20 de dezembro de 2010

DISCURSO DE DESPEDIDA



"Hoje é a última sessão que tenho a alegria e o privilégio de presidir. Há mais ou menos 13 anos eu me mudava para Pomerode com a finalidade única de viver em paz. O tempo passou e, incentivado por amigos com quem convivi, candidatei-me a vereador sempre com a intenção de trabalhar para mostrar o meu agradecimento a esta cidade que me acolheu.
No ano de 2010 fui eleito Presidente da Câmara de Vereadores de Pomerode, o mais elevado posto do Legislativo da nossa cidade.
Senti-me feliz, realizado, pois estava preparado para essa função. E quando o preparo é embasado no amor, na dedicação, na seriedade, cedo ou tarde a oportunidade bate à nossa porta.
Junto veio a responsabilidade, pois, permanecer no topo, é com freqüência mais difícil do que chegar lá.
O cargo de Presidente desta Câmara deu-me essa enorme responsabilidade. Enfrentei desafios e vulnerabilidades. Tive que compreender a importância da humildade.
Ao ser eleito Presidente, recebi a incumbência de liderar a Câmara Municipal.
E liderança é um assunto tão complexo como complexa é a natureza humana.
Afinal, liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o em uma equipe capaz de gerar resultados.
É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançar os objetivos da equipe e da organização à qual pertencem.
Não é tarefa simples, pois exige paciência, disciplina, dedicação, humildade, respeito e compromisso. Afinal, nossa Câmara representa um ser vivo, com colaboradores dos mais diferentes tipos de personalidade e de nível cultural.
Por essa razão não optei pela liderança autocrática, na qual o líder é focado apenas nas tarefas, a chamada liderança autoritária. Nesta, o líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados.
Ao contrário, optei pelo estilo democrático de liderança, a chamada liderança participativa ou consultiva, na qual há participação dos liderados no processo decisório. Nesta, as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo e não só pelo líder. Neste caso, sempre procurei ser um membro normal do grupo de vereadores.
Nesse sentido, vale citar Platão que, em sua obra A República, afirma que “qualquer regente que desejar cumprir com eficiência a sua liderança, deve ser educado pela razão.”
Fui flexível quase sempre. Fui firme quando necessário e para fazer valer a Lei Orgânica e o Regimento Interno.
Não transigi aos interesseiros desta cidade que me procuraram para gastar o dinheiro do povo de forma desonesta e inadequada. Expulsei-os. Paguei o preço, aliás, muito barato para me livrar de pessoas interesseiras, com falta de qualidade moral, de dignidade e de compromisso com a coisa pública. Pessoas tão baixas, que usaram o revanchismo como arma contra a honestidade.
Tive o privilégio de na minha gestão conquistarmos o voto aberto, transparente, atualizar, após 20 anos, o RI e a Lei Orgânica, publicarmos pela internet os gastos realizados pela Câmara Municipal, ampliarmos o prédio da Câmara Municipal adequando-a e preparando-a para receber novos companheiros, modificamos janelas, carpetes, mobiliário, fornecimento de energia elétrica, sistema de ar condicionado, alarmes com aumento do número de câmeras, modernizamos o sistema de informática etc. etc.
Nada mais do que nossa obrigação. Segui o meu estilo de administrar e sempre com o apoio dos vereadores desta casa.
Foi extremamente HONROSO e GRATIFICANTE ter convivido com Vossas Excelências. Foi leve, agradável, respeitoso e, com alguns vereadores, sempre elegante.
Levo comigo a gratidão por tê-los tido como colegas, por terem me apoiado e por terem me permitido realizar o sonho de deixar, para esta cidade de Pomerode, que tanto amo, minha contribuição e o meu reconhecimento.
Quero também agradecer ao Senhor Prefeito Municipal Dr. Paulo Maurício Pizzolatti, aos funcionários desta Casa: Dr. Mariogold Lickfeld, Wilfrido Dallmann, Cleide Rauber, Dieter Ehmke, Vera e Gabriela de Souza sem os quais certamente eu não teria conseguido o que consegui. Agradecer ainda a todas as demais pessoas, que de forma direta ou indireta contribuíram para que eu exercesse satisfatoriamente o meu papel de Presidente.
Mas, com todo o respeito pelas pessoas citadas anteriormente, quero agradecer, de forma muito especial e carinhosa, aos meus eleitores. Sim aos eleitores que depositaram em mim a sua confiança e com seus votos permitiram que eu tivesse a oportunidade de aqui estar. Para eles o meu maior abraço e o meu mais profundo agradecimento.
E que Deus abençoe a todos por tudo isso."


