18 de junho de 2010

PEDREIRA NO RIBEIRÃO SOUTO



Moradores do Ribeirão Souto, foram convidados a ouvir exposição do Sr. Heimo Zwang, da Mercantil Catarinense de Equipamentos Ltda e de geólogo da empresa, sobre a possibilidade de exploração de pedreira, na localidade.
O empresário colocou os prós e contras, enfatizando a possibilidade de assumir parte dos custos da implantação de pavimentação asfáltica da Rua Ribeirão Souto, alguma brita para os acessos à residência, uma escola de informática, geração de 15 empregos e carro pipa de meia em meia hora molhando a estrada.
O prefeito se fez presente começou a relacionar as "suas" obras e as verbas de emendas do irmão deputado mas, a platéia muito politizada não queria ouvir as mesmas ladainhas de sempre.
Tentou mas não conseguiu calar a boca de quem mora na localidade e se preocupa com o meio ambiente, a saúde e segurança dos moradores e a proteção de seu patrimônio.
Quiseram "trocar" a instalação da pedreira com suas detonações, poeira, ruído, assoreamento do ribeirão, agressão à flora e fauna e rachaduras nas edificações por uma rua asfaltada que nem todos os moradores consideram necessária e que é promessa de campanha do atual prefeito e obrigação da administração municipal.
Numa região onde ocorreram deslizamentos e onde existem rachaduras no solo por todos os lados.
Inclusive, sugerindo a "fuga" do empreendimento para a região do deslizamento no município de Timbó, com escoamento da produção pelo Ribeirão Souto e geração de impostos para o município vizinho, em caso de discordância da comunidade, COM A MAIOR CARA DE PAU!
Com "tanto" asfalto sendo inaugurado pelo prefeito em Pomerode, por que só o Ribeirão Souto para receber o benefício (?) deve permitir a instalação de uma pedreira?
Por acaso aqui moram pomerodenses diferentes dos que vivem nas demais regiões?
Por enquanto, foi só uma exposição de prós e contras, unilateral pela empresa, que teve a contestação e o questionamento de muitos representantes da comunidade.
Tentando explorar pedreira na região, encontraram uma "PEDREIRA" representada pela população que sabe onde e como deseja viver.

10 comentários:

Anônimo disse...

Corre Bino.. é cilada!!!

Anônimo disse...

Moro no centro, mas considero o Ribeirão Souto, a região mais bonita de Pomerode. Que a comunidade se una e não deixe que a destruam. Interesses financeiros justificam destruir todas as belezas da cidade? E onde entra Ibama, Fatma, e todos esses órgão nessa hora? A propina é grande, ou só o colono que é multado por cortar uma cabeça de palmito? Acorda gente! Em vez de passeata de AMA por cavalos bem gordos, devia sim ter protestos por toda a fauna e flora local

Anônimo disse...

O Bachmann tava lá.
Pergunta pro prefeito se ele gostou.

Anônimo disse...

Até o Presídio não deixaram ir para Timbó e olha que lá até já tinha terreno destinado para esse fim, são muito gananciosos mesmo.

Anônimo disse...

Moradores de Ribeirão Souto façam valer o seu direito de cidadão!

Anônimo disse...

Credibilidade sobrando.

Parabéns para a empresa que tomou a iniciativa de primeiro consultar e conversar com os moradores, pelo que me consta foi a primeira, acredito que estão chegando novos tempos. Não quero dizer com isso que sou a favor da implantação da mineradora, mas deve ainda ser discutido muitos detalhes legais...

Anônimo disse...

Cresci lá, e sou contra a instalação desta pedreira, sou a favor de qualquer outro empreendimento, mas desde que preserve a natureza e não prejudique a vida dos moradores.

Anônimo disse...

Perguntem aos moradores da região do Vale do Selke Grande, quais as desvantagens de uma pedreira. Perguntem aos moradores da região de Testo Central referente os prejuízos e incomodos que trouxe a empresa de cimento.
Abaixo os Pizzolattis, querem ferrar pomerode de vez!

Anônimo disse...

Imagine a desvalorização dos imóveis no Vale do Selke Grande, dos imóveis em Testo Central por causa da fábrica de cimento. Agora querem ainda ferrar com o Ribeirão Souto????

Anônimo disse...

É reunião para cá, para lá, conselho aqui e ali. E Pomerode cada vez pior. Não sabem preservar a nossa cidade. É o caso de Testo Alto, com metragens diferenciadas para desmenbramento, só que permitiram um empresa de lixo reciclável no ínicio da rua. Tudo a céu aberto, cadê vigilância, cadê Sr. Dieter da Seplan, cadê Sr. Diretor do Meio-ambiente Jaime Jansen, socorro estamos sozinhos!!!