23 de maio de 2010

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE


É justo e lícito que adolescentes que comparecem sem uniforme nesses dias chuvosos, tenham que se despir e vestir uniformes usados do estoque da escola, nem sempre em perfeitas condições de uso, para terem o direito de assistir às aulas?
Mesmo com anotação de responsável na agenda?
Não seria descumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente, em especial, quanto ao Art. 18 no que se refere a tratamento vexatório ou constrangedor?

27 comentários:

Anônimo disse...

Nessa escola as coisas já estão passando dos limites, se isso acontecesse com filho meu eu iria para a justiça, que falta de higiene. Essa diretora está estrapolando.

Dangelo disse...

Infelizmente é isto, dão prioridade para coisas como esta e esquecem coisas mais importantes.Acredito que tenha que ter regras, mais bom censo em primeiro lugar.

Anônimo disse...

Bom senso a mesma ( diretora ) não precisa ter, ela é irmã de candidato a vereador, ele tem boquinha na Funpeel

Anônimo disse...

A diretora esquece de regras fundamentais de higiene, que no mínimo ensinam, mas não implementam.

Anônimo disse...

é isso aí, vamos espalhar as micoses...

Anônimo disse...

Este artigo a maioria das diretoras já esqueceu e impõe sua autoridade humilhando as crianças e expondo as mesmas a situações cosntrangedoras,só o nosso prefeito e a nossa secretária de educação que fazem questão de não ver isso.

Alemao disse...

Calma ai gente, vcs analisaram os fatos?
Ora, se a regra existe (não vir sem uniforme), na minha opinião, acho menos constrangedor, o aluno usar um uniforme da escola, do que andar sem uniforme.
Vexatório? Constrangedor? não vejo nada disso. Vejo sim, um excesso de senso critico por parte destes pais.

Anônimo disse...

Pega leve Seu Bachmann, ela não é mãe, é solteira, ela não sabe que crianças sujam muita roupa, principalmente em época de chuva. Também não sabe que pessoas humildes não tem secador em casa, e atrás da geladeira não cabe tudo. Não é ??

Anônimo disse...

Pelo que tenho acompanhado pelo seu blog, essa escola deve ser a pior escola do município.

Mas pelo que ouço da grande maioria dos pais, e eu me incluo entre eles, que confiam a educação de seus filhos a ela, é de excelente qualidade, com a maioria de seus professores e funcionários capacitados e comprometidos com a escola.

A escola é extremamente atuante na área de projetos que são destaques em nível municipal, estadual e até nacional.

Então, se não estás contente com a escola onde sua filha estuda, procure outra melhor.

E se ela não quiser estudar na escola que você escolher, mostre quem manda na sua casa.

Anônimo disse...

DICIPLINA É DICIPLINA,MAS TODA REGRA TEM SUA EXEÇÃO, ACHO MELHOR, SEM UNIFORME, NOS PERIODOS CHUVOSOS, DO QUE SER CONTAMINADOS COM FUNGOS, SERA QUE OS UNIFORMES ESCOLARES SÃO TODOS ESTERELISADOS, OU TEM AUTORIDADE QUERENDO SE APAREÇER?

Anônimo disse...

eu tenho lá em casa umas cuecas sujas, será que a diretora se habilita??

pomerodense disse...

Algo não deve estar certo!!!!!!!!
Causa estranheza as críticas feitas a esta escola, e com tanta frequencia. Pomerode possui mais escolas publicas, e todas com certeza empenhadas em garantirem a qualidade no ensino, educação. Se assim não fosse, com certeza, a nossa cidade não seria destacada como sendo uma das melhores no setor. E digo mais, que bom que ainda há disciplina dentro de algumas escolas, pois em épocas onde a saia de pregas, a calça social, a camisa ou blusa de gola engomada existiam, assim como também os professores, diretores e serventes respeitados e que mantinham a ordem,EXISTIAM também alunos mais disciplinados, mais estudiosos, mais regrados e com certeza, mas com certeza mesmo, pais menos estressados e com mais tempo para se preocuparem com o trabalho, a familia, amigos e o próprio futuro familiar. Sobrava pouco tempo para fuxicos, para o ócio, para o que não rende nada e principalmente dedicação À vida alheia.Claro, não poderíamos aqui generalizar, mas, acredito que muitos sentem saudades da época em que os filhos traziam para o pai ou para sua mãe os bons frutos de uma disciplina abraçada e regrada pelos pais, avós, pastores e porque não dizer dos diretores e professores.Acredito que a escola mencionada deva ser ou existir por anos e se ainda está lá e com boa imagem e reputação, é porque traz resultados. FELIZES AS CRIANÇAS QUE AINDA PODEM ESTUDAR EM ESCOLA COMO ESTA.É bom também que se avalie, qual é o periodo de tempo que uma criança permanece dentro da escola. Tem pai e mãe que não conseguem aguentar um filho por uma hora, QUANDO AINDA FICAM.
Uma escola é fonte do saber, de cultura, desenvolvimento humano e demais ítens saudáveis que uma criança pode e deve ter, mas devemos entender também, que para isso, devem existir regras a serem cumpridas, pois lá ficam em torno de 04 horas ou mais. Se na casa devam existir regras, não é na escola o centro de aperfeiçoamento da bagunça.Não seria possível obter-se um entendimento contrário, ou então as estatisticas estão erradas, os drogados são de mentira, as crianças que mandam nos pais são de fantoches e os reclamões estão perdendo o seu tempo.Acredito, que toda escola, até mesmo as particulares, devam fazer a exigencia, mas também posso crer que nenhuma delas optaria pela humilhação ou pela falta de atenção no que diz respeito em corresponder a uma justificativa escrita de pai ou mãe quanto ao uso de uniforme nos dias de chuva. Estudei em época que ferro elétrico era artigo de luxo, mas minha mãe, quando se via "apertada" em dar conta do uniforme, mantinha a politica da boa comunicação. Não existiam agendas, mas bilhetes escritos em papel de enrolar linguiças do mercado e com manchas de gordura.
Nunca fui humilhada e nas vezes em que tinha que usar uniforme escolar usado e guardado junto a um depósito de naftalina, de algum modo entendi, que mesmo não tendo, deveria se manter as regras.
Com tudo isso também cresci e não é porque minha mãe não podia lavar ou passar, que eu deveria me manter diferente dos outros.Afinal regras são regras.
Sempre, nas oportunidades em que posso, quando passo pela mencionada escola, imagino o quanto não devem estar orgulhosos os pais em terem seus filhos estudando lá.
Ao que me informei, é uma escola de destaque, com diversas premiações no ambito educacional, esportivo, etc........
Acredito que um pai deixaria seu filho nesta escola somente se confiasse, pois se assim não fosse, com certeza procuraria outra.
AGORA DIRETAMENTE PARA O O SR. DESTE BLOG........
O QUE O SR. FARIA SE FOSSE COM SEU FILHO.......
IRIA MANTE-LO NUMA ESCOLA COMO ESTÁ ?? OU...........
NÃO PODEMOS APENAS CRITICAR.......
O SR. TEM FILHOS.............
SE TEM OU TEVE, COMO É OU ERA SUA ESCOLA.
E FINALMENTE.........
COMO ERA A ESCOLA NA ÉPOCA EM QUE O SR. ESTUDAVA...........
DEVEMOS TOMAR CUIDADO PARA NÃO INTERPRETARMOS DE FORMA INADEQUADA O ECA. OS CONSELHEIROS TUTELARES QUE ME PERDOEM, MAS SINTO FALTA DA ÉPOCA EM QUE ESTE DITO CÓDIGO NÃO EXISTIA. TEMO PELAS PESSOAS QUE QUE FAZEM O MAL USO DELE OU QUE NÃO SAIBAM INTERPRETA-LO.

Der Sauerkraut disse...

Minha filha faltou por um dia.
Só retornou quando seu uniforme estava em condições de uso.
Eu nunca disse que a escola nada tem de bom.
O que não podemos é continuar tapando o sol com peneira.
A escola não é da diretora!

pomerodense disse...

Ops! quanto ao comentário anterior quero alterar para mau uso do código, lapso na escrita,hehehehe

Der Sauerkraut disse...

Atendendo à curiosidade de anônimo que pensa que pode ofender e atacar cidadãos através do blog, informo que meu filho Mickhael, estudou na Olavo Bilac, nos tempos do Ireneu e da Syrlei. Hoje é Bel em Direito, pós graduado em História e professor.
Minha filha estuda no Olavo Bilac e pediu para terminar a 8a série com as suas colegas de turma.
Não sou ditador. Dialogamos. Acho que ela tem o direito do convívio com as suas colegas até o fim do ano, mesmo contra a minha vontade.

pomerodense disse...

Bom, o blog está aberto a críticas. Aliás o próprio blog propõe que se faça respostas a críticas já feitas .

Mas, para não fugirmos do assunto principal, cá entre nós, como leitores e críticos, acredito que para quem tem filhos, deva observar sempre a qualidade da escola, e não uma satisfaçãso de laços de amizade apenas. Afinal, somente isto não poderia servir de base para um bom futuro.

para as crianças, sem o poder de influencia dos pais em medir a real necessidade no que diz respeito a contemplação educacional como todo, para os pais é uma situação muito preocupante mesmo.

Caros pais, fiquem alertas,
diálogos sim, democracia dentro de casa também, mas não podemos esquecer que são apenas crianças. cabe aos pais proteje-los e direcioná-los aos melhores caminhos.

Mas, prefiro acreditar, que os pais, lá no fundo deixam as crianças nas escolas que possam tranquilizar a consciencia dos pais. Na verdade, é sempre melhor seguirmos pelo que se conhece, do que pelo duvidoso, não é mesmo??

E qualidade é medida por um conjunto de bons professores, boa direção, bons serventes, bons alunos e bons pais.
É isso.........

Anônimo disse...

Devo confirmar, coma opinião,

........como eram bons os tempos em que os filhos ouviam seus pais.............


Pais que decidiam pelo que lhes era óbvio e certo. Pais que não se curvavam apenas a vontade dos filhos. E filhos que não contrariavam a vontade dos pais.


Acho, que pais, que são nossos pricipais mestres, devem sim evitar qualquer meio que pudesse caracterizar a ditadura, mas que acima de tudo fossem pais.

Regras, não ensejam a idéia de propriedade. E manter a direção de uma entidade só cabe a quem tem capacidade para exerce-la.

Portanto, certos os pais ou pessoas que efetivamente conseguem coordenar tal finalidade. Cegos os que não contribuem para tal!!!

Anônimo disse...

Ainda acho que é falta de higiene,
não se usa roupa suja pelos outros.
Na questão de reguras vamos pela simples: civilidade.

Anônimo disse...

se usar uniforme sujo fosse bom, os alunos viriam com a roupa suja de casa, não é verdade?

alemao disse...

Quem disse que era Uniforme sujo?
??????

Anônimo disse...

ah tá! vão querer me dizer que na escola eles lavam e passam os uniformes?!
conta outra!

Anônimo disse...

Fiquei sabendo que isso não é regra da secretária de educação, ter que disponibilizar uniforme velho e sujo para aluno que vem ser uniforme. Realmente é coisa da DIRETORA ( REGRA IMPOSTA NA ESCOLA POR ELA ).Parece que nas outras escolas nem se dá bola a esse tipo de assunto.

Anônimo disse...

Estão mudando o rumo da prosa........


Geralmente as pessoas que se preocupam como esses é porque não não tem coisa mais interessante para fazer.


O assunto começou com as normas da escola e acabou com uniforme sujo.

Nem o blogueiro afirmou isto!!!

É por estas pessoas que interpretam tudo errado, que as coisas não funcionam.


Comentam só para arrombar com animo de quem ainda tem vontade de manter as coisas em ordem.


É tipico de quem não coordena nada e acha que ainda faz alguma diferença. Vão cachimbar formigas!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Os uniformes que os alunos recebem são na maioria muito mais limpos que aqueles que vem de casa. Podem conferir.

Anônimo disse...

Quem não gosta o que as pessoas postam neste blog que não acessem.
Os incomodados que se retirem.

Anônimo disse...

aqui ninguém esta entendendo mal.
uniforme guardado em armário, ou em qualquer lugar, limpo ou sujo. Não é esta a questão. Realmente o que se leva em conta é o constrangimento dos alunos. O resto somente é para sacanear, perde-se o amigo mas não a piada.

Anônimo disse...

se fizeram os alunos trocarem de roupa no colégio, significa dizer que em ALGUM MOMENTO essas crianças ficaram nuas.
Será que isso é certo?