Obrigado Herr Doktor!!!

6 comentários:

Anônimo disse...

Espero que este tenha sido um discurso de despedida completo.Daqueles que não deixam dúvidas de que ele se foi. Cumpriu seu papel, e muito bem. Pois então vá! Vá com Deus. Faça um favor a "NOSSA" cidade e não se candidate na próxima eleição. Deixe "NOSSA" cidade para nós que somos daqui. E por favor, leve com o Sr. este discurso falso-humilde que acaba por demonstrar que seus pares não passam de cordeiros em suas mãos.

Anônimo disse...

O anônimo aí de cima continua mantendo a discriminação própria dos atrasados mentais esquecendo-se que o Brasil é de todos nós. Tenho certeza que esse bobalhão não fez UM% para a NOSSA cidade do que fez o Dr. Petito. Se dependesse desse anônimo a cidade "DELE" continuaria um feudo de pessoas cheirando bosta de animais, usando chinelo de dedo (e com as unhas sujas), camiseta de futebol e falando alemão errado, misturado com português do NOSSO país. Ah, ia me esquecendo. Usando bermudas jeans descoradas e sem saber o que é desodorante. Também sou daqui mas não posso concordar com as palavras do anônimo. Parabéns Dr. Petito e obrigado por contribuir com o progresso e com a modernidade da NOSSA cidade, que por estar no Brasil é sua também!!!

Anônimo disse...

Existe um ditado apropriado para o anônimo das 23h03min.
"A inveja é uma merda"

Anônimo disse...

Para o anonimo das 17:52: putz..quase vespera de natal e vem um "INTELIGENTE" desses falar besteira.Escreva seu endereço (se tiver coragem) , quem sabe o papai-noel lhe traga presentes como: chinelo de dedo,camiseta de futebol(não esqueça de mencionar o time), bermudas jeans descoradas.
PS: você escreveu "TAMBÉM SOU DAQUI",conta outra..vai....AH..se meu OPA ainda estivesse vivo..o chinelo dele de uso diario no curral ia ter serventia pra mais coisa....

Anônimo disse...

Que engraçado ver briga de anônimos, ameaçar por ameaçar é uma coisa meio idiota? não, é idiota por completo. Respeito? Que palavra feia para pessoas intolerantes e que acham que estão sempre com a razão. Isso sim é uma herança maldita.
Querem fazer algo pela cidade? Deixem de ser tão intrometidos na vida alheia, sejam mais generosos, gentis, educados. O troco é sempre na mesma medida.
Os opas de todos eram mais tolerantes.
Eu gostaria de ver essa intolerância toda ser usada em benefício de todos. Lutando contra políticos corruptos, em praça pública, mostrando a cara. E não votando sempre nas mesmas caras porque devem favores. Também não adianta ficar sempre devendo voto. Os políticos são nossos empregados, devem serviço a população e serviço bem feito. Faz merda? Vai pra rua.
Brigar anonimamente, além de não ajudar em nada ainda é ridículo.

Anônimo disse...

ao anonimo das 16:12: concordo em partes com você mas como a postagem era sobre POLITICO , então falemos de POLITICA (isso demonstraria ser inteligente) não precisa envolver os nossos antepassados que já se foram ou de repente as pessoas humildes do interior! Nasceu em berço de ouro? ótimo! Nem todos tem ou tiveram essa chance como o anonimo das 17:52!
PS: e como é Natal, final de ano chegando , uma piadinha pra descontrair não faz mal a ninguém (não seria este um motivo de chamar alguem de idiota).