22 de dezembro de 2010

CÂMARA DE VEREADORES



Leitores questionam que a equipe que realizou a pintura do prédio do legislativo municipal, também teria pintado a casa de servidor da câmara.

A respeito, o presidente prestou os seguintes esclarecimentos:
Não sabe se a mesma equipe que pintou a Câmara está pintando a casa de servidor. Acredita que não, porém, ainda que o seja, os pintores foram contratados pela Projetar, empresa vencedora da licitação dos serviços prestados à Câmara.
A Câmara nada tem a ver com a equipe de pintura, cuja realização está incluída no processo licitatório.


Outros, denunciaram o "depósito" de vidros na lateral do prédio e questionam quanto à sua destinação, alertando para o risco de furto e/ou danificação.

O presidente explica:

Que os caixilhos que estavam nas janelas da Câmara foram de má qualidade e ainda, segundo alguns técnicos, colocados de forma que permitia a passagem de água pelas bordas dos mesmos.
Com isso, após todas as chuvas fortes ("trovoadas" locais) era necessário o uso de panos na tentativa de deter a água que entrava.
Já havia carpetes estragados e com odor de umidade e apodrecimento nas madeiras.
Aproveitou a reforma para mudar o desenho da caixilharia, que em mais de 80% agora é de correr, permitindo maior entrada de ar do que os vidros anteriores que eram do tipo basculante e dificultavam a passagem do ar.
Só não mudou o formato dos vidros da recepção. Citou as novas janelas na sala da Cleide, dos banheiros e do andar superior.
Afirma que exigiu também um certificado de garantia contra vazamentos.
Quanto aos vidros retirados, informa que o destino é o material reciclável.
Explica afirmando que o vidro temperado não admite recortes pois é primeiramente cortado e só posteriormente temperado.
Tendo mudado o formato e o tamanho dos caixilhos não foi possível aproveitá-los.
Por essas razões não foram reaproveitados.
Disse estar negociando com os pintores que lhe pediram 4 folhas para em troca não cobrarem a mão de obra para pintar coisas não previstas na licitação: calhas, limpeza do telhado com produtos químicos, muro lateral e as portas que foram majoradas durante a construção.
Concluiu que dá o vidro para a câmara imprestável e economiza mais um pouco do dinheiro público.


Observa-se que a gestão da época da construção da obra, não exerceu fiscalização correta e nem se resguardou de exigir reparos diante das falhas constatadas posteriormente - má qualidade e colocação incorreta - gerando, s.m.j., prejuízo aos cofres públicos.
Acredito que o destino correto dos vidros inservíveis deveria ser o LEILÃO (juntamente com outros equipamentos) ou a doação à escolas ou entidades filantrópicas sem fins lucrativos, com a aprovação de todos os vereadores.

O Sauerkraut informa e coloca à disposição espaço para esclarecimentos.
Em nenhum momento, pretende ou pretendeu "santificar" o presidente que deve transferir o cargo em 01.01.2011.

Agradece as informações prestadas - livre e espontaneamente - ao Sauerkraut e ao povo de Pomerode.

P.S. O presidente informou que os vidros serão incluídos em Leilão do SAMAE.
As divisórias, incluindo maçanetas, serão destinadas à escolas da rede
municipal de ensino.

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu caro Bachmann:

Claro que de forma não intencional você publicou uma inversão a respeito dos vidros temperados. Poderá verificar no meu e-mail que primeiramente são cortados e depois temperados. Se assim não fosse poderiam ser cortados agora, depois de temperados e aproveitados para outras finalidades. Quanto à sua sugestão de doação, não nos pareceu apropriado e tampouco economicamente viável, que quem recebesse as lâminas de vidro tivesse que fazer o vão da janela e os caixilhos baseados nas medidas dos vidros. E alguns têm mais de 2 metros de altura.
Já a sua sugestão de leilão, é exatamente o que será feito, só que, mais uma vez, para evitar despesas desnecessárias, solicitei ao Diretor-Presidente Ércio que, juntamente com outros materiais, fizesse o leilão daquelas peças.
Faremos sim, e já com a aprovação de todos os vereadores, a doação das divisórias que foram substituídas por gesso acartonado, e que se encontram em bom estado, incluindo maçanetas, para escolas ou outros locais da prefeitura. Na última 6ª feira mostrei-as pessoalmente ao prefeito Paulo Pizzolatti que ficou de discutir com os Secretários para indicar os locais para onde irão.
No mais, é minha obrigação como Presidente da Câmara, prestar quaisquer informações solicitadas. Permaneço à disposição.

Atenciosamente,

Hamilton Petito
Vereador Presidente

Der Sauerkraut disse...

Desculpe. Errei. Sou humano também.
Já corrigi e acrescentei um "P.S.".
Obrigado.