8 de junho de 2010

REPETINDO



Ontem a noite foi discutido e APROVADO requerimento do vereador Arno sobre a Passarela do Colegio Sinodal DR. Blumenau. Pede para retirar a passarela ou reconstruir de modo a liberar o transito defronte o colegio em toda a rua, inclusive não pernmitindo a parada de carros para embarque e desembarque de alunos.



O ARTIGO ABAIXO, FOI PUBLICADO EM NOVEMBRO DE 2008. JÁ NA ÉPOCA, O ATUAL LÍDER DE GOVERNO, MANIFESTAVA-SE CONTRA.

COMO NÃO CONSEGUIU IMPEDIR A OBRA AGORA CONSEGUE REMOVÊ-LA.

E O POVO PAGA! 2 VEZES?

Ninguém vai impedir?

A PASSARELA

Tudo o que se fizer em Pomerode que lembre, de alguma forma, as origens alemãs de nossa gente, merece todo o nosso respeito. Afinal, se quisermos continuar merecendo o título de “cidade mais alemã do Brasil” esta terá que ser nossa imagem e deverá constar de nossos cartões postais. Assim, preservar o enxaimel, o plat, os clubes de caça e tiro, as festas de rei e de rainha, do tiro, do pássaro e do bolão e a nossa culinária do marreco com repolho roxo – mesmo que seja com aipim frito, herança dos índios e dos caboclos -, do eisbein, da sardinha com nata e pepino e de tantas outras delícias, sempre será muito importante. Na cidade, temos uma passarela, que também respeitou a tradição e serve de passagem para os alunos do colégio Dr. Blumenau, ligando a área de estudo à de prática de esportes e educação física. Em via dupla, é a garantia de segurança para os estudantes e permite a fluência tranqüila do trânsito, motivando a diminuição de velocidade em área escolar, por afunilar a passagem diante de suas colunas. Nos dois sentidos é para os motoristas e passageiros uma visão bucólica adornada com vasos de gerânios floridos, suspensa sobre a via lembrando edificações da Alte Heimat. A passarela, exposta a todos que por ali passam no início e no final das aulas, recebe a alegria dos estudantes que vem e que vão e é gostoso ouvir a confusão das conversas e os risos de nossas crianças, adolescentes e jovens. Infelizmente, a passarela típica, suficiente, segura e bucólica foi duramente criticada em nossa câmara de vereadores e também os responsáveis por sua implantação. Foi sugerida uma passarela submersa (?) porque a atual aparentaria ser um pombal e que em outras localidades a preocupação era alargar as ruas. Gente eu conheço certo túnel aqui mesmo no Vale do Itajaí. Lá, a iluminação é destruída de tempos em tempos, o túnel é local de consumo de drogas, é palco de assaltos, e as pessoas de bem preferem ariscar a vida entre os veículos no trânsito para atravessar a rua. Lá abaixo do solo, não há vasos com gerânios nem qualquer flores. Quem utiliza o túnel, desde o momento em que inicia a passagem busca tenso a luz no final onde está a saída. Tem até quem se benze quando chega ao outro lado. Sei lá...como diria o saudoso Horácio. Dia destes encontrei minha turma da Confirmação de 50 anos atrás e alguém me disse que parecia que o tempo não havia passado para a gente. Na verdade, o tempo passou, a gente mudou e o que a gente consegue é ver a beleza que sempre existiu. Assim é a passarela. Depende de quem a vê e dos sentimentos que carrega no peito.

DER SAUERKRAUT – 14.11.2008.

9 comentários:

Anônimo disse...

Essa nossa cidade é bem interessante, primeiro fazem-se as obras, gasta-se o dinheiro do povo, e depois querem modificaçoes. É o caso dessa passarela, também a reurbanização do tempo do prefeito Ércio. Dinheiro público parece que é dinheiro fácil, parece que jorra das profundezas. Chega tá na hora dos nossos políticos Pomerodenses criarem vergonha na cara!. Concordo com a campanha que está nas ruas da ilha " não reeleja nenhum político ". Principalmente perdermos os nossos votos com KNAESEL, PIZZOLATTI E CIA. Que atualmente já sabemos que são farinha do saco comum da política Brasileira.

Anônimo disse...

Esse é o grande Arno.
Não sei quandas vezes vereador, até na epóca do ÉRCIO foi prefeito por uns 7 dias ( final de ano ), vamos todos juntos ajudar Pomerode e não eleger mais uma peça rara dessas. Esse ajuda a jogar nosso dinheiro no lixo.

Anônimo disse...

Pois é, pelo que ouvi na rádio também querem fazer mudanças no plano diretor da cidade, provavelmente para beneficiar a prefeitura ou algum apadrinhado. Onde está o respeito por aquelas pessoas da comunidade que participaram das reuniões para fazer o novo plano diretor da cidade, pedem opinião, depois simplesmente jogam fora, e fazem as coisas como é do seu interesse.

Anônimo disse...

Tiram a passarela e será necessária a instalação de lombada eletrônica para baixar a velocidade, por se tratar de área escolar.
Mais um cata-dinheiro do bolso do contribuinte.
Fora o dinheiro que já foi investido na obra.
É muito ego!
PALHAÇADA, aliás, mais uma!

- É bom começar uma campanha para que "esse" vereador não se eleja novamente. Chega de ignorância. Ele é o símbolo de político que NÃO queremos mais nesse país.

Anônimo disse...

Beneficiar a prefeitura claro que não! Tem algum apadrinhado que tem intereses, e estes tem que ser atendidos. Nós os pobres mortais que se explodam!! Gastou uma boa quantia de dinheiro, com as assessorias que eram de outro estado, e agora alterações??
Esse Plano diretor logo logo vai estar mais que remendado. Todos são verdadeiros babacas...

Anônimo disse...

Antes de fazer mudanças no plano diretor, a prefeitura que mande seus fiscais para a rua, para fiscalizar adequadamente as obras que existem, principalmente as que estão perto de áreas de preservação permanente, isso se não estão invadindo as áreas. Em algumas regio~es da cidade até parece que não existe o respeito as áreas perto dos rios e ribeirões.

Anônimo disse...

Em vez de mudar o plano diretor, deveria sim ter uma fiscalização mais rígida, para que cumpra-se com a lei. O que deveria ser visto com maior empenho é as construções em preservação permanente.

Anônimo disse...

Cadé o pessoal da fiscalização do meio-ambiente, obras, posturas, etc...Deve estar todos em cargos comissionados hehehehehehehe, não é???????

Anônimo disse...

Pois é, vejo todos os dias aquele prédio da TROK escapamentos construído EM CIMA da margem do rio, ali no Ribeirão Herdt e cadê a fiscalização? Só pq o prédio é do pai do Diretor do FAP não tem lei pra ele?