25 de janeiro de 2012

O ANALFABETO POLÍTICO



O Analfabeto Político
Bertolt Brecht
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.


10 comentários:

Anônimo disse...

não sei se tenho mais medo do analfabeto político ou do político !

Anônimo disse...

Eu ando preucupado com despolitização da juventude.O jovem quer justiça e o que ve na politica é corrupção. Com isso pessoas do bem entram na vala comum. Juventude alheia é futuro incerto. Aqui em Pomerode se fosse feito uma pesquisa entre os jovens de 16 a 30 anos, não tenho dúvidas de 80% estão totalmente alheios a politica local. E são quase 40% dos eleitores. Cabe a todos os pensantes se preocuparem no assunto. Esses jovens também estão alheios aos assuntos coletivos como saúde por exemplo. Que falta faz a matéria OSPB nas escolas.

Anônimo disse...

Por causa dessa horda de alienados é que o voto obrigatório deveria ser extinto.
Vai votar quem tem a consciencia ao qual o Brecht se refere.
Mas isso no Brasil só quando pegarmos em armas, porretes, marcha à Brasília, ou seja, espera sentado.

Anônimo disse...

O problema é que eles querem participar, mas não tem chances. Os velhos dos partidos, não largam o osso. Querem novos filiados, mas somente para puxar votos.
Sendo que muitos jovens filiaram-se ao PSDB, mas a única coisa oferecida para eles é o porco no rolete pelo presidente.

Anônimo disse...

Precisamos oportunizar aos adolescentes e jovens palestras e cursos, com lideranças reconhecidas, que possam abordar temas/assuntos, que contribuam na formação da personalidade deles.
As entidades constituídas deveriam se unir e promover esse tipo de politização.

Anônimo disse...

Os coroneis não promovem a entrada de novas e SADIAS lideranças.

A reforma política quando sai mesmo ?

Anônimo disse...

poderíamos organizar saraus literários e políticos ... que tal ? sou jovem e adoraria de um espaço, que não fosse um bar , para discutir , política , literatura cultura e outras . é só marcar e dizer o lugar que já estou lá.

Anônimo disse...

A camara de vereadores instituiu a
camara mirim. É interessante mas penso que ensinar politica precisaria algo mais concreto. Neste sentido eu estou propenso a sugerir a um vereador a criação por parte da Camara Municipal de Vereadores, da Escola legislativa a exemplo da Assembléia Legislativa estadual. Com isso teríamos a cada ano duas turmas de jovens recebndo instruções. Acho que o investimento não seria tão elevado assim e como a câmara está gastando relativamente pouco com estrutura poderia assumir esse encargo. Na assembléia legislativa funciona muito bem e é apartidário. Gostaria até que comentassem a idéia.

Anônimo disse...

será ???!!!!
http://www.guiapomerode.com.br/29%C2%AA-festa-pomerana-termina-com-numeros-excelentes/

Anônimo disse...

13:34

Mas quem vai ensinar?

os nossos!!

rsrsrsrsr