1 de agosto de 2010

POSTOS DE SAÚDE




A Secretária de Saúde do Município, em entrevista à rádio local - Cesar -, tentou explicar as ausências de médico nos postos de Testo Rega e Testo Central. Para o primeiro disse que a médica estava em licença saúde de 15 dias. No Testo Central, informou que o Dr. Omar estava de férias pelo mesmo período.
Disse ainda que não tem coringa para cobrir as ausências e que 100% das Unidades de Saúde, tem médico para atendimento da população.
Na ausência do mesmo, a equipe do posto (enfermeira e técnicos) tem competência para atender e encaminhar cada caso.
Referiu-se ao acolhimento entre 7 e 9 horas e a triagem realizada nos postos.
Informou que em decorrência de demissão de médicos em Blumenau, em média 66 consultas deixarão de ser marcadas e que busca alternativa para o problema.
Disse que está utilizando o Consórcio Saúde - bancado pela Prefeitura - onde uma consulta custa R$ 40, enquanto no SUS o valor é de R$ 10.
Quanto à receitas e solicitações de exames por médico que não seja do SUS, insistiu que o paciente deve passar por consulta/exame com médico no Posto.
POUCO IMPORTA QUE A CONSULTA SEJA MARCADA PARA 30 DIAS OU MAIS!!!
Parece que nunca leu, nem conhece, o art. 196 da Constituição Federal.
Ora pois...Todo mundo sabe que nessa situação o profissional só faz transcrever o que o colega receitou ou indicou.
Quanto à responsabilidade pela indicação - para marcar o exame -, basta que na requisição se mencione o nome do médico requisitante e nos casos de receita que se registre no sistema o nome do médico ou se retenha a mesma, podendo ser por cópia.
Na verdade, o que querem, são DADOS PARA ESTATÍSTICA.
O absurdo da entrevista foi acusar quem procura médico particular (as vezes em situação de urgência/emergência) de BURLAR a fila do SUS e que, nesse caso, que pague os exames e os remédios com RECURSOS PRÓPRIOS.
Durante a entrevista houve 5 ligações - 4 com reclamações e 1 com sugestão - e foi citada uma pessoa que teria ligado dizendo que a saúde melhorou 1000%.
Para todas as ligações (inclusive uma de sugestão de medicina alternativa - homeopatia/fitoterapia e acupuntura) transferiu para o Ministério da Saúde os problemas, por falta de credenciamento ou por normas específicas, detalhes que as pessoas leigas ignoram e para os quais não tem argumentos para contestar ou questionar. Também optou por sugerir que procurem a própria secretária (nunca está - reuniões, palestras, inaugurações, solenidades, etc -), o Dr. Gilberto ou a enfermeira Maira, no Posto do Centro.
Usando a linguagem técnica "enrola" como enrolam no hospital ou no posto do centro, sempre com a orientação de que: "tem que passar no posto!"
Para terminar, mudou o locutor mas a bajulação parece que aumentou!
Pomerode não merece!!!

5 comentários:

Anônimo disse...

Pomerode tá demais!

Anônimo disse...

Enrolar o povo, isso eles sabem fazer muito bem, não é?

Anônimo disse...

Só querem fazer estatística, assim levam mais do governo federal ( $$$ ). E encher o pátio de carros 0km, remédio que é bom, bem esse a gente compra lá na Farmalan, Naju Farma, e etc.

Anônimo disse...

Também lá no ISBERNER, outro lado da Rodocide.

Anônimo disse...

Olha gente! A moça não é de Pomerode, não mora em Pomerode e não ama Pomerode. Nem sei como veio parar aqui. Deve ter sido acordo político do médico-prefeito com algum político-médico de fora de Pomerode. Eles se bastam. O que vocês querem mais? Pode ser que nesta eleição ela caia fora, para o bem de Pomerode e das pessoas que levam a vida a sério.