24 de agosto de 2010

O DIA DE HOJE NA HISTÓRIA

Morre, em 1954, o presidente GETULIO DORNELES VARGAS.



Foi uma daquelas manhãs de chuva fina do mês de agosto de 1954. Como todos os dias, acordei cedo, vesti o uniforme da minha escola e desci as escadas em direção à cozinha para tomar meu café. Lá, encontrei minha mãe chorando e enxugando as lágrimas que caiam em seu rosto. Perguntei por que e ela respondeu que sonhara que o arbusto verde-amarelo plantado na divisa de nossa casa com a da tia Olga havia murchado e morrido. Dizia que isso não poderia ser bom porque, as cores da pátria da plantinha significavam alguma coisa muito importante. Sai e verifiquei que a plantinha continuava firme, forte e linda. Voltei e disse à minha mãe que parasse de chorar. Despedi-me e fui para a escola. Lá chegando, a merendeira (só Toddy na época) disse que poderia voltar pois não haveria aula. Curioso, perguntei por que e a resposta foi cruel e nunca será esquecida. O presidente havia se suicidado. Era manhã de 24 de agosto de 1954 e, queiram ou não queiram, até hoje tenho a impressão que junto com Getúlio naquele dia, morreu um pouco do Brasil. A plantinha da divisa, do sonho de minha mãe, de folhas verde-amarelas tinha muita representatividade. Retornei e contei à minha mãe porque não havia aula. Nós dois, fomos juntos para perto da plantinha da divisa e a contemplamos por alguns minutos em silêncio. Suas cores continuavam vivas e ela também. Por alguma razão que a própria razão desconhece, o arbusto foi o instrumento de comunicação com a minha mãe, sobre o infortúnio que se abatera sobre o país naquela madrugada. Até hoje, guardo a lembrança daquele dia e sempre que posso, leio a Carta Testamento que o saudoso presidente concluiu dizendo que “deixo a vida para entrar na história”.

2 comentários:

Anônimo disse...

O mesmo sentimento se abateu sobre a nação com a morte de Tancredo Neves...o presidente que nem chegou a assumir e que certamente teria sido o marco da virada na política brasileira...infelizmente hoje a situação é a que aí está 'os mesmos' se reelegendo infinitamente, isso quando não deixam os tronos para sua prole...aliás, Rubens, sabes qual a diferença entre o concursado e o comissionado? É que o concursado trabalha por dois e recebe por um e o comissionado trabalha por zero e recebe por quatro!

Anônimo disse...

Pois é...ditator e populista.
É o modelo que nosso Lulla,às escuras, sonha...se pudesse dava um golpe...vai dar um golpe branco com sua Dilma Cavalo de Troia.
Será que teria um TSN como no tempo do Vargas?
Tribunal de Segurança Nacional...tem prefeitura com procedimento semelhante contra servidor, e não falo só de Pomerode não...é no Estado, no Federal...
No final das contas Vargas e Lula são semelhantes...