23 de janeiro de 2012

CEZAR ZILLIG



"Brado retumbante
É prazeroso testemunhar o espetáculo do bem vencendo o mal, o certo sobrepujando o errado; tão prazeroso é, que é uma receita de sucesso em todo tipo de ficção; seja no romance, no teatro ou no cinema.

Quando isto ocorre na vida real então, é sublime, um êxtase. E isto tem um nome curto e grave: justiça!

O povo brasileiro está carente, sedento de justiça; a certeza da justiça é essencial à realização pessoal e ao sentimento de patriotismo. É essencial à “Ordem e Progresso”. Um progresso universal. Não apenas ao econômico, medido pelo PIB, desconsiderando valores mais nobres como qualidade de vida e de meio ambiente.

Roga-se não confundir justiça com um aborrecido cumprimento de leis.

Leis propositalmente malfeitas, tendenciosas. É simples saber quando há justiça: é quando ninguém se sente lesado. Infelizmente, o Brasil de hoje é uma nação de 192 milhões de lesados. Todos se sentem traídos, enganados, tungados pelos homens escolhidos para os representarem. Políticos falsos e sem hombridade, incapazes de declarar suas escolhas de peito aberto, às claras, preferindo se esconder atrás da indecência do “voto secreto,” em sessões às escondidas, no apagar das luzes.

Enquanto a justiça não se manifesta na vida real, ao menos desfrute-se dela na ficção. “O Brado Retumbante” é um seriado na TV que brinda o cidadão com um presidente da República digno, cujo ideal se confunde com o de todos os brasileiros. (E não o ideal de alguma panelinha partidária ou uma ideologia qualquer).

Lá, vê-se um presidente que instintivamente sabe que o cargo e suas prerrogativas não são para beneficiar parentes, mesmo sendo a própria filha. O fictício presidente é perfeito ao ponto de nada dever a grupelhos ou partidos. Foi o deputado federal mais votado e eleito para presidir a Câmara; ascendeu à presidência da República em decorrência de um acidente. Não tem “o rabo preso”, está livre de “coligações”, seu compromisso é só com o povo que o apoia integralmente. Ele de fato tem poder, inclusive para propor graves reformas com as quais todo brasileiro sonha; Corajoso, já investe contra os interesses escusos dos corruptos de plantão a ponto de sofrer um atentado.

Pena que seja tudo de mentirinha, um sonho. A realidade brasileira continua o pesadelo recorrente onde o mal parece vencer o bem sempre!"


ENVIADO POR E-MAIL.TAMBÉM PUBLICADO EM: WWW.SANTA.COM.BR

2 comentários:

Anônimo disse...

Cabe na nossa maravilhosa cidade!

Se deixarmos eles mais 4 anos irão acabar com a cidade!

Imagina se ficarem mais 16 anos, então f...de vez.

Anônimo disse...

Chegou em boa hora essa postagem.