28 de novembro de 2010

NATAL DE POMERODE OU DA VICE?



As cidades do Vale, espalham a decoração natalina por toda a sua área. Até mesmo nos bairros luzes e símbolos anunciam o Natal. Numa delas, penduraram bolas produzidas a partir de litrões de plástico junto às lâmpadas e à noite, parecem ter luz própria. Durante o dia sua cor (vermelha) transmite uma imagem muito linda. Em outra cidade, as peças produzidas atraves da reciclagem, são verdadeiras obras de arte. Numa terceira, os símbolos de Natal estão espalhados por toda a cidade e abundam presépios, papais-noel e pinheirnhos, com muita luz. Em Blumenau o governo, as associações, comerciantes e até mesmo particulares enfeitam tudo com bolas coloridas, estrelas, velas, pinheiros, caixas de presentes, trenós, presépios, muitas luzes e até música natalina.
Aqui, o Natal está localizado, promove símbolos que nada tem a ver com o nascimento de Cristo e toda a decoração é imposta por quem está no poder.
Quando a Prefeitura vai pensar em promover um Natal de luzes e símbolos para os bairros da cidade e seus habitantes?
Quando alguém na Prefeitura vai ter a coragem de dar um basta à essa transformação da festa máxima da cristandade numa feira comercial?
Quando alguém vai dizer que foram pomeranos e não sudetos ou theco/eslovacos que construiram esta cidade?
Quando alguém vai lembrar que existem mil tipos (ou mais) de quebra-nozes diferentes dos ridículos soldadinhos?
É...Parece que, quem não tem ou não teve um Natal cristão e tradicional, quer impor a todos os pomerodenses o "seu" Natal.
Lembrando Martin uther King, "o que me preocupa é o silêncio dos padres, pastores e presbíteros!!!"

20 comentários:

Anônimo disse...

Respeito a sua opinião, mas Papai Noel não é nada cristão, e até mesmo a árvore de Natal, que era um símbolo pagão, demorou a ser aceita pela festa cristã na Alemanha.

Der Sauerkraut disse...

Papai Noel é um velho muito querido diferente dos soldadinhos.
Quanto à árvore, foi introduzida por Luthero e seus seguidores a adotaram enquanto os católicos mantinham o presépio.

Anônimo disse...

desculpe, sou obrigado a discordar:

"No início, a Igreja refutou inteiramente a tradição de origem pagã. Somente há cerca de 100 anos é que o pinheiro natalino passou a enfeitar também os templos cristãos. Até então, ele estava mais ligado a costumes dos povos germânicos, anteriores à cristianização: no inverno, eles penduravam galhos de pinheiro sobre as portas das casas, no estábulo e nos tetos das moradias.

Com suas folhas em forma de agulha, o pinheiro devia espantar maus espíritos, raios e doenças. Além disso, o verde dos ramos simbolizava então a expectativa em relação à chegada da primavera e ao fim do inverno.

Na Idade Média, árvores enfeitadas faziam parte de todas as grandes festas – por exemplo, das festas da cumeeira. A origem dos pinheiros natalinos também pode ser atribuída a tal costume. Sua primeira menção data de documentos do ano de 1419."
disponível em http://www.dw-world.de/dw/article/0,,1067311,00.html

quanto aos soldados, já postei explicação que achei, mas respeito seu gosto pessoal

Anônimo disse...

o papai noel que conhecemos, não tem nada a ver com Natal. Foi criado pela coca cola, puros fins comerciais. Só nã entendi uma coisa, o Sr não gosta do quebra-nozes, por questões políticas ou estéticas? Pois parece estar obsecado por esse assunto. Acho interessante o seu blog como ferramenta de cobrança, mas o Sr. já parou pra contar quantos post o Sr fez sobre esse mesmo assunto? Ou só porque cria polêmica e mais pessoas acessam? Se não tivesse nenhum enfeite, iriam reclamar que nada foi feito? Sei lá, pra mim tanto faz. O Natal pra mim é o nascimento de Jesus, mas o aniversariante fica sempre em segundo plano.

Der Sauerkraut disse...

A sua fonte (DW) parece ser a única que consulta. E o que é a DW???
Vc já contou quantas vezes o www.pomerode.sc.gov.br se referiu aos Quebra Nozes?
Vc sabe que estão "ensinando" arte nas escolas usando o Quebra Nozes?
Vc deve ser do "time".

Anônimo disse...

Não Sr. Bachmann, não sou de time nenhum, só quiz expressar a minha opinião, desculpe se lhe ofendi, pensei que o blog estava um pouco acima dessa coisa de "time" de um lado ou de outro e todos teriam direito de concordar ou discordar. Aliás as coisas deixam de acontecer na cidade porque existem esses bairrismos, desavenças partidárias, maiores que o interesse do município. Citei o site da DDW pois assim como a BBC, é extremamente confiável. Mas tem uma infinidade, http://solascriptura-tt.org/Diversos/NatalVeioDoPaganismo-Helio.htm por exemplo, mas não vou usar o espaço do Sr. pra isso. Mesmo porque não sou lojista, não trabalho com artesanato, nem sou funcionário da PMP, somente achei exageros com relação às críticas, mas tudo bem. Não vou mais postar nenhum comentário ok?, o Sr. fique então sempre com a razão.Boa semana

Marcelo disse...

vc é um velho que so quer fama mais nada, quer aparecer e se vc menciona que as cidade vizinhas tem isso ou aquilo pega sua mala e se manda pra lá e viva feliz lá, pois se vc não esta contente aqui se mude. Ja esta chato esse seu assunto aqui. Pois se não ta feliz vai embora e posta uma foto aqui, qual o enfeite que vc colocou em sua casa pois se vc é tão bom assim coloca o enfeita na sua casa e publique quem sabe assim o poder publico copia sua ideia. Infelizmente vc é muito pequeno pra ser medido. vc quer ser tão conservador e tão religioso e pq não falamos politico, pq não respeita os proprios mandamentos que Deus nos ensinou.
E outra coisa pq vc não publica foto de ontem a noite onde houve o do 1º advento que estava cheio mais de 600 pessoas, pessoas essas ate de Blumenau que vieram comentar comigo que como estava lindo melhor que o de blumenau.
Fica aqui essa sugestão e se vc não tiver foto de ontem a noite me avise que lhe forneço por que será que vc não consegue aparecer nesses momentos nos locais publicos.
saudações
Marcelo

Anônimo disse...

Como tem gente mimada nessa cidade, não é?

Alfred Neumann disse...

Herr Sauerkraut !
V.Sa. parece obsecado pela critica ao "quebra nozes", a tal ponto em que em nao concordando com VOSSO MODO DE PENSAR, acabas hostilizando com uma série de acusações do tipo " Vc deve ser do time".
Lastimo que este blog apenas e tão somente se limita a criticas unicamente, ao inves de propagar que em Pomerode possamos fazer um natal diferenciado....

Vejam no link abaixo, que o Natal Luz de Gramado, tambem est´pa incorporando o "quebra nozes" ...

http://www.natalluzdegramado.com.br/pt/atracoes/rua-dos-quebra-nozes/espetaculo.php

Rua dos Quebra Nozes

Durante a temporada de Natal, a Avenida das Hortênsias receberá a exposição Quebra-Nozes, formada por réplicas de soldadinhos quebra-nozes ícones dos tradicionais brinquedos infantis, mas em versão gigante. A mostra acontece na Avenida das Hortênsias(entre a Avenida Borges de Medeiros e a Avenida São Pedro). Quinze empresas desta rua adotaram os Quebra Nozes, elas vão decorar seus bonecos que ficarão em frente das lojas, elese são feitos de fibra de vidro e têm em média 1,80m de altura.

Der Sauerkraut disse...

Volto a citar Voltaire.
É + ou - assim:
Posso não concordar com o que pensas mas lutarei até a morte para que tenhas o direito de pensar o que quiseres.

Der Sauerkraut disse...

p/Marcelo de 10:13

Quanto ódio Marcelo. Em pleno 1° domingo de Advento!!!

Já dizia minha professora - D. Rosalba - em 1952:
"Não vá à boda nem batizado, sem ser convidado!"

MARCELO disse...

O odio que tenho são de pessoas coo vc que fazem de tudo pra falar mal de pomerode, pois não vi vc botar a mão na massa e fazer ou organizar um evento que divulgue a cidade, e quato ao convite acredito que ninguem foi conviado, por ser um lugar publico todos vieram sim para prestigiar, ou vc é uma super autoridade que prcisa de convite especial.
saudaçoes Marcelo

Anônimo disse...

Parece que tá todo mundo de birra!

Anônimo disse...

Parece que tá todo mundo de birra!

Anônimo disse...

Sim estão de birra, devem ser tudo uns mimados!

Anônimo disse...

Tudo não passa de uma perseguição política creio que se tivéssemos amiguinhos do Sr Bachmann ajudando na organização aposto que não teria essa birra!!!

Estão de Birra sim!!! mas é o Sr Bachamann que está de Birra!! uma criança mimada que não aceita a opinião alheia não aceita que o povo acabe gostando de algo que ele não goste...

Creio que o Sr deve continuar publicando no seu BLOG o que está errado na cidade o que faz mal para os cidadãos, mas não prejudique algo que não está fazendo mal a ninguém....

Der Sauerkraut disse...

Só para registrar:

A Ana Ramers é minha amiga de infância.
Tenho muita consideração por ela, pelo Beto e pelas duas filhas.
Respeito a opção deles e sei que respeitam a minha.
Não estou de birra.
Nunca fui criança mimada.
Pelo contrário desde sempre procurei me virar sozinho.
Para tudo que me ofereciam auxílio, desde criança, sempre tive a resposta: eu já posso!

Anônimo disse...

Então Sr Bachmann vamos aceitar a opção dos próximos e deixar de bater nessa mesma tecla, se a população não está gostando logo logo o Quebra Nozes vai sumir, se a população gosta vai ficar não sei porque tanto repudio...

OBS: Eu também não vejo graça nenhuma no Quebra Nozes mas nem por isso vou sair criticando porque eu não gosto(É ISSO QUE CHAMO DE BIRRA CRIANÇA MIMADA SEI QUE O SENHOR TRABALHOU E CONQUISTOU AS COISAS POR SEU SUOR POR SEUS MÉRITOS PARABÉNS VOCÊ UMA GRANDE PESSOA, MAS NESSE CASO É BIRRA DESCULPE MAS DO MESMO JEITO QUE MERECE ELOGIOS MERECE CRITICAS)

Porque não deixamos o espírito natalino tomar conta da gente e deixamos essas picuinhas essa birra de lado e respeitamos a opção do próximo...

Sr Bachmann quem vai escolher se esses soldadinhos serão inseridos em nossa cultura vai ser o povo...

Anônimo disse...

Se houvesse plebiscito, esses soldados não estariam aí!

Anônimo disse...

Tem comentários acima, que tem cheiro que voltaram novamente aqueles que ainda nem foram:

" os mama-tetas municipais, os paus mandados e capachos "