25 de junho de 2010

140 ANOS



No próximo dia 2 de outubro, a Escola OLAVO BILAC, completa 140 anos. Criada em 1870 como Escola Alemã de Testo Central. Foram seus primeiros professores Hermann Draeger, Hermann Tall e Hermann Rahn.
Foram fundadores, Friedrich Arndt, Karl Benner, Karl Borchardt, Karl Draeger, Gottlieb Ehnke, Karl Fischer, Carl Glatz, Eduard Hartmann, Wilhelm Hein, Fritz Karsten, Karl Koch, Hans Krüger, Julius Lach, Wilhelm Lümke, Wilhelm Raduenz, Fritz Rux, Karl Siewert, Johann Steinert, Gustav Storch, Wilhjelm Rusch, Karl Weege, Ernst Wegner e Michel Würdt.
Na época as aulas iniciavam em 2 de janeiro de se estendiam até 23 de dezembro, com férias de 14 dias, no mes de julho.
Os estudos eram ministrados pela manhã e à tarde.
O professor Hermann Draeger, foi reconhecido por sua dedicação exemplar pois trabalhava muito e ganhava muito pouco. O Professor Hermann Draeger lecionou de 1870 a 1882. Herman Tall lecionou até 1887. Hermann Rahn eram formado em Pedagogia na Pomerânia. Lecionou na escola por 39 anos. Era também Inspetor de Quarteirão - o conselheiro tutelar de então - e foi substituto do Pastor ministrando o ensino confirmatório e realizando cerimonias de casamento, sepultamentos e até mesmo batismos de emergência. Foi também presidente do Clube de Caça e Tiro Testo Central. Esporadicamene, lecionou no Ribeirão Souto.
Após Hermann Rahn, foram professores na Olavo Bilac, Gustav Schurry, Johann Maas, Heinrich Frahm, Philip Heil, Emil Schneider e Karl Schützler.
A placa com o nome dos fundadores foi afixada na escola em 2 de outubro de 1935 (65 anos). Em 1936, foram modificados os estatutos e a escola passou a Escola Municipal no governo de Alberto Stein, então prefeito de Blumenau. Este nomeou o professor Franz Brüeckheimer que esteve no comando da escola até o ano seguinte, quando foi designado o professor Erwin curt Teichmann (nome da escola de ensino médio que funciona hoje nas mesmas instalações no período noturno). Teichmann foi um incentivador da prática de educação física e transmitiu aos seus estudantes conhecimentos sobre métodos agrícolas mais modernos. Para comlementar o minguado salário de professor Teichmann dedicava-se ao trabalho de entalhador criando verdadeiras obras de arte. Deixou a função de professor em 1940 e mudou-se para o centro. Sua sucessora Mair Marlock, após alguns meses, foi substituída por Nila Pickering Baptista, vinda da capital. Após 17 anos na escola, aposentou-se em 1957.
Durante sua permanência foi inaugurado o novo prédio da escola, quando prefeito Hercílio Deeke. O cargo passou então para Jandira Rosa Kuhn, que veio de Massaranduba. Foi sucedida pelo professor Agenor da Veiga, que dirigiu a escola até 1966. Em 1967, a escola começou a ser dirigida pelos irmãos Alcino e Alirio Siewert e a esposa deste Edeltraud Siewert. Os dois eram filhos da professora Waltrudes Siewert. Em 1981 foi criado o jardim de infância Waltrudes Siewert. Em 1983 foi inaugurada a quadra Waldo Struck. Foram também diretores da escola, Irenêu Voigtlander, a professora Cyrlei e Roseli Weege (a 1a. Miss Pomerode-1979-LAGES).
A quadra Waldo Struck deu lugar a um belo ginásio de esportes que para alguns deveria ter homenageado o atleta Hans Fischer mas foi inaugurado homenageando o pai do deputado Pizzolatti.Merecidamente a biblioteca leva o nome da saudosa Crista Siewert. Atualmente a direção está com Johana Wacholz.

A comunidade espera uma grande festa com o apoio da Prefeitura!

FONTE: memórias próprias, arquivos próprios.
em especial: "A COR VERDE" (GISELA LIESENBEG/ANITA GUENTHER)

Nenhum comentário: