5 de dezembro de 2012

LAURO BACCA


"Caro Napoleão

Caro Napoleão! Poxa, que vitória, hein? Tenho muita fé em ti, menino, se me permites chamar-te assim, tão jovem que és! És mesmo o prefeito eleito mais jovem de Blumenau? A historiadora Sueli Petry já conferiu isso? Mas vamos ao que interessa, as esperanças no teu governo. Claro, vou ficar mais na minha área, que é meio ambiente.

Tenho uma sugestão muito importante, Napoleão. Encomenda alguns quadros bem grandes, com as imagens mais terríveis da catástrofe de 2008. Manda colocar um em lugar de destaque em teu gabinete, onde possas olhar pra eles todos os dias e os que tu receberes em audiência também. Outro quadro deve ser colocado bem visível na sala de reuniões do colegiado. Outros, nas secretarias ou autarquias mais afins ao assunto: Fiscalização, Obras, IPPUB, Defesa Civil, Faema. É pra todos olharem para os quadros todos os dias e não esquecerem a que tipo de reveses nós, blumenauenses, estamos sujeitos, se não cuidarmos criteriosamente do meio ambiente, do uso e ocupação do solo no município.

Tem um probleminha, porém. Olhando-se para os quadros todos os dias, além de não ser nada agradável, a gente se acostuma e eles não impressionam mais. A sugestão então é cobri-los com cortininhas. O sujeito começou a pressionar pelo amolecimento da fiscalização, que está dura demais, que é antipática politicamente etc.? Abre a cortininha e faz o cara olhar as fotos, uma por uma.

É incrível, mas tem gente interessada no esquecimento da tragédia, Napoleão! Queres um exemplo? Há alguns anos, uma equipe de engenheiros da prefeitura fez um estudo hidrológico do vale do Itoupava e concluiu que a calha de vazão necessária teria que ser no mínimo de 30 metros para cada lado do ribeirão, faixa que não deveria ser construída e nem aterrada. E não é que, mesmo com as lições da tragédia, já tem gente pressionando para que isso caia para 16 metros, praticamente a metade? Pior, há na prefeitura quem acate uma barbaridade dessas, que só vai agravar a tragédia de amanhã!

Abre o olho, Napoleão, sei que és forte e íntegro, mas as pressões que irás sofrer serão muitas e até argumentos pretensamente técnicos e convincentes ser-te-ão apresentados! Não podes ceder, não! Na hora do vacilo, abre a cortininha e lembras-te sempre dos custos e dos terríveis sofrimentos que passamos por conta de vários anos de afrouxamento e de crescimento desordenado e consentido... e que deu no que deu!"


Autorizado pelo autor.
também publicado em: www.santa.com.br

3 comentários:

Wagner disse...

Sábias palavras...

Anônimo disse...

O mesmo nao seria valido para Pomerode, ou melhor Pomeroy?
the pomer

Anônimo disse...

16:43

Mas não é??