito pra cabeça. Putz para você também.

Der Sauerkraut disse...

Rousseau?
Ou Voltaire?

Anônimo disse...

o camarada se confundiu com Voltaire... mas que tal uma postagem sobre grandes pensadores, e deixar os soldadinhos em paz? ou assuntos mais descontraídos, alegres, mostrando algo de bom, que o Sr acha que está perfeito e não faria diferente, por exemplo. Fica a sugestão.

Anônimo disse...

Por isso já comentei várias vezes:

Pomerode outrora conhecida como:

" a cidade mais alemã do Brasil "

Anônimo disse...

mas a culpa não é da população de origem alemã...

Anônimo disse...

site da Deutsche Welle, creio que tenha credibilidade:

http://www.dw-world.de/dw/article/0,2144,2287520,00.html