8 de outubro de 2009

ALEGRIA! ALEGRIA e PÃO E CIRCO!



Secid realiza Tarde da Criança
Hoje (08), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), através da Secretaria da Cidadania e Desenvolvimento Social (Secid) promove a Tarde da Criança, das 13h às 17h, em frente ao CRAS, no centro. Foram convidadas cerca de 400 crianças, a maioria dos bairros Testo Rega e Testo Alto.
Segundo o secretário da Secid, Waldemar Wüerges, o objetivo do evento é oferecer um Dia das Crianças para as crianças carentes que não tem a oportunidade de brincar com esses materiais, pois essas famílias não posseum condições de pagar isso aos seus filhos devido ao alto custo de alguns brinquedos. Ele ressalta que a ação foi possível por causa da solidariedade de empresas e indústrias de Pomerode.
Cama Elástica, Piratinha, Fazendinha, Piscina de Bolinha e Tobogã são os brinquedos oferecidos nesta tarde para animar as crianças de 0 a 12 anos. Além disso, elas irão ganhar brindes como livros de estórias, material escolar e cadernos para colorir ao participar da peixaria. No meio da tarde, será oferecido cachorro quente, pipoca e choco leite para as crianças.

Fui ver. Circulei pela via e vi os olhos brilhantes, o sorriso de orelha à orelha
e a alegria da criançada. Nos brinquedos, na pescaria, na fila do cachorro quente e da pipoca. Nas maquiagens e na mulher balão (ou seria bexiga?) que tentava alegrar todo mundo com seu sorriso.
Ao me retirar mirei o rosto das mães sentadas nos bancos. Na alegria dos filhos havia tristeza nos seus olhos. Talvez porque já estavam pensando no amanhã quando as dificuldades voltariam a substituir a alegria de seus entes queridos diante das dificuldades da vida.
Será que elas não estariam sonhando com um emprego que lhes desse os recursos para poderem dar aos filhos uma vida melhor?
Lembrei de um pai que vi almoçando lá no sopão do padre João Bachmann. Me disse ele então: "Não consigo engolir. Eu não queria estar aqui. Eu só queria um emprego para poder dar comida à minha família, na minha casa!"

Nenhum comentário: