15 de dezembro de 2012

MANOEL JOAQUIM DA BOSTA


As manifestações continuam na província ao norte. Todos querem que as velhas pedras sejam aposentadas. Existe somente um consenso, que seria a estrada preta. Alguns até gostariam de ver a estrada conforme os primórdios, a poeirenta e lamacenta estrada de chão batido. Talvez seja a opção adequada. Essa sim seria histórica. A polêmica está formada. Com isso tudo, conseguimos atrair jornalistas de tudo que é terra longínqua. O assunto está na pauta dos lares daqui como acolá. E nessas terras daqui como também de acolá, o assunto traz insatisfação a todos. Transparece uma sensação de retrocesso, a tudo aquilo que se conseguiu em matéria de conforto e segurança nas nossas estradas. Sendo que o assunto, ainda deve ficar em pauta nessas terras maravilhosas e gentis por um bom tempo. O Monarca está desaparecido dos eventos sociais, em muitos momentos parece que se esconde do povo. Nem nos corredores do palácio é visto. Também não marcou presença no jantar de final de ano, da Associação de Secos e Molhados. Nem representante mandou ao evento. Acredita-se, que tenha perdido uma boa oportunidade para se despedir de todos. Assim com mais tempo para falar, ex-presidente da associação, ainda pode, lembrar dos tempos árduos após enchente. Lembrou das idas e vindas, das promessas de ajuda, que vinham de tudo que é lugar. Mas o substancial a todos, que seria dim dim para reerguer os negócios, esse não apareceu. O Zé, aquele que é Máne, escutou e não se manifestou. O mesmo também somente tinha palavras de enfeite, nada se concretizou. Mas o Monarca teve a sua possibilidade de se manifestar. Essa veio, no jornal que o acompanhou durante esse período de monarquia. Mas, muito que do que diz a maioria da população não consegue enxergar. Do que diz em relação aos servidores públicos, até o faria ter direito a estátua erguida por parte deles. Parece mais, uma cara deslavada, uma tremenda, cara-de-pau. Mas pode se concordar com umas palavras dele. Ele com certeza, não será esquecido tão cedo. Com o desaparecimento da monarquia, alguns já sonham em disputar futuras eleições, almejam ainda sentar na poltrona maior. Os republicanos não poderão errar na dosagem de cargos. Serão vigiados por todos. Por aqueles que esperam as prometidas mudanças, bem como aqueles, que sabem, se esses errarem, daqui a quatro anos a resposta poderá não ser a esperada. Com a chegada do natal, percebe-se, que nessas terras não tem luz, que ilumine, alguns a fazer um natal bonito. O poder público não tem inspiração. Os secos e molhados parecem que não tem disposição. E assim, o nosso natal é o mais fraquinho, de todos os das terras que nos cercam. Esperemos que isso mude. Como natal é tempo de esperança, que essa prospere. Adquiri alguns ovos de codorna defumados. São mais coloridinhos. Assim sendo, irei servir-me de uns...ovos de codorna.

M. J. Da Bosta

Obra de ficção. Qualquer semelhança com nomes, pessoas ou acontecimento reais terá sido mera coincidência.


9 comentários:

Anônimo disse...

Gostei!

Valeu!!

Anônimo disse...

mto bom, novamente, pois ... pois ...
os poderosos do poder sumiram das formaturas, de outros eventos da cidade, mto concorridos e disputados por eles, em anos anteriores, com agenda e vários do alto escalão designados pra falar em nome do prefeito, pra fazer juz ao cargo comissionado e gratificação de função.
alguns foram exonerados, a pedido, do caixa, do tesouro municipal, e não a pedido do apadrinhado, este, até ficou surpreso, qdo viu a portaria pregada no local, que anos atrás, trazia a sua nomeação.
são contrastes inesperados, mas faz parte.

Anônimo disse...

18:48
Ontem, na formatura, já notou-se a ausência em "massa" de certas FACES.
Já era tempo..

Anônimo disse...

Dizem entre os Plebeus que muitos irão morar com o Shrek e a Fiona lá no Pântano. Sabe como é: aqui não tem como amarrar todos os meios de transporte: poucas vagas.
E....as que surgirão: ACREDITE serão pagas sim: PAGAS.
Não basta tirar dos Plebeus tem que tripudiar.
Pântano: lá vamos nós pobres Poumarroutenzes, sem moedas porém muitas esperanças.

Anônimo disse...

Muitos já depois no dia seguinte a grande derrota já não esbanjavam aquele BOM-DIA,o ACENO DE MÃO então nem se fala......

Anônimo disse...

realmente, eles murcharam, sim; e nada mais fazem, para pelos menos, agradecer àqueles súditos, aos quais, espoliaram o tempo todo; nada mais merecem, e o déficit será assustador, pois ninguem consegue contabilizar as somas vultosas, que terão que ser pagas, a curto, médio e longo prazo.

Anônimo disse...

E a festa Pomerana? Tudo quieto? Nenhum comentário que mereça destaque?

Anônimo disse...

tudo bem, caminhando com trabalho planejado, conferindo check list (500 itens), supervisão do rolf, os que complicavam, enrolavam, e atrapalhavam, estão fora, estão descansando,estão usufruindo de pontos facultativos,pois receberão pago tudo em janeiro, conforme a lei.
+ um calote do atual gestor, mto mal assessorado, pois não soube escolher, aceitou apadrinhados incompetentes, não soube separar o joio do trigo, não percebeu a diferença entre gato e lebre, e causou um prejuízo enorme ao erário público.

Anônimo disse...

e o próximo, qdo sai quentinho, com os ovos ...