16 de julho de 2009

SAUDADES DE UM AMIGO DISTANTE



Pomerode, 50 anos e algumas crônicas

Ao seguir adiante você fatalmente acaba em Blumenau. No sentido inverso é só subir a serra e chegar a Jaraguá do Sul, cidade que, ironicamente para todos os pomerodenses (individuo que nasce em Pomerode), fica ao norte. Os limites urbanos são “protegidos” por dois portais, orgulho da cidade. Místicos? Dizem que sim.
É engraçado pensar que ali, no meio dessas simbólicas construções, vivem sob pesada vigilância uns dos outros, praticamente 25 mil pessoas. Um pequeno feudo moderno. Ágil industrialmente, pacato do ponto de vista social e cruel com quem não se enquadra nos modelos preestabelecidos.
Acho fabulosa uma comunidade do Orkut criada por Bianca Pedrini. “Pomerode. Nasci, cresci e FUGI”. Na verdade eu não fugi, fui embora depois que passei no vestibular, ainda com a esperança de voltar definitivamente, mas isso até agora, não aconteceu. Apareço em esporádicos finais de semana ou dedico uma semana das férias de verão para perambular entre os portais. Sempre reclamo do calor e da falta de vento, em contrapartida, no meio dessa “panela de pressão” em estilo Enxaimel, encontro gente, visito lugares e compartilho histórias.
PETERSON QUADROS.

Esteja onde estiver na Alte Heimat, receba o meu abraço.

Um comentário:

Heike Weege disse...

Também sinto muito a falta dele.
Mas está muito bem lá na Alemanha.
Daqui também vai o meu abraço